APOSENTAR

 

Morreu em Brusque, com 102 anos de idade, Walter Orthmann. Ele consta do Guiness Book como recordista de tempo de trabalho numa mesma empresa. Trabalhou 86 anos na Renaux e não gostou quando na pandemia, pelo risco da sua idade, teve que ficar trabalhando em casa, em “home office”. Em entrevista para a UOL, há dois anos, declarou que estava forte e não pensava em se aposentar.


INVASORA


Um catarinense teve a infeliz ideia de trazer para o Brasil e iniciar a criação de javalis, uma iguaria europeia como carne assada. Aqui, em função do clima e do pasto, o animal cresceu muito além do tamanho original. O porco tornou-se um touro sem predador. Rompeu a cerca, embrenhou-se no mato, procriou desmedidamente e começou a invadir e arrasar plantações. O javali virou uma praga. Agora caçadores de Brusque e da Serra Catarinense estão organizando grupos com a missão de reduzir a espécie invasora.


PALAVRA


Bem que Pero Vaz de Caminha afirmou em carta para El Rei de Portugal que “aqui em se plantando tudo dá”. Foi o que aconteceu com o algodão, que começou modestamente e hoje está sendo elogiado pela indústria têxtil mundial. O algodão brasileiro alcançou qualidade que se aproxima do egípcio e do peruano, apontados como o melhor do mundo. A produção aumentou mais do dobro em cinco anos. Isto graças à automatização das lavouras, monitoramento em tempo real das plantações e do clima, sistemas de geoestatística e integração de várias tecnologias em um mesmo ambiente. Investiu também em estudos da qualidade do solo e das sementes e em pesquisas e análises do manejo ideal da cultura. O nosso humilde plantador de algodão virou um cotonicultor na melhor acepção da palavra.


ELEITORAL


Tem coisas mesmo que só acontecem no Brasil. Nunca tomei conhecimento de que em qualquer outro lugar do mundo fosse encontrado um carro abandonado tem um milhão de reais dentro do porta-malas. Pois a Polícia Militar do Maranhão foi investigar um veículo que foi deixado no bairro Renascença, em São Luiz, e teve uma grande surpresa. Guardava um milhão, cento e nove mil e trezentos reais. Foi identificado o motorista: Guilherme Ferreira Teixeira, que trabalhou para o prefeito de São Luiz, Eduardo Braide, e com o irmão dele, Fernando Braide, deputado estadual. O Clio ficou parado 15 dias na frente de um condomínio. Câmeras de segurança registraram o momento em que o Clio vermelho parou, o motorista desceu e embarcou num automóvel preto que acabara de encostar. Este registrado no nome da mãe dos irmãos Braide, Antônia Maria Martins Braide, que faleceu em Outubro de 2010. De quem será a grana, de onde veio e será que era para a próxima campanha eleitoral?


CONTUSÃO


Não tenho formação científica para comprovar a minha teoria quanto ao que se faz com atletas franzinos para que encorpem. Na minha opinião eles deveriam continuar suas disputas da forma que a natureza os fez. Acredito que o uso de substâncias químicas fazem o indivíduo parecer fortão, mas enfraquecem a sua estrutura. Tomo como exemplo Zico e Ronaldo Fenômeno. Ambos eram magrinhos e jogavam o fino da bola. Zico foi bombado na Escola de Educação Física do Exército e Ronaldinho na Espanha. Zico começou a sofrer frequentes contusões no joelho e a mesma coisa aconteceu com Ronaldinho, que, em plena Copa do Mundo, desabou quando corria sozinho, numa séria contusão.


MILÊNIOS


Leio na Revista Sociedade Militar que os cientistas chineses estão a ponto de realizar uma inovação que pode mudar o curso da história da humanidade. Eles trabalham num método inovador para produzir energia nuclear com urânio extraído da água do mar. O urânio é extraído de minas terrestres, em processo que pode ser prejudicial ao meio ambiente e extremamente caro. As reservas de urânio terrestres não passam de 6 milhões de toneladas. Os oceanos contém cerca de 4,5 bilhões de toneladas de urânio. Toda essa concentração encontrada no mar é suficiente para abastecer energeticamente o planeta por milênios.


