FENATIB
Algumas cidades do interior do Brasil tem conseguido fazer com que a cultura deixe de ser a raspa do tacho. Parintins no Amazonas, Caruaru em Pernambuco, Campos do Jordão em São Paulo e Ouro Pretro são exemplos fora de Santa Catarina. Aqui Joinville conseguiu criar um festival de dança que se tornou evento mundial e Jaraguá do Sul tem o Femusc, Festival de Música de Santa Catarina, que cresce de ano para ano e em 2024 completa 20 anos de realização. As inscrições estão abertas até o dia 1o de Setembro e o evento conta com a participação de professores vindos do exterior, como o flautista Curt Schroetter, que é blumenauense mas reside e atua há vários anos em Milão, na Itália. Em Blumenau a professora Terezinha Heimann luta como leoa para conseguir arrancar patrocínios para o seu Festival de Teatro Infantil, mesmo tendo apoio da Lei a Rouanet que deveria facilitar seu trabalho junto às empresas. Mais uma vez, apesar de toda a dificuldade encontrada, vai nos brindar com a 26a edição do Fenatib.
MERECE
Não costumo comentar a respeito de falecimentos. Entretanto, como me senti justamente obrigado a abordar o passamento de Silvio Santos, não posso deixar de falar da perda de um grande blumenauense. Morreu na segunda-feira o cidadão Vilberto de Oliveira Schuermann, o popular Beto Schuermann, com 79 anos de idade. Membro de tradicional família, empresário bem sucedido, foi um craque destacado do Palmeiras e sempre apoiou as atividades esportivas. Nunca esqueci o que fez quando eu trabalhava na Hering e trouxemos a seleção brasileira de voleibol feminino para jogar em Blumenau. Ele emprestou a sua bela chácara na Itoupavazinha, com enorme linda residência e piscina, para alojar as nossas jogadoras. Elas gostaram tanto que nem queriam mais ir embora. A cerimônia de despedida de Beto Schuermann aconteceu às 16 horas, na Capela Frei Edgar, no Cemitério São José. Beto, segure na mão de Deus e vá para o paraíso. Você merece.
CONSELHO
Aproxima-se o fim do mandato do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ele deu longa entrevista para a jornalista Miriam Leitão. Quando ela o concitou a dar um conselho para o seu futuro sucessor, ele não se escusou. Afirmou que, sem se preocupar, este deve aceitar as críticas porque elas sempre vem. Que deve ser duro, equilibrado e sério na gestão e saber dizer NÃO! Considero que foi um ótimo conselho.
FAVORAVELMENTE
Eu sempre digo que o Lula é um sujeito de muita sorte. O dólar estava subindo, as bolsa de valores em queda e aí circularam duas notícias que mudaram o panorama. Surgiu a informação nos Estados Unidos que as autoridades monetárias vão reduzir a sua taxa de juros e aqui saiu o resultado trimestral da economia evidenciando crescimento nas três áreas: industrial, comercial e de serviços. Os investidores trataram de correr para o Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou um recorde com 135.778 pontos e o dólar caiu para 5,40 reais. Que o vento continue soprando favoravelmente.
CONTRABANDO
As apostas estão oficialmente liberadas no Brasil e já existe um órgão para tratamento dos viciados, que começam a aparecer e não conseguem mais se controlar. A Ĉâmara Federal está para votar e aprovar nesta terça-feira a liberação da venda dos cigarros eletrônicos. Altamente viciantes são um problema de saúde muito maior. Todavia a força da indústria fumageira e a curiosidade juvenil são favoráveis ao mal explorado ilegalmente. A médica pneumologista Margareth Dalcomo, da Fiocruz, alerta que o cigarro eletrônico causa danos irreversíveis aos pulmões. Enfisema pulmonar, câncer, bronquite crônica e agravamento da asma, nos pacientes que sofrem da doença. Jovem de 14 anos, que há três anos fuma “vapes” que a família comprou em viagem à Europa, achando que era uma brincadeira, tem um pulmão semelhante ao de alguém com 80 anos. Outros com 17, 22 e 24 anos irão morrer até os 30. O problema, que vejo, é que mesmo continuando proibido no país, o consumo continuará crescendo graças ao contrabando.
DESAPARECIDOS
O Mar Mediterrâneo é tão calmo que nem tem ondas. Se tivesse na Olimpíada de Paris as provas de surfe seriam disputadas na Côte d’Azur, em Marselha, Nice, Cannes ou Saint-Tropez e não no Taiti a 15 mil quilômetros de distância. Cito isso para comentar algo inusitado que aconteceu na costa próxima à Sicília. O iate de luxo britânico “Bayesan” estava ancorado a meia milha do porto de Porticello, com 22 pessoas a bordo. Um inesperado tufão atingiu o barco, quebrou o mastro e o afundou a uma profundidade de 49 metros. 15 passageiros foram salvos, um corpo foi resgatado morto e seis estão desaparecidos.
SEMANA
As trombas d’água são comuns nos oceanos tropicais pois dependem de águas quentes. As temperaturas locais tem sido muito altas. A água ao redor da Sicília atingindo 30o quase 3 graus a mais do que o normal. “Mares mais quentes têm mais energia e mais umidade para transferir para a atmosfera os combustíveis mais importantes para tempestades”, disse Luca Mercalli, climatologista italiano. Segundo a Associated Press, o iate de 56 metros, com mastro de 72,27 metros de altura, está disponível para fretamento por 215 mil dólares por semana.
Comentários
Postar um comentário