URBANO

 


O tempo passa rápido. Vai completar o 48o ano da nossa volta ao Brasil. Quando vivíamos em Colônia sempre apreciei o fato de a Cidade da Catedral ter 8 pontes centrais, todas próximas, para a travessia do Reno. Por isso concordo com a manchete do Airton Floriani no seu jornal A Voz da Razão: Blumenau precisa de mais pontes. Para cidade brasileira até que com 7 pontes no Itajaí-açu não somos das piores. Mas. 3 delas estão longe do centro. Há na prefeitura o projeto de uma ponte na Itoupava Norte, que ficou para o futuro. Tivemos a duplicação da Adolfo Konder que já surtiu algum efeito. Com mais pontes melhora muito o trânsito urbano.


CONSUMIDOR


Alexandre Caminha deixou o Procon. Afirmou que não é para ser candidato. Sua decisão foi por desafios pessoais. Quem assumiu foi a advogada paranaense, que há 10 anos milita na advocacia e como professora universitária no nosso município. O nome dela é Edivane Brum e tem extenso currículo, menos na área do consumo. Mas, sendo mulher, deve andar sempre de olho na qualidade e preço dos produtos. O prefeito Mário Hildebrandt agradeceu pelo trabalho do Caminha e desejou que Deus ilumine o caminho dele e da nova responsável pela defesa do consumidor.


INIMIGOS


O presidente Lula levou uma comitiva composta por autoridades dos três poderes para constatarem a situação reinante no Rio Grande do Sul. Foi medida preparatória para a sua decretação do estado de calamidade pública em 366 municípios gaúchos, para poder disponibilizar o quanto o Estado vai precisar para a reconstrução. Estendeu a mão para o governador Eduardo Leite que apoiou Jair Bolsonaro. Agiu como deve um verdadeiro democrata. Em 1983, na grande enchente, quando o prefeito blumenuense Dalto dos Reis (MDB) foi a Brasília pedir ajuda federal ouviu do presidente, general da cavalaria, João Baptista Figueiredo: “Prá vocês não mando nada. Vocês são nossos inimigos!”.


GEÓGRAFO


O imenso volume de água que se abateu sobre o Rio Grande do Sul agora pode causar problemas para a região sul do estado. A água não evapora e movimenta-se na direção da Lagoa dos Patos. Aquela região também pode sofrer as consequências de uma inundação. E o Guaíba, embora na segunda-feira tenha aparecido o Sol e não choveu, baixou só 10 centímetros em 30 horas. É porque está recebendo a água dos rios Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí que desembocam nele. Guaíba no tupi-guarani significa “encontro das águas”. Se é rio ou lago a discussão é grande e não vou me envolver porque não sou geógrafo.


RAPIDAMENTE


Quero meter a minha colher no drama de quem é idoso, cadeirante e mora em apartamento no 20o andar de um edifício em Porto Alegre. Com a falta de energia elétrica, não tem elevador e não pode descer pela escada. O telefone celular funciona até acabar a bateria. Quando isso ocorre o infeliz fica totalmente isolado. Até o Renato Gaúcho teve que ser resgatado pela janela do Hotel Deville, onde reside. Com a repetição das catástrofes climáticas precisamos copiar o Japão, que se preparou para atenuar os efeitos dos constantes terremotos. Não podemos continuar correndo e morrendo quando as águas sobem rapidamente.


LÍNGUAS


Circulou a notícia de que o TSE não permitiu a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas. Quem mais colocou dúvidas no sistema eleitoral foi o então presidente e candidato à reeleição. O TSE em Outubro de 2023 colocou à disposição as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral que será utilizado nas disputas municipais deste ano. No dia 10 de Novembro dois representantes do União Brasil estiveram no TSE para proceder a auditoria. O Senado e a Sociedade Brasileira de Computação também participaram do processo. O PL, partido de Bolsonaro, não se envolveu, segundo informação do TSE. Além dos partidos políticos são entidades fiscalizadoras a OAB, Ministério Público, PF, Congresso Nacional, Tribunal de Contas da União e CNI. Como a invenção é brusquense e inaugurada em Brusque, está na hora de a valorizarmos para vender a inovação a países industrializados e não só aos subdesenvolvidos, como dizem as más línguas.


ABENÇOADOS


Lá foi o pressionado Tite com o milionário elenco flamenguista para enfrentar o Palestino, no Chile. Não sei se o professor consultou o Benjamin Netanyahu sobre como fazer para bombardear com êxito o Palestino. O que sei é que se não voltar com os 3 pontos, cristãos e mouros rubro-negros ficarão pedindo a volta do Jesus, do milagres das grandes goleadas e títulos abençoados..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU