BISTURI
Estou lendo o livro “Não Morra Agora”, de autoria do neurocirurgião Luiz Renato Mello. Pelo conto “Bonsai” até mandei uma mensagem para ele dizendo que pelo estilo policial se revelou um Georges Simenon tupiniquim. Em outro conto policial, “Massagem”, tomei conhecimento de que para a contração muscular são fundamentais duas proteínas: actina e miosina. Aprendi também que quem for ao Japão e quiser conhecer “Gueixas” não deve procurar em Tóquio e sim em Kioto. Agora no conto que deu título ao livro vejo seu lado Arthur Miller, partindo para a sensualidade descritiva. O nosso literato mostra-se versátil e sempre colocando em suas narrativas minúcias e detalhes típicos de quem trabalha com o bisturi.
FATOS
Falando em livro, encontrei na Rua Amazonas um jovem chamado Eduardo vendendo paçoquinha, balas de goma e o livro escrito por sua avó: “Lembranças de Else Schwabe”. Ela tem 87 anos de idade e colocou no papel os fatos e coisas que a impressionaram. Custo do livro 20 reais. O rapaz me explicou que parte paga a impressão e o restante é dividido entre ele e a avó. Dona Else Schwabe escreveu que o livro conta a história da sua vida. Momentos alegres, tristes e engraçados, sem se preocupar com com a sequência dos fatos.
LISBOA
O governador Jorginho Mello continua com sua comitiva no giro de quatro dias por Portugal. Destaco a visita feita ao Porto de Sines, com a assinatura de acordos portuários, a ida a Cidade do Porto para conhecer o aeroporto considerado o melhor da Europa e o encontro com a direção da TAP onde ficou sabendo que 19.000 passagens já foram vendidas para os três primeiros meses do novo voo direto entre Florianópolis e Lisboa.
APREENDIDO
Outro dia mencionei Bela Megale, jornalista que trabalha para a Globo em Brasília. Ressaltei que ela obtém informações privilegiadas e volta e meia solta bombas arrasa quarteirão. Pois acabou de revelar o conteúdo da gravação de uma conversa entre Jair Bolsonaro, General Heleno e Alexandre Ramage tratando da blindagem de Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas¨. O filho publicou vídeo se defendendo e dizendo que sofre perseguição política. O pai teria ficado furioso porque a gravação só pode ter sido feita por Alexandre Ramage, seu candidato a prefeito do Rio de Janeiro. Considera traição. Maldito celular apreendido.
OTAN
A OTAN foi criada em 1949 para fazer frente ao poderio bélico da União Soviética. Esta sossobrou e a Organização do Tratado do Atlântico Norte permaneceu e foi fortalecida pela entrada de alguns países que escaparam do comunismo leninista. Para comemorar os 75 anos da entidade os 32 pa[ises membros organizaram uma reunião de cúpula em Nova York, para a qual também foi convidado o presidente da Ucrânia, Wolodymyr Zelensky, em guerra defensiva com a Rússia e pretendendo também ingressar na OTAN.
ATERRORIZANTE
O evento serviu também para o presidente dos EUA, Joe Biden, fazer um esforço físico e mental para mostrar que tem condições e que vai derrotar mais uma vez Donald Trump. O candidato democrata só não contava com duas escorregadas. A primeira quando chamou a sua vice-presidente Kamala Harris de Trump e a segunda ao elogiar o ucraniano mencionando erroneamente o nome de Putin, seu maior adversário. A pressão para que desista da candidatura só faz crescer. O tradicional “New York Times” publicou matéria alertando sobre o perigo da eleição de Trump para a Aliança Ocidental. Há o temor de que faça rapidamente acordo com Putin. Segundo o jornal Trump seria uma “escolha aterrorizante”.
EMPATE
O time da escolinha de futebol do Flamengo perdeu de 2 a 1 para o Fortaleza, no Maracanã, deixou a liderança do Brasileirão e caiu para o terceiro lugar. O Palmeiras ao derrotar o Atlético Goianiense por 3 a 1 assumiu a liderança por pouco tempo porque o Botafogo derrotou o Vitória, em Salvador, por 1 a 0, está igual em pontos, no número de vitórias e no saldo de gols, mas tem ataque mais positivo e ficou com o primeiro lugar. O Atlético Mineiro derrotou o São Paulo por 2 a 1 e o Criciúma deixou escapar a vitória contra o lanterna. Vencia por 1 a 0 e no finalzinho da partida o Fluminense conseguiu o empate.
EMPODEIRAR
Saiu a relação dos atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. São 277 e quem quiser saber os nomes precisa consultar na “internet” Não quero extrapolar o espaço do tópoico. Pela primeira vez vamos ter mais mulheres (153) do que homens (124). A perspectiva é de que vamos trazer mais medalhas, pois as garotas querem se empodeirar.
Comentários
Postar um comentário