TÊXTIL

 


Paris quis fazer uma Olimpíada respeitando a sustentabilidade e não providenciou a instalação de aparelhos de ar condicionado na Vila Olímpica. Veio a onda de calor, com temperatura de 40 graus, e os atletas puderam experimentar o que era a vida antes do invento do engenheiro Willis Carrier. Aqui chegou uma massa fria polar que fez a temperatura despencar. Caiu neva em Sáo Joaquim e no Morro da Antena foi registrada a sensação térmica de menos dezenove graus. Moradores e turistas puderam imaginar o que sofriam os silvícolas quando fazia frio no tempo em que ainda não existia a indústria têxtil.


MOVIMENTADAS

 

Estreitada entre o Rio Itajaí e os morros, Blumenau é um quebra-cabeças para a mobilidade urbana. Tivemos um arquiteto urbanista, Egon Belz, que tinha projeto para a construção de elevados, inclusive na Rua XV, que não conseguiu tirar do papel. Fico só pensando no problema que teríamos no trânsito se o então prefeito Dalto dos Reis não tivesse decidido aproveitar o antigo leito da estrada de ferro para abrir a Avenida Martin Luther. Esta agora teve a pista do lado esquerdo interditada perto do número0 1250, até domingo por conta de um tapume que bloqueava parcialmente a passagem dos pedestres pela calçada.  Ainda bem que durante a interdição foi liberada a faixa exclusiva para os ônibus para todos os veículos, pois é uma das vias públicas mais movimentadas.  


 

PRONUNCIAR


Caiu o avião da Voepass em Vinhedo, São Paulo, e imediatamente começaram as especulações a respeito do motivo da queda, inclusive com “fake news” circulando em redes sociais. Imediatamente após o acidente aéreo a Polícia Federal encaminhou peritos munidos de equipamento de ponta, inclusive para fotografias tridimensionais, com a missão de obter detalhes e ouvir pessoas que viram ou ouviram o que aconteceu para investigação criminal. A mesma coisa fez o Cenipa, órgão da Aeronáutica especializado na apuração de desastres aéreos, que mandou peritos para a descoberta da verdadeira causa do desastre a fim de serem tomadas providências para que não se repita com outro aparelho. As duas equipes trabalham coordenadas, em consonância, e aguardam os laudos periciais. Só aí é que poderão se pronunciar.


CALMA


O IML de São Paulo já identificou 12 corpos de vítimas da queda do avião no quintal de uma residência e 8 já foram liberados para sepultamento. Ansiosos os repórteres querem saber até quando serão identificados e liberados os outros 50. 40 médicos legistas e outros profissionais trabalham incansavelmente na busca pela identificação. Mas, é bastante complexa a atividade com cadáveres carbonizados. Sem as impressões digitais, tudo na dependência de informações odontológicas das arcadas dentárias ou coleta de DNA para comparação com o de parentes. 37 familiares estão hospedados em hotel paulista para tratamento psicológico e ajudar no reconhecimento. O IML não pode prometer a conclusão em 5, 10, 20 ou 30 dias. Se pudesse entregaria hoje mesmo todos os corpos para sepultamento. Vamos com calma.


REABERTURA


No Aeroporto Internacional de Florianópolis ocorreu, nesta manhã, um problema técnico em avião da Azul. Aos pousar os pneus do avião da Embraer sofreram danos e a aeronave ficou parada na pista. Depois da notícia de Vinhedo e estando no mês das Bruxas Soltas, os passageiros devem ter levado o maior susto. Entretanto, eles e os tripulantes desembarcaram em segurança. 35 voos tiveram que ser cancelados e a pista 14/32 ficou fechada para pousos e decolagens, sem previsão de reabertura.


ECONOMIA


Na manhã desta segunda-feira, morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Antônio Delfim Netto, com 96 anos de idade. Foi figura central da Ditadura, exercendo a função de ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento. Notabilizou-se como o criador do Milagre Econômico. Depois elegeu-se deputado federal por cinco legislaturas e tornou-se Conselheiro do presidente Lula. Desde jovem gostava de ler e, quando viajava, pedia aos assessores para descobrirem sebos. Reservava um tempo para ir comprar livros. Foi assim que montou uma biblioteca com 250 mil livros, que doou para a USP, onde se formou em economia.


COLABORAR


Está sendo dada a largada para a campanha eleitoral em todos os municípios brasileiros. Em São Paulo já aconteceu um debate dos candidatos e foi a maior baixaria. A cena por certo vai se repetir na maior cidade do país e também em muitas outras. Tudo pelo bem do povo. Em Brasília também acontece um batalha eleitoral pela presidência da Câmara Federal, pois o Arthur Lira não pode mais se reeleger. Como ele domina a maioria dos seus pares, quem indicar será o eleito. Dois candidatos despontam: Elmar Nascimento e Marcos Pereira. Como Artur Lira anunciou que em Agosto vai indicar o seu preferido, os dois adversários vão se reunir pela segunda vez. Provavelmente para combinar uma partilha. Para que brigar se é possível colaborar?


BRASILEIRÃO


Há 22 partidas disputadas que o Interacional não comemora uma vitória. Na noite de domingo, no último lance do jogo, conseguiu empatar de 2 a 2 com o Athlético, em pleno Estádio Beira Rio. O clube gaúcho tem duas partidas em atraso, para disputar em Porto Alegre, em datas a serem marcadas pela CBF. Justamente contra o Fortaleza e o Flamengo, que ocupam o segundo e o terceiro lugar no Brasileirão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU