INFORME
Em Blumenau o pré-candidato a prefeito, Delegado Egídio Ferrari (PL) fez convite para a vice-prefeita ser candidata a vice na chapa que pretende compor. No almoço do deputado estadual com o prefeito Mário Hildebrandt e os filhos do governador Jorginho Mello, Felipe e Bruno, o grupo entendeu que, com o cenário atual e as pesquisas, a vaga deve ser de tucana Maria Regina Soar. Mas, Patrícia Lueders (PL) já foi mordida pela mosca azul, depois do seu nome também ter sido citado, e tratou de se descompatibilizar. Deixou o cargo de secretária da educação adjunta do Estado de Santa Catarina. Está confiante na sua indicação. Disse que foi decisão conjunta com o governador e o secretário Aristides Cimadon. “Estou tranquila, somos um time e confio no técnico”, afirmou para o Informe.
PRÁTICA
Em Curitiba não adiantou os protestos que chegaram inclusive à quebra da porta de vidro da Assembleia Legislativa do Paraná. Em duas votações os deputados estaduais aprovaram a privatização da gestão das escolas estaduais e o governador Ratinho Jr. sancionou o projeto que é da sua autoria. O programa prevê que a administração e infraestrutura das escolas públicas estaduais sejam entregues para empresas com expertise na área educacional. Gestão das escolas e serviços como limpeza e segurança. O intuito do governo é permitir que diretores e professores se concentrem mais na qualidade do ensino. A ideia é implementar o modelo em 200 escolas de 110 cidades, o equivalente a 10% da rede escolar paranaense. O programa será implementado mediante consulta pública junto à comunidade escolar. Não serão incluídas escolas indígenas, de comunidades quilombolas, em ilhas e cívico-militares. Se o programa der certo poderá ser copiado por outros estados. A teoria é boa. Resta saber como será na prática.
CONSERVADORISMO
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro que registrou o maior número de furtos de energia elétrica em 2023. Foram 150 mil casos de “gatos luz”. Embora os milicianos tenham o controle de 57% da área do Rio, as operações policiais são mais frequentes nas favelas dominadas por traficantes do que nos territórios onde prevalece a milícia. Enquanto isso a Câmara Municipal do Rio aprovou o projeto do vereador Carlos Bolsonaro para a criação do Dia do Conservadorismo.
ARQUIVAMENTO
Em Brasília, cidade com a maior renda per capita do país, em sessão tumultuada, o Conselho de Ética, por 12 votos a 5, mandou arquivar a representação contra Andrés Janones (Avante de MG). A Câmara Federal aprovou o parecer do relator, o deputado Guilherme Boulos (PSOL de SP). Também as rachadinhas já são uma prática constante na nossa política e por isso agé deputado do PL votou a favor do arquivamento.
RESPONSÁVEIS
No México, um dia após a eleição de uma mulher para a presidência da república, uma prefeita foi assassinada. Yolanda Sánchez Figueroa e seu guarda-costas foram mortos em ataque a tiros numa praça de Cotija, cidade da qual foi eleita prefeita em 2021. Em 23 de Setembro de 2023 ela já havia sido vitima de sequestro, quando saía de um centro comercial na companhia de duas amigas. Três dias depois foi encontrada com vida. Os sequestradores eram do Cartel Nova Geração de Jalisco e o motivo sua oposição ao grupo criminoso que, inclusive, controlava a polícia em seu município. Ela pertencia ao PAN, partido da candidata derrotada na eleição presidencial. Nada a haver, portanto, com a política nacional. O governo regional anunciou o início de operação para capturar os responsáveis.
VIAGEM
Depois da política vou para a viagem ao Pacífico. 10o dia seguindo pelas estradas sempre boas e bem sinalizadas do Chile. Passamos por Chañaral e desta até Caldera são paisagens incríveis margeando o mar. Após Caleta o cenário torna-se enfadonho. Aumento da velocidade para ver passar os marcos da quilometragem. Reabastecimento em Copiapó, onde, em 2010, 33 mineiros ficaram presos 70 dias a 700 metros na mina de cobre San José e salvos numa operação cinematográfica. Reabastecimento com o cartão novamente “Rechazado”. Quando bateu a fome só havia um restaurante isolado, numa casa cuja porta tinha 1,80 de altura e o teto 2 metros. Cláudio se abaixando para entrar e não bater a cabeça. No local 4 caminhões e lá dentro 8 homens, olhando com cara de poucos amigos. Feito o lanche saída rápida. Medo infundado. Os homens encararam mais por curiosidade. Às 17 horas chegada a La Serena, pela Avenida Francisco Aguirre, que leva direto ao mar. Na busca por alojamento o Thomas ficou branco. A moto não queria ligar e o painel de instrumentos endoidou. Por sorte foram ao Hostal Tres Valles, cujo dono se prontificou a levar a moto com defeito para uma oficina. Se fosse a central de gerenciamento eletrônico o Thomas teria que regressar de ônibus ou avião. A moto era do ano 2.000 e dificilmente em 2017 seria encontrada peça para substituição. Além disso o cartão de crédito continuava bloqueado. Para relaxar uma volta pela praia vendo gente bonita, muitos argentinos, casas, hotéis, prédios de apartamentos, bares e restaurantes adornando a orla. O jantar teve que ser frugal: cachorro quente com refrigerante. Como tinha “Wi-Fi foi feita ligação para o Calinho, mecânico de motos, que tranquilizou: “pode ser curto na bateria, por causa do calor”. Já a esposa do Cláudio foi instada a resolver o problema do cartão com o Banco do Brasil e seu irmão contou que o pai continuava na UTI sem apresentar melhoras. Assim terminou o décimo dia da viagem.
Comentários
Postar um comentário