BOTOX


Quem fica impressionado quando lê na Bíblia que Matusalém viveu 969 anos vai ficar de queixo caído ao tomar conhecimento que um cientista escreveu na revista “Scientific American” que os seres humanos poderão viver 1.000 anos. Autor o microbiólogo português João Pedro Magalhães, professor de biologia molecular do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmigham, no Reino Unido. Para tal basta que se consiga evitar o envelhecimento no nível celular, o que não é simples. Segundo ele: “Precisamos aprender a reparar o DNA e a reprogramar as células para um processo de envelhecimento radicalmente distinto. Ele fez tal afirmação após analisar os genomas de animais de vida muito longa, como a baleia-de-groenlândia que pode chegar a 200 anos. Aí vão quebrar as fábricas de botox.


MULHER​?


O judoca Akil Gjakova, que eliminou o brasileiro Daniel Cargnin, na Olimpíada de Paris, vai ser preso depois dos jogos. Não pelo resultado do seu combate na categoria até 73 quilos. Deve ir para a jaula porque tem um mandado de prisão em aberto na polícia de Kosovo por violência doméstica. A Federação de Judô de Kosovo diz acreditar na inocência do lutador, mas informou que ele vai se entregar às autoridades após os Jogos Olímpicos. De Paris, a Cidade do Amor, para a cadeia por bater na mulher?


TORNEIOS


Novak Djolovic mostrou que não está morto no tênis. Derrotou o jovem Carlos Alcaraz e conquistou o título que faltava em sua vitoriosa carreira. É campeão olímpico. Igualou-se ao norte-americano André Agassei que também ganhou todos os principais torneios.

 

CLASSIFICATÓRIA


No tênis de mesa Hugo Calderano perdeu a medalha de bronze para o jovem francês Felix Lebron de apenas 17 anos. E foi por 4 a 0. - No boxe Jucielen Romeu foi derrotada por pugilista turca e adeus ao sonho de medalha. - Frustração também para Marcos d’Almeida eliminado no tiro com arco, Pepe Gonçalves no caiaque “cross” e as duplas André e George e Carol e Bárbara no vôlei de praia. - Ana Sátila nos representou em 3 provas de caiaque e neste domingo ficou perto de medalha com o quarto lugar. - No atletismo destaque para Valdiléia Martins que no salto em altura passou o sarrafo a 1,92 metro igualando o recorde brasileiro. Mas torceu o tornozelo, não pode tentar 1,95 e abandonou a final quando partia para o primeiro salto. - Evandro e Arthur estão deitando e rolando no vôlei de praia. Contra holandeses não foi diferente. 21 a 16 e 21 a 16. A dupla brasileira nas quartas de final. - No voleibol feminino Brasil e Polônia. O Brasil já classificado querendo o primeiro lugar do grupo. No primeiro “set” vitória tranquila por 25 a 21. No segundo tínhamos 24 a 19 e acabamos sofrendo para vencer por 38 a 36. Brasiil precisando ganhar de 3 a 0 para pegar a República Dominicana nas quartas de final. E ganhou fácil o terceiro “set” de 25 a 14. Fizemos a melhor campanha da fase classificatória.


TAÇA


Com tantas competições olímpicas, eu estava esquecendo do Brasileirão. No sábado derrota do Flamengo para o São Paulo de 1 a 0 e goleada do Botafogo de 4 a 1 contra o Atlético Goianiense, o Fogão assumindo a liderança. O Criciúma conseguiu derrotar o Atlético Mineiro por 2 a 1 e vai escapando do risco do descenso. O Vasco não foi além do empate de 2 a 2 com o Bragantino e o Vitória derrotou o Cuiabá por 1 a 0. No domingo Corinthians 1 x 1 Juventude com 9 em campo, Fluminense 1 x 0 Bahia, Athlético 0 x 2 Grêmio e ainda jogando quando postei o Blog Internacional 1 x 0 Palmeiras. Segunda-feira Cruzeiro x Fortaleza encerrando a 21a rodada. ficam faltando 17 para sabermos quem levanta com a taça.


Comentários

  1. Hugo Calderano merecia uma medalha lutou muito na mesa Ping pongue. Novak mostrou porque é melhor, mas está surgindo uma geração nova no tênis. Para finalizar o meu Fluzão ganhou maus três pontinhos somando 20 pontos no campeonato vamos lá Fluzão o campeonato está na metade ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU