EXPERIMENTAR
Eu me incluo entre os blumenauenses que sentem saudade da Churrascaria Adelaide, que servia carnes maravilhosas bem em frente da Proeb. Por um acaso descobri que agora temos o Adelaide Restaurante, num imóvel amplo, arejado e confortável na esquina da Rua Eliana Schumann com a Humberto de Campos. Fomos almoçar a comida caseira preparada no capricho. O Restaurante Adelaide serve bufê livre ou por quilo de segundas a sextas-feiras e ao sábados, com majoração do preço, carnes à vontade, para alegria dos glutões. Fiquei então sabendo que se pode buscar refeições e, para quem não quer sair de casa, fornece pelo “iFood”. Fiquei sabendo que está em recuperação porque inaugurou em 2019 e a pandemia obrigou ao fechamento da casa, deixando os proprietários sem pai, nem mãe e de mãos abanando. Vale a pena ir conhecer e experimentar.
ALGUNS
Em matéria de nanotecnologia os Estados Unidos ocupam a liderança disparadamente. Aqui no Brasil, ainda que com poucos recursos para pesquisas, temos 204 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em 8 Estados, empenhados em desenvolver projetos que representem melhorias para a sustentabilidade. Através do professor Eduardo Guilherme Cividini Neiva, a nossa FURB, única em Santa Catarina, integra o projeto Nanovida objetivando desenvolver nanotecnologia voltada para a melhoria da qualidade de vida, beneficiando especialmente a população brasileira. Na área da energia visa criar dispositivos para a geração de energia limpa, como células solares, soluções para armazenamento de energia, como baterias e supercapacitores, e geração de combustível verde, como hidrogênio. Para o meio ambiente busca a descontaminação de corpos aquáticos, produção de água potável e monitoramento e destruição de poluentes. No campo dos diagnósticos o foco é a simplicação dos diagnósticos de doenças neglicenciadas no Brasil, como Dengue, Zika, Chikungunya, Hepatite B, Leishmaniose e Doença de Chagas. A FURB se empenha desde a preparação e caracterização dos nanomateriais até a fabricação de dispositivos finais. Para melhor entendimento, a nanotecnologia é uma área cientifica e tecnológica que objetiva a criação de partículas em dimensões muito, mas muito pequenas. A nanotecnologia está presente em vários produtos do nosso cotidiano, como “laptops”, protetores solares, calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis e medicamentos, só para citar alguns.
GÊMEAS
Um esperto empresário de eventos sediado em Chapecó vai faturar alto com o seu 8X-Summit, que vai realizar em Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma e Cascavel. Em Blumenau, no Complexo Esportivo do SESI, no dia 11 de Setembro, com direito a jantar, quatro palestrantes estarão falando para as aguardadas três mil pessoas. O principal é o ex-ministro da economia Paulo Guedes. Na minha opinião nem precisava contratar os outros três. Sendo ele o Guru de Jair Bolsonaro e termos aqui o maior índice percentual de bolsonaristas no país só pode ser um sucesso no dia em que derrubaram as Torres Gêmeas.
POLÍTICA
Roberto Campos Neto foi nomeado presidente do Banco Central pelo ex-presidente Jair Bolsonar. Quando este disputou e perdeu a reeleição compareceu trajando a camiseta verde-amarela que o Mito confiscou da seleção brasileira. Isto deixou o Lula com ele atravessado na sua garganta. Para piorar o clima aceitou a homenagem que lhe foi prestada pelo governador Tarcísio de Freitas, considerado o candidato para enfrentar o atual presidente da república. Assim é que na véspera da reunião do COPOM o Lula declarou que “temos uma coisa desajustada, o Banco Central” e que ”é preciso baixar os juros”, mas o seu comandante tem “lado político” e “trabalha muito mais para prejudicar o país”. Afirmou ainda que “não tem explicação a taxa de juros do jeito que está. O COPOM se reunião e decidiu não baixar os juros. A Taxa Selic permanece em 10,50% e os 4 membros nomeados por Lula votaram pela manutenção do pencentual. A decisão foi unânime. Decisão técnica, que não admitiu intromissão politica.
DELÍCIA
No meu tempo de Habitasul ia mensalmente a Porto Alegre e na volta trazia chocolates “For Ever” (Para Sempre) da Neugebauer. Criada em 1891 por imigrantes alemães, ela é a fábrica de chocolates mais antiga do Brasil. Agora, com a catástrofe climática, decidimos dar preferência a produtos do Rio Grande do Sul como forma de ajudar a sua recuperação. Compramos barras de chocolate, cada vez mais finas, e caixas com os bombons Amor Carioca. Estes compensaram o nosso propósito de auxílio à indústria gaúcha. Uma delicia.
MERCOSUL
Até que enfim tenho uma decisão parlamentar para elogiar. Foi aprovada no Senado a Reforma do Ensino Médio. As disciplinas obrigatórias terão aumento de 2,1 mil para 2,4 mil horas de ensino, Além disso, além do inglês, está incluído o espanhol como idioma de aprendizado obrigatório. Quanto ao inglês, como se tornou língua universal, é preciso mesmo que os nossos estudantes tenham aulas do idioma. Quanto ao espanhol, na América do Sul somos o único a falar português. Todos os nossos vizinhos falam e, os alfabetizados, escrevem na língua espanhola. A medida vai facilitar os nossos contatos no Mercosul. Mas, como houve muitas mudanças no texto, o projeto volta para a Câmara Federal. Como disse a senadora Professora Dorinha Seabra, autora do substitutivo, “o texto não atende a todos desafios, precisamos de mais investimentos nas escolas de educação básica”.
Comentários
Postar um comentário