CARIDADE
Hoje é o dia do santo mais popular da igreja católica. Até aqui na luterana Blumenau temos Hospital Santo Antônio, Colégio Santo Antônio, Igreja de Santo Antônio, as moças colocavam o santinho de cabeça para baixo e pendurado dentro do poço até arrumar namorado. Além disso, no Seminário Franciscano no dia 13 de Junho os frades distribuíam o pão dos pobres. Santo Antônio, nascido em Lisboa e consagrado em Pádua, exercia no convento da ordem franciscana a humilde função de cozinheiro e distribuía pães aos pobres, escondido dos superiores. Os melhores pãezinhos reservava para os pobres. No Rio de Janeiro 30 mil pãezinhos foram produzidos para distribuição aos pobres. Pena que é só uma vez por ano este ato de caridade.
ABUNDANTEMENTE
No próximo sábado, dia 15, vai acontecer no Cafundó Café Cultural, às 17 horas, o 2o Encontro do Ciclo de Conversas Jesus e os Direitos Humanos. A organização é do coletivo “O Amor Vence em SC” com apoio do Instituto Vladimir Herzog. Os convidados para a conversa são o mestre e doutorando em educação, Inácio Sperber, e o professor, escritor e teólogo Tuco Egg. O tema neste mês de Junho é “Diversidade, Tolerância e Preconceito”. Os dois primeiros critérios se tornaram raros e o terceiro utilizado abundantemente.
FILHO
Em Balneário Camboriú, o construtor Carlos Humberto foi lançado pré-candidato a prefeito pelo Democracia Cristã. Seria um fato normal se o estreante na política não fosse o pai do deputado estadual Carlos Humberto Silva, que é do PL e líder do governo Jorginho Mello na Assembleia Legislativa. Como foi preterido pelo PL partido do atual prefeito Fabrício Oliveira que escolheu como pré-candidato oficial à prefeitura o jornalista e pastor Peeter Lee Grando. A entrada em campo político do empresário vai fortalecer o movimento de oposição ao atual governo. A estratégia pode ser o caminho de saída do deputado do Partido Liberal. Ele, contudo, mantém a postura de ser o candidato a prefeito pela sigla e propõe uma convenção partidária para a decisão. Não acredito que vá haver briga entre pai e filho.
DESARMONIA
Como fui supervisor regional da Habitasul, conheço bem Péricles Druck. Sempre admirei o espírtito empreendedor e inovador do advogado e empresário gaúcho criador da Caderneta de Poupança Habitasul, do Banco Habitasul, o primeiro a operar com sistema “on-line” e “real time”, do hotel e loteamento Laje de Pedra, em Gramado, do Jurerê Internacional em Florianópolis e da fazenda com milhares de cabeça de gado bovino controlada por computador. Leio na coluna do Cacau Menezes que Péricles Druck está internado no Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre, para tratamento de um câncer no pâncreas. Pior do que a doença o drama familiar. Entre as famílias mais ricas do país, sua atual mulher publicou vídeos na “internet” denunciando que os descendentes tentam interditá-lo, alegando que não está lúcido e sem capacidade de julgamento, o que ele contesta. E os vídeos também. Muito dinheiro também trás desarmonia.
PLANETA
Tenho que concordar com o Lula quando declarou que o Brasil não pode perder a oportunidade de explorar a enorme reserva de petróleo da Margem Equatorial. A Guiana vem fazendo isso e passa por um verdadeiro “boom” econômico. Li que os ambientalistas se opõem talvez porque a Agência Nacional do Petróleo anunciou que se pretende extrair o ouro negro na Foz do Rio Amazonas. Mas, na verdade as milhões de toneladas de petróleo e gás estão a 500 quilômetros de distância da foz do rio-mar. Além disso, o brasileiro não pode ser o único povo responsável pela salvação do planeta.
RECENTEMENTE
Em Passo Fundo o início do último dia da viagem percorrendo 8.036 quilômetros. Chegando ao fim a rotina de acordar, arrumar a bagagem, tomar café, engraxar a corrente das motos e rodar. As 15 horas na BR-101, enfrentando o trecho mais perigoso de toda a viagem. Algumas fechadas assustadoras e congestionamento entre Palhoça e Biguaçu. Parada em São Miguel para matar a saudade da comida brasileira em restaurante a beira mar. Depois chuva torrencial e chegada de Cláudio e Thomas Koglin para o abraço nos entes queridos. No livro, seguem Informações Úteis ou Nem Tanto e Agradecimentos. Fecho meu exemplar feliz porque “Tudo Deu Certo!” Agora vou viajar nas páginas de outros livros que recebi recentemente.
Comentários
Postar um comentário