FESTITÁLIA
Das 20 horas de sábado até 2 horas do domingo, a Prefeitura de Blumenau realizou “blitz” noturna com o intuito de ampliar a segurança no trânsito. 9 agentes da Guarda Municipal de Trânsito e 2 policiais militares se posicionaram nas ruas XV de Novembro e Martin Luther e abordaram 250 veículos. O resultado foram 30 autuações, oito veículos removidos, quatro documentos retidos, dois testes de bafômetro realizados e um recusado, além de diversas orientações aos motoristas. Embora estejamos em meados de Junho, o diretor de trânsito disse que a ação faz parte do Maio Amarelo. Não creio mesmo que tenha sido para pegar a turma do excesso de vinho na Festitália.
AMIGO
Segundo a Organização Mundial de Saúde, dois milhões de autistas vivem no Brasil. Os casos mais leves custam a ser diagnosticados e alguns nunca são identificados. Uma família de Blumenau foi a primeira a conseguir judicialmente o direito de seu filho de 6 anos de idade ter uma acompanhante paga pelo SUS. O menino também recebeu um cão treinado no instituto especializado de Balneário Camboriú que está se revelando de grande valia para a socialização, podendo ser companhia noite e dia, entrando até mesmo no Bela Vista Country Club, graças à legislação. Outra família conseguiu, também judicialmente, em processo demorado que chegou à suprema corte, que o seguro de saúde pagasse o medicamento que custa cerca de 120 mil reais anualmente. Felizes as que tem advogado parente próximo ou bom amigo.
SEMANA
O “El Niño” foi embora e os meteorologistas anunciaram que com a chegada da “La Niña”, que esfria as águas do Oceano Pacífico, choveria menos no Sul e mais no Nordeste. Acho que se enganaram redondamente. Em apenas 48 horas, Praia Grande, cidade catarinense localizada no extremo sul, registrou 362,6 milímetros de chuva. O dado consta do relatório da Defesa Civil e foi atualizado na manhã desta segunda-feira. Foram suspensas as aulas em algumas escolas e a ponte sobre o Rio Pavão foi interditada. Outros municípios próximos da fronteira com o Rio Grande do Sul também tiveram alto volume de chuva no final de semana.
INTENSIVA
Uma empresa sediada em Canoas, no Rio Grande do Sul, pelos impactos da pandemia estava há anos em recuperação judicial. Veio então a catástrofe climática e Canoas ficou alagada e paralisada. A Pavioli, gigante do ramo alimentício, com mais de 60 anos de existência, foi invadida pela água e os donos nem tiveram acesso para apurar o prejuízo com os equipamentos. Sua decisão foi pedir a falência. Se a justiça aceitar o pedido, os ativos irão a leilão. O dinheiro será usado para pagar os credores, que no processo de recuperação, em 2022, somavam 20 milhões de reais. Provavelmente o bem mais valioso é a sua marca. A Pavioli começou em 1957 como uma pequena pastelaria. Em 1958 adotou o nome Pavioli, junção das palavras pastel e ravióli. Em 1983 mudança para Canoas. Ainda não se sabe quantos serão demitidos na empresa. Mas, certamente, não serão muitos. Não é uma indústria de mão de obra intensiva.
INTERNACIONAL
Ao ver a manchete: “Professor de SC é o mais importante do mundo em estudos sobre sepse” tive que consultar o Google para saber o que é sepse. Descobri que é a mesma coisa que septicemia. Aí ficou mais claro. Tancredo Neves morreu de septicemia, infecção generalizada, e 233 mil óbitos em UTIs no Brasil acontecem por causa da enfermidade. Pois o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense, o Dr. Felipe Dal Pizzol foi reconhecido como o pesquisador mais importante e produtivo no campo da encefalopatia. Ele escreveu 61 artigos, o maior número registrado entre os pesquisadores da área, e suas obras receberam 930 citações. Outros pesquisadores se baseiam no seu trabalho científico, totalmente realizado na UNESC e 100% por conta dos professores Não houve contribuição internacional.
RECICLADAS
Quando ia a Florianópolis sempre via um avião desativado que virou pizaria. Passando por local na BR-470 soube que alguns aviões militares velhos estão lá, numa espécie de ferro velho. Não sabia que, num deserto, no Arizona, nos Estados Unidos, existe um cemitério de aviões. Nele estão 5 mil aviões militares abandonados avaliados em 132 bilhões de dólares. A história do cemitério teve início no fim da Segunda Guerra Mundial. Mais de 230.000 aviões foram construídos pelos norte-americanos e precisavam de um lugar para armazenas o excedente. Foi escolhida a região de Tucson que possui baixa umidade, pouca chuva e solo duro, condições ideiais para preservar as aeronaves sem necessidade de pavimentação e com mínima corrosão. Não é bem um cemitério. É mais um depósito pois tem aviões prontos para voltar a voar rapidamente, se necessário; aviões que não voltarão a voar mas fornecerão peças; aviões aguardando um novo destino, como a venda para outros países; e as aeronaves que serão destruídas, desmanteladas e recicladas.
RODADAS
Jogando em Cariacica, o Botafogo derrotou o Grêmio por 2 a 1 e assumiu a liderança do Brasileirão. O Botafogo foi beneficiado pelos empates do Flamengo com o Athlético e do Criciúma com o Bahia. O Vasco conseguiu não perder mais uma. Empatou de 0 a 0 com o Cruzeiro. A surpresa da rodada foi a goleada co Cuiabá de 5 a 0 contra o Fortaleza. Os 4 que agora estão na zona do rebaixamento são: Grêmio, Criciúma, Fluminense e Vitória. Mas foi apenas a nona de 38 rodadas.
SEGURAR
A seleção feminina de voleibol do Brasil passou a ser a número um do “ranking” e vai para as quartas de final contra asiáticas, na Liga Mundial. Primeiro a Tailândia e depois quem vencer o confronto China e Japão. No outro grupo a Itália pega os Estados Unidos e a Polônia a Turquia. Estou fazendo fé no time do José Roberto Guimarães e nas mulheres, principalmente na Gabi, que ninguém consegue segurar.
Comentários
Postar um comentário