PRÓXIMO
Praticamente tudo o que se tem para resolver passou a ser feito através de aplicativos na “internet”. O problema é enorme para quem não tem celular, nem computador. Totalmente perdidos principalmente as pessoas idosas que nem sabem lidar com os modernos aparelhos. Por isso é preciso elogiar a iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina ao criar o PID, Ponto de Inclusão Digital. Nele funcionários e equipamentos estarão prontos para auxiliar os cidadãos. 40 foram instalados espalhados por todo território catarinense. Quem tem algo para resolver e não sabe como é só ir ao PID mais próximo.
VIOLENTOS
O poder judiciário catarinense, por sinal, acaba de receber um prêmio em Brasília por outra iniciativa benemérita. Adotou medida para que pessoas deficientes sejam aproveitadas em cargos elevados. Acredito que ainda poderá ser premiado por outra iniciativa. Criou o Termômetro da Violência Doméstica. Trata-se de um questionário que, conforme as respostas dadas às perguntas, as mulheres podem ter certeza se estão sendo submetidas à violência mental ou física. Aí, com todo sigilo, podem denunciar os companheiros violentos.
GOVERNO
O Contorno Viário de Florianópolis está pronto para ser inaugurado. Mas terá que esperar até o dia 9. Isto por causa da agenda do Presidente Lula. Ele vem para o ato inaugural. Não vai perder a oportunidade de falar para o povo e jogar confete para o alto, a fim de cair na sua própria cabeça. A Companhera Dilma construiu a maravilhosa Ponte de Tubarão e ele inaugura a obra mais cara que está sendo concluída no seu governo.
CRIANCINHAS
Estamos vivendo o mês de Agosto Dourado. O nome foi dado para incentivar o aleitamento materno. O ministério da saúde está fazendo uma campanha nacional incentivando as mães a amamentarem. O leite materno é a primeira vacina que imuniza o corpo do bebê e propicia o seu desenvolvimento saudável. Gostei do que está sendo feito em Xanxerê. Lá no Oeste está sendo promovido o Mamaço. Uma reunião de mães para jogarem conversa fora enquanto dão de mamar para as criancinhas.
EXISTE
O nosso presidente da república sancionou a lei do Novo Ensino Médio que começará a vigorar em 2025. A principal mudança será na carga horária. Mantém as 3 mil horas anuais. Contudo aumentou para 2.400 horas a formação geral básica e 600 horas para linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas. Lula vetou o trecho que incluía no ENEM e vestibulares conteúdo dos itinerários formativos. O argumento foi que iria comprometer a equivalência das provas e aprofundar a desigualdade no acesso ao ensino superior. Para vetar o Planalto afirmou que consultou os Ministérios da Educação, dos Direitos Humanos, da Cidadania, dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial. Penso que viu problema na diferença da qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas que, infelizmente, existe.
FAZ
Maduro anunciou em rede social sua desposição para reatar as conversações com os Estados Unidos sobre a Venezuela. Ele se estriba, porém, no memorando de entendimento assinado no Catar que prescreve: “Após a realização das eleições presidenciais e a posse do presidente devidamente eleito, os Estados Unidos desbloqueiam os ativos do governo venezuelano atualmente congelados” e “levantam todas as sanções”. A Casa Branca de fato se dispôs a revisar suas sanções se houvesse “eleições livres”. Como se sabe o pleito aconteceu. O resultado informado oficialmente foi contestado e Washington declarou o opositor Edmundo Gonzales Urrutia. Eu acredito que este Edmundo sabe bem o que faz.
ATLETAS
Lula foi ao Ceará e lá afirmou que o nosso esporte evoluiu graças ao Bolsa Atleta criado em seu governo, em 2004, como o maior programa de incentivo direto ao atleta do mundo. Vai querer beliscar uma pontinha da medalha de ouro ganha por Bia Souza. Já em Paris atleta brasileiro reclamou do completo abandono do Complexo Esportivo do Ibirapuera desde a pandemia. A situação precária dificultou os treinamentos. A prefeitura informou que já tem o projeto para a reforma, o governador Tarcísio de Freitas quer privatizar o chamado Maracanã do Atletismo e não se mexe nele porque o IPHAN o declarou patrimônio cultural. Os atletas são contra a privatização e enquanto a burocracia emperra tudo os prejudicados são os atletas.
JUDOCAS
O judô brasileiro conquistou a medalha de bronze das equipes mistas. Eram necessárias 4 vitórias. Ganhávamos de 3 a 1 e a Itália foi buscar o empate. Decisão no primeiro ponto da sétima luta. Por sorteio Rafaela Silva representou o Brasil. Logo ela que perdeu a medalha individual porque caiu e bateu o rosto no chão. Recuperação da moradora da Cidade de Deus. “Wazari” contra a italiana logo no início do combate, bronze para a equipe do Brasil e festa dos nossos judocas.
SENSAÇÃO
Ginástica e disputa do salto. A Simone Biles mais uma vez mostrou a sua força e conquistou outra medalha de ouro. Rebeca Andrade também deu dois saltos de qualidade e ficou com a prata. A última a saltar foi a americana Jade Carey que ficou com bronze. Segunda-feira, às 7:30 horas, novo duelo Simone x Rebeca e mais Júlia Soares, 16 anos e em sua primeira Olimpíada, na trave. Às 9 horas a final do solo e mais sensação.
VIKING
No handebol feminino o Brasil goleou Angola e vai para as quartas de final da modalidade. Vamos enfrentar a equipe líder do Grupo A, ainda a ser definida. Será, porém, uma escandinava: Suécia, Dinamarca ou Noruega. Bom é que não tem mulher “Viking”.
REPRESENTANTE
Na repescagem da canoagem, “slalon”, a brasileira Ana Sátila ficou com o primeiro lugar e vai para as oitavas de final. O brasileiro Pepê Gonçalves também terminou em primeiro, mas foi punido por ter levantado demais o remo na largada e ficou com o segundo lugar. Garantiu, contudo, a sua continuidade porque o terceiro, um iraniano, teve muitas dificuldades e ficou em tempo muito atrás do nosso representante.
GERAL
No boxe feminino Bia Ferreora foi derrotada pela lutadora irlandesa e não vai para a final. Ficou com o bronze. É mais uma medalha para melhorar a nossa posição no quadro geral.
SUPERE
Futebol feminino com o Brasil enfrentando a França. Lorena defendeu um pênalti, levamos uma bola no travessão e foi um sufoco. Mas a moçada lutou com unhas e dentes. Gabi Portilho roubou uma bola da defesa francesa, escapou sozinha e colocou a bola no fundo da rede. 1 a 0 para o Brasil. Depois em outra escapada chutou a bota na trave. A árbitra deu 16 minutos de desconto e as donas da casa não conseguiram empatar. Vamos para a semifinal e voltaremos a ter pela frente a Espanha. Aí vamos jogar com 11 e esperamos que o nosso time se supere.
Comentários
Postar um comentário