ROCHEDO
Eu pensei que a marcha reivindicatória dos professores e funcionários das escolas estaduais fosse um ato isolado de Blumenau. À noite fiquei sabendo que aconteceu nas principais cidades de Santa Catarina e que o protesto marcou o início da greve capitaneada pelo SINTE e decretada por tempo indeterminado. O secretário da administração já declarou que reconhece a questão salarial, mas o cofre público estadual não está em condições de atender aos reclamos. Em todo caso, nesta quarta-feira, em Floripa, as partes vão se sentar em torno da mesa de negociações. Os alunos ficam na posição de mariscos, na guerra do mar contra o rochedo.
ASSISTIR
Blumenau foi escolhida, pelo TED Democracy, para ser uma das sete cidades mundiais que vão debater a questão da democracia. O evento deverá acontecer no dia 1o de Junho, a partir das 14:30, no Teatro Carlos Gomes. A participação do público é gratuita, mas os interessados precisam se candidatar pois os organizadores é que escolherão os 100 assistentes e debatedores. Inscrições até o próximo dia 26. Serão 5 palestras de temas importantes para a democracia e depois delas o espaço para as perguntas e os debates. O evento será transmitido ao vivo no You Tube. Pela qualidade dos palestrantes, penso que vale a pena assistir.
REPITA
No final de semana começou uma correria na praia de Balneário Camboriú. Estava caindo dinheiro do céu. Na verdade foi a influenciadora, coisa que está na moda, Bell Ponciana Tamasia, que resolveu fazer chover notas de 20, 50 e 100 reais. Conforme divulgou, distribuiu 10 mil reais. Ela postou a sua imagem no interior do helicóptero jogando as cédulas pela janela. “Por essa vocês não esperavam, né? O dia que eu fiz chover dinheiro em Balneário!” Ela apareceu, como desejava. Agora a ANAC abriu processo de investigação para saber se o helicóptero usado pela brusquense tinha as devidas autorizações de voo. Ricos e pobres frequentadores da praia esperam que a chuva de dinheiro se repita.
SALGADOS
A ANVISA voltou a proibir a venda generalizada do Álcool 70 graus. A proibição é antiga. Tem mais de 20 anos. Entretanto foi permitida quando da pandemia da Covid-19, para a prevenção no combate ao vírus. A decisão é a volta de só se permitir o uso restrito na área da saúde. A agência reguladora argumenta que o produto tem grande potencial de acidentes, tanto pela ingestão quanto por queimaduras, principalmente em crianças. Como alternativas tem-se o álcool gel, lenço impregnado, aerosol e o álcool etílico, com concentração inferior a 54 graus. Os consumidores ainda podem lançar mão dos produtos de limpeza antimicrobianos, que inativam microorganismos prejudiciais à saúde. Só que os preços são bem mais salgados.
SUPERFATURAMENTO
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Só perdemos para os EUA, China e Índia. Nossa produção de lixo plástico é de 11 milhões de toneladas por ano e só reciclamos menos de 2%. É um problema sério porque está afetando até a vida marinha, matando as tartarugas. O povo brasileiro precisa aprender a destinar o plástico para o local certo e as autoridades de todo o país precisam aprender que precisam colocar recipientes para a coleta e programar o recolhimento do lixo seletivo em todas as ruas de todas as cidades e sem superfaturamento.
LIXO
Na Argentina centenas de milhares de “hermanos” vão às ruas em defesa das universidades e contra o corte de Milei. As instituições estão vivendo situação de emergência com o mesmo orçamento de 2023, apesar da inflação ter atingido 290% em 12 meses. A polícia disse que foram 100 mil manifestantes e a Universidade de Bueno Aires fala em 500 mil. Outras dezenas de milhares protestaram em cidades do interior. A estudante Piera Fernández, presidente da Federação Universitária Argentina, declarou: “A educação nos salva e nos torna livres. Convocamos a sociedade argentina a defendê-la”. O novo presidente festeja que está conseguindo superávits. Mas o povo empobrecendo a passos largos e muita gente procurando comida no lixo.
REPÓRTER
Hoje tem futebol na Globo. Ela vai transmitir Bolivar x Flamengo. Acredito que o seu locutor esportivo não vai perder o fôlego por causa da altitude de La Paz. Ele e os comentaristas ficarão narrando e comentando diretamente do estúdio no Rio de Janeiro. Vai receber as imagens de lá, onde só vai um repórter.
Comentários
Postar um comentário