ACIONADOS
O governo estadual catarinense autorizou o desassoreamento do Rio Itajaí no Alto Vale para livrar a região dos alagamentos e enchentes. Mas não deu tempo para a conclusão dos trabalhos. A chuva copiosa acabou provocando a terceira enchente deste ano em Rio do Sul com a água do rio passando dos 7 metros do nível normal. A Defesa Civil de Blumenau está preocupada com a previsão da meteorologia de que também teremos forte precipitação pluvial nesta quinta e sexta-feira com a possibilidade de uma cheia nos atingir. Tomara que esteja errada e que o Coronel Menestrina e seu Batalhão não precisem ser acionados.
SOPRAR
Joaquim Barbosa foi ministro do STF de 2003 a 2014. Foi indicado pelo então presidente Lula e tornou-se o primeiro negro a chegar à Suprema Corte. Hoje, ele critica o Congresso Nacional que, nas suas palavras é “retrógrado” e “um horror”. Mas também não poupa o chefe do governo. Em publicação no X escreveu: “O presidente da república também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador “a la carte”, é incapaz de liderar o país em várias áreas que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para avançar certas pautas que nos colocam na “vanguarda do obscurantismo”. Ele se tornou crítico feroz ao PT depois que foi o relator do processo do Mensalão, entretanto apoiou Fernando Haddad em 2018, sendo contra a Jair Bolsonaro, e fez a mesma coisa em 2022 na campanha de Lula para voltar ao poder. Pelo seu comportamento quando togado, penso que ele, que viveu na Alemanha e é fluente no idioma alemão, tende para a esquerda radical e Lula gosta de ser conciliador. Prefere morder e soprar.
ALIMENTADAS
A Polícia Civil prendeu Denis Souza Macedo, secretário da educação de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, sob a suspeita de superfaturamento na merenda escolar. Na sua residência foram apreendidos mais de dois milhões de reais em dinheiro vivo e a acusação feita contra ele e funcionários da prefeitura é de desvio de seis milhões de reais de verbas do Plano Nacional de Alimentação Escolar. Político e servidores públicos enchendo os bolsos e as criancinhas por certo mal alimentadas.
GASTRONOMIA
Quando morava na Alemanha eu tinha um amigo africano, Claude Norbert Aguessy, jornalista de Daomé. Ele me contou que um dos seus irmãos era filólogo e que andou pesquisando a influência das línguas africanas no espanhol e português falados na América do Sul. Citou no português brasileiro a palavra Vela, que tem origem num dialeto do seu país. Agora está sendo realizada em São Paulo uma exposição mostrando com 15 palavras a influência africana em nossa cultura e na linguagem do dia a dia. Acredito que foram as escravas babás que ensinaram para os brasileirinhos palavras como xingar, cochichar, moleque, marimbondo, samba, bunda e fofoca. Elas estão penduradas na sala do Museu da Língua Portuguesa em placas de madeira com a explicação do sentido e origem. Da mesma forma umbanda e os termos relativos à religião que os negros trouxeram denominando seus orixás, cantos, ritmos e instrumentos musicais. A influência das mães pretas vai muito além da gastronomia.
FRACA
Passou para o Regime de Urgência e está em votação, em Brasília, a regulamentação da Reforma Tributária. Polêmica em torno de inclusão ou não das carnes na cesta básica, para ficarem isentas de impostos, e pressão de grupos ligados a outros setores econômicos que desejam benefícios fiscais como os das armas, caminhões e alimentos ultraprocessados incluídos no projeto de lei. A votação deve estar concluída na Câmara Federal e no Senado até o dia 17, quando tem início o recesso parlamentar. O que estranho é não cobrar imposto das armas e tributar as carnes. Mas, é mais do que sabido que a carne é fraca.
CASTELHANA
Os deputados federais aprovaram a nova Reforma do Ensino Médio. Entretanto derrubaram algumas proposições do Senado, como a obrigatoriedade do ensino do espanhol. Aprovaram, porém, o texto que amplia oferta de disciplinas obrigatórias. Se a proposta for sancionada pela Presidência da República entrará em vigor no próximo ano. Foi mantida a obrigatoriedade do inglês, que ainda pode se tornar o idioma oficial do Brasil. Não ensinar espanhol para os nossos jovens é um pecado e estapafúrdio o argumento levantado de que se não sabem falar direito o português por que haveriam de aprender espanhol. Afinal no Mercosul só nós não falamos a língua que os argentinos chamam de castelhana.
PRETENSÃO
A Espanha, com um garoto de 16 anos marcando o primeiro gol, derrotou de virada a França por 2 a 1 e vai disputar a final da Copa Europeia. Nesta quarta-feira, 16 horas, Holanda e Inglaterra se digladiaram sonhando ganhar o caneco e os holandeses foram mandados para casa com um gol inglês no último minuto do segundo tempo. 2 a 1 e a Inglaterra vai decidir com a Espanha. - Na Copa América os argentinos ganharam de 2 a 0 dos canadenses, um resultado normal e já esperado. A Argentina vai tentar conquistar o 16o título da competição contra Uruguai ou Colômbia, que decidem sua sorte na noite desta quarta-feira. Os uruguais também foram 15 vezes campeões e tem a mesma pretensão.
Comentários
Postar um comentário