CONTRÁRIO

 


Gosto de comer maçã e tenho deixado de comprar porque o preço do quilo a tornou objeto de luxo. Pior é que a safra de 2023/2024, com 423 mil toneladas, será 24% menor do que a anterior que foi de 555,2 mil toneladas. Segundo o Observatório Agro Catarinense é a menor colheita de maçãs da série histórica registrada em seu mapeamento. Os problemas climáticos são responsáveis pela queda de produção das maçãs Gala e Fuji. Consequentemente, o preço não vai baixar. Bem pelo contrário.


VITIMADOS


O governo federal disponibilizou ajuda de 5.100 reais para cada família gaúcha vítima da catástrofe climática recomeçar a vida. Descobriu que mais da metade dos pedidos feitos tem irregularidades. Assim, por exemplo, teve quem pediu em duas cidades diferentes. Penso que pode ser gaúcho macho que mora com a esposa numa cidade e tem uma prenda em outra. Esta é mantida com as contas pagas em nome de laranja. Daí o problema. O gaúcho também diz que “não está morto quem peleia”. 1.200 considerados mortos entraram com o pedido de auxílio. Estão peleando e mostrando que estão vivos. A esperteza foi descoberta quando as autoridades federais verificaram o cadastro das concessionárias de luz, água e telefone. Se tivéssemos aqui o registro de domicílio o governo saberia quais as famílias atingidas, quantas pessoas viviam na casa ou apartamento e seus sexos e idades. Bastaria verificar os endereços vitimados.


FUNCIONÁRIOS


A organização não governamental Legisla Brasil fez uma pesquisa a respeito do trabalho dos legisladores brasileiros. O resultado não foi bom para os nossos políticos. O levantamento apontou que 68% dos parlamentares tem o seu trabalho considerado ruim ou apenas razoável. Também, passam o ano discutindo abobrinhas e só na última semana antes do recesso parlamentar é que correm para buscar soluções para os problemas nacionais. A Câmara Federal parou nesta segunda-feira e o Senado quer pedir ao STF mais prazo para decidir de onde virá o dinheiro para compensar a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores. Este vence no dia 19 e se não houver a votação e aprovação em plenário as empresas beneficiadas terão que voltar a pagar 20% de imposto sobre os salários dos funcionários.


MANGUEIRA


Morreu no Rio de Janeiro, com 87 anos de idade, o jornalista e escritor Sérgio Cabral, pai do ex-governador que se envolveu em maracutaias. Sérgio Cabral tinha duas paixões: o Vasco da Gama e a música popular brasileira. Fez pesquisas e escreveu vários livros, entre os quais as biografias de Tom Jobim, Pixinguinha, Nara Leão e Eliseth Cardoso. Escreveu também um livro sobre a história do clube do seu coração. Começou a carreira jornalística com 20 anos de idade no Diário da Noite. Foi repórter, redator, cronista, editor e comentarista de esportes e de música. Passou por vários veículos impressos e emissoras de televisão. Foi um dos fundadores de O Pasquim, alinhado com a resistência à ditadura, chegando a ser preso. Teve 3 mandatos como vereador, foi secretário municipal de esportes e lazer e conselheiro do Tribunal de Contas Municipal até se aposentar. Sofria do Mal de Alzheimer e estava hospitalizado há cerca de 3 meses. O velório aconteceu na sede náutica do Vasco. O caixão coberto com as bandeiras do clube da cruz de malta e das escolas de samba Portela e Mangueira.


PROMOTORES


Está chegando a Olimpíada de Paris. Em São Paulo o Comitê Olímpico do Brasil arrumou parceiros empreendedores e criou o Festival Olímpico Parque Brasil para levar os jogos olímpicos para a capital paulista. Está sendo montada a Fan Fest no Parque Villa-Lobos que funcionará de 20 de Julho a 11 de Agosto repleta de grandes atrações para reunir a torcida com telões, “shows”, gastronomia e clínicas esportivas. A inovação fora da sede olímpica agradou ao Comitê Olímpico Internacional que vai recomendá-la para outros países. Diversão e entretimento para os torcedores e grana para os promotores.


GENERALIZADA


A Eurocopa teve a final disputada no Estádio Olímpico de Berlim e tudo funcionou germanicamente, do cerimonial de encerramento ä entrega do troféu. A final da Copa América aconteceu em Miami, cidade de espírito e população predominantemente sul-americana. Foi uma verdadeira esculhambação. Tentativa de invasão de torcedores sem ingresso, portões fechados impedindo o acesso a quem tinha pago a entra, penetras até pelos dutos de canalização do ar condicionado e início da partida com uma hora e vinte e dois minutos de atraso. Bagunça generalizada.


ESPANHA


A Espanha derrotou a Inglaterra por 2 a 1 e tornou-se o pais que mais conquistou a taça das seleções europeias. É a quarta vez que o troféu foi levado para Madri. A Argentina ganhou da Colômbia de 1 a 0, com gol marcado por Lautaro Martinez aos 6 minutos do segundo tempo da prorrogação, e tornou-se sozinho o país maior vencedor da Copa América. Agora levantou a taça pela décima sexta vez, uma mais do que o Uruguai seu pequeno vizinho. A polícia teve que usar jatos de água para dissolver a multidão de torcedores que foi festejar o título no Obelisco em Buenos Aires. Vai ser de língua espanhola a decisão da Supercopa quando estiverem frente a frente Argentina e Espanha.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU