PARCIALMENTE
A Justiça de Minas Gerais autorizou a recuperação judicial da Coteminas. A empresa tem unidade em Blumenau, a antiga Artex. Seus mais de 200 empregados não recebem o salário há dois meses e há doze meses não tem recolhido o FGTS. O presidente da empresa têxtil é Josué Alencar, filho do falecido José Alencar, que foi vice-presidente da república no governo Lula. Ele também ocupa a presidência da FIESP, o que evidencial a sua importância empresarial. O problema é que em outras unidades, onde o sindicato não é tão atuante, os atrasos são ainda maiores. Seu balanço aponta uma divida líquida de 672,5 milhões. A dívida bruta supera 1 bilhão e envolve pagamento a mais de 15 bancos. Aqui os 841 anteriormente demitidos esperam pelas parcelas do acordo indenizatório, em torno de 35 milhões, que só cumprido parcialmente.
SUCESSO
O blumenauense Manfredo Bubeck, acordeonista, cantor de coral e vereador, aproveitou o Milagre Econômico do tempo de Delfim Netto e criou uma empresa para fornecer produtos e serviços para vapor, óleo, água, ar e gases. A empresa familiar recebeu o nome Bermo, em homenagem ao filho Bernd e à filha Mônica. Negócios bem sucedidos propiciaram um crescimento que levou a Bermo a ser adquirda pelo multinacional alemã ARI-Armaturem. Tornou-se empresa profissional e nela permaneceu Bernd Bubeck na diretoria. Para 2024 a Bermo tem como meta crescer 350% no faturamento para a América Latina. Em 2023 completou 50 anos de sucesso.
ENXAIMEL
A Família Rocha foi sempre uma aficcionada do ciclismo. Hilário Rocha, há 10 anos, decidiu criar o Desafio dos Rochas. O seu evento, em Pomerode, que vai acontecer de 24 a 26 de Maio cresceu e neste ano mais uma vez vai receber ciclistas de todo o Brasil e também de outros países. Na organização ele conta com mais de 300 colaboradores, pois promove alimentação e divertimentos para os 10 mil que vão para assistir a chegada e aplaudir os atletas. A competição de Mountain Bike se tornou atração tal qual o Passeio Contemplatico, que passa pela Rota do Enxaimel.
INSOFISMÁVEL
Ouvi a entrevista que Hilário Rocha deu para Denise Bischiling, na CBN, e o que mais gostei foi do que disse sobre o passeio com bicicleta. “Vai-se a lugares que não são alcançados por outros veículos. Não se polui e tem-se a oportunidade de escapar dos ruídos e escutar o barulho dos rios, o canto dos pássaros e contemplar a natureza”. Uma verdade insofismável.
PREJUDICADA
O bilionário Elon Musk também foi tocado pelas imagens da destruição no Rio Grande do Sul. Resolveu doar a Starlink, sua empresa de “internet” via satélite, para ajudar as equipes de resgate na região inundada. A Starlink está doando 1.000 terminais para as equipes de emergência e disponibilizando gratuitamente o uso de todos os terminais em território gaúcho até que a área se recupere. Divergências políticas de lado, trata-se de uma atitude nobre. Possibilita a comunicação que está totalmente prejudicada.
SONHOU
Maria Rosa Mafra enviou-me um poema escrito por K. O’Meara em 1800 quando grassava a epidemia da peste. Vou reproduzir o texto, embora um tanto longo, porque tornou-se atualíssimo.
“Quando a tempestade passar,
as estradas se amansarem,
E formos sobreviventes de um naufrágio coletivo,
Com o coração choroso e o destino abençoado
Nós nos sentiremos bem aventurados
Só por estarmos vivos.
E nós daremos um abraço ao primeiro desconhecido
E elogiaremos a sorte de manter um amigo.
E aí nós vamos lembrar tudo aquilo que perdemos
e de uma vez aprenderemos tudo o que não aprendemos.
Não teremos mais inveja pois todos sofreram.
Não teremos mais o coração endurecido
Seremos todos mais compassivos.
Valerá mais o que é de todos do que o que eu nunca consegui.
Seremos mais generosos
e muito mais comprometidos.
Nós entenderemos o quão frágeis somos
e o que significa estarmos vivos!
Vamos sentir empatia por quem está e por quem se foi.
Sentiremos falta do velho que pedia esmola no mercado,
que nós nunca soubemos o nome e sempre esteve ao nosso lado.
E talvez o velho pobre fosse Deus disfarçado.
Mas você nunca perguntou o nome dele porque estava com pressa.
E tudo será milagre!
E tudo será um legado
E a vida que ganhamos será respeitada!
Quando a tempestade passar
Eu te peço Deus, com tristeza,
Que você nos torne melhores,
como você “nos” sonhou.
ALIVIADO
Desesperados, os dois maiores clubes do Brasil est weiveram no gramado do Maracanã. O Corinthians no sufoco, por falta de dinheiro, e o Flamengo por falta de qualidade da equipe. O jogo começou às 4 horas e as torcidas, dispostas a aplaudir ou vaiar estavam no estádio. Forem vendidos todos uingressos para os loucos do Coríntia, mas o Mengão foi dormir na liderança porque ganhou de 2 a 0, com gols de Pedro e Lorran. Tite pode respirar aliviado
Comentários
Postar um comentário