DÓLARES
Quando os executivos de fronteira obtiveram licença do prefeito Dalto dos Reis para vender barato os produtos trazidos do Paraguai, os comerciantes locais chiaram. Depois acabaram aceitando a concorrência e foram instalados dois Camelódromos. Um na Rua Nereu Ramos e outro na Paulo Zimmermann. 20 da Paulo Zimmermann acabaram comprando o terreno e construíram o Centro Comercial Everest. Agora, não sei se por causa das vendas chinesas pela “internet”, estão querendo vender a propriedade por 4,5 milhões. Se é por causa de queda do movimento podem mudar de ideia, pois foi aprovada a cobrança de 20% de imposto sobre as chamadas blusinhas, nas compras de até 50 dólares.
CARIDADE
Mahatma Gandhi foi um ativista indiano que criou o movimento Satyagraha, da busca de mudanças sem violência. Em 20 anos conseguiu livra a Índia dos grilhões da Inglaterra e a conquista da independência. O sábio e santo homem no alto dos seus 79 anos de idade foi assassinado em Nova Delhi em 1948. Maria Rosa Mafra mandou-me um pensamento de Gandhi, que, pela beleza e profundidade, decidi compartilhar com meus leitores. Ele formulou a pergunta: “O que destrói o ser humano?” e respondeu: “Política sem princípios; Prazer sem compromisso; Riqueza sem trabalho; Sabedoria sem caráter; Negócios sem moral; Ciência sem humanidade; e Oração sem caridade”.
CRIME
Eu aceito o argumento das pessoas que dizem que querem ter uma arma para se defender dos bandidos. Mas, não posso concordar com cidadão como o empresário detido em Guarapari, no Espírito Santo, que tinha em seu poder 44 armas irregulares, entre fuzis de alto calibre e pistolas das polícias dos EUA e Israel. O pior é que este colecionador, atirador desportivo e caçador, cujo nome não foi revelado, é a segunda vez que foi apanhado cometendo o mesmo crime.
PLANETA
Enquanto ficamos discutindo se devemos ou não cobrar imposto das blusinhas procedentes da China, vendidas pela “internet”, os chineses avançam na tecnologia de ponta. Descobriu-se, agora, que eles construíram um mega satélite que consegue filmar até 2 milhões de quilômetros de distância. Assustou outros países a missão realizada em 2022 pelo Jilin-1 monitorando o asteroide colossal, nomeado 1994 PC1. Impressionante a capacidade do satélite chinês. Ele avaliou o potencial risco de colisão com o planeta Terra. Fotografaram rochas espaciais, coletaram dados, determinaram a trajetória e concluíram que o asteroide não representa perigo para o nosso planeta.
GLOBAL
Sabe-se que 60% dos incêndios no Pantanal em 2020 foram provocados por ações humanas. No primeiro trimestre de 2024 foi registrado aumento de 900% nos focos de queimadas. O desafio é como combater o fogo que ocorre em locais de difícil acesso, com vegetação densa. Em Corumbá houve incêndio de grandes proporções. Após saírem das bases militares, os brigadistas pegam embarcações e depois precisam caminhar no brejo, com os equipamentos de combate ao fogo, para completar o trajeto até os incêndios, que são provocados mais pela mão do homem do que pelo aquecimento global.
CÓRDOBA
14 de Janeiro de 2017, sendo sábado deu para a dupla de motociclistas dormir até 9:45 horas. A saída foi um pouco tarde, com uma temperatura agradável, que foi aquecendo com a aproximação de Mendoza. As montanhas ficando para trás e pela frente plantações de uvas, que dão fama aos vinhos argentinos. Tomaram a direção de São Luiz. Que pena. Eu gostaria de ficassem ali para saber como está a cidade plantada no deserto que tanto me encantou com seus refrescantes túneis verdes de plátanos. Plantações de milho e soja a perder de vista. Parada para abastecer e encontro com Nauro Júnior, fotógrafo profissional e aventureiro gaúcho, que estava com Caio Passos na EXPEDIÇÃO FUSCA AMÉRICA. A bordo de um Fusca 1968 visitando sete países do continente. Cláudio conta no livro que voltou a ver o Nauro em 2018, na televisão, embarcando com seu Fusca para a Copa da Rússia. Calor sufocante, paisagem monótona e o tempo parecia não passar. Três policiais os abordaram e pediram os documentos deles e das motos. Talvez fossem dar aquele velho golpe de achar alguma coisa para exigir 50 dólares, sem dar recibo. Mas, quando viram no documento que Cláudio Koglin era policial militar tornaram-se amistosos. Perguntaram como era ser da polícia no Brasil e disseram que eles não podem atirar. Um contou que já esteve em Balneário Camboriú e outro disse que seu armamento é Taurus 40, igual ao nosso. Aconselharam que ficassem em Villa Dolores e no dia seguinte seguissem até Córdova, a segunda cidade mais populosa da Argentina, para nós Córdoba. Poucos quilômetros adiante estavam no centro de Villa Dolores. pequena cidade agrícola. Ficaram no primeiro hotel encontrado e com a alegria de ter uma piscina. Relaxaram até o por do sol. Depois jantaram, fizeram contato com os familiares e foram para o quarto, pois no dia seguinte seria puxado até Córdoba.
COMPETIÇÃO
Grêmio e Internacional queriam dar uma grande alegria para suas torcidas abaladas pela catástrofe no Rio Grande do Sul. A do Grêmio não foi total porque tomou o gol de empate do Estudiantes, no finalzinho do jogo, ficou no segundo lugar do Grupo C e vai ter que jogar contra o Fluminense e decidir a sua sorte no Maracanã. O Inter derrotou o Delfin do Equador por 1 a 0 e conseguiu a classificação para o mata-mata. Assumiu o segundo lugar, derrubou o Delfin para o terceiro e o eliminou da competição.
DESCONTOS
Diante de 85 mil torcedores, a maioria mexicanos, o Brasil começou com toda a corda. Quase marcou aos 30 segundos da partida e Andreas Pereira fez 1 a 0 aos 5 minutos. Ao 9 minutos do segundo tempo Martinelli aumentou para 2 a 0. Os mexicanos começaram a marca sob pressão e em jogadas esticadas acabaram chegando ao empate com gols de Quiñones aos 29 da segunda etapa e Martinez, aos 2 minutos dos descontos de 8 minutos. Explosão de euforia dos torcedores mexicanos. Mas, o iluminado garoto Endrick, que havia entrado há pouco tempo, de cabeça desviou o cruzamento feito por Vinicius Jr., provável Bola de Ouro de 2024, que também havia entrado em campo, e decretou a derrota do México, aos 6 minutos dos descontos.
Comentários
Postar um comentário