POMERODE
Recebi de uma leitora do Blog o comentário segundo o qual a vinda a Blumenau e Florianópolis da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos para investigar grupos neonazistas é jogada política da esquerda visando obter resultado nas eleições municipais. A comitiva queixou-se que não foi atendida na Prefeitura para reunião com a secretaria de educação e que o encontro com a Polícia Civil também não aconteceu. O Informe Blumenau acompanhou a última agenda, no IFC. Cerca de 35 pessoas compareceram e relataram casos de homofobia no Parque Ramiro, casos de racismo, avanço das igrejas neopentecostais e tentativa de impedir o Grito dos Excluídos. Lembraram ataques contra professores e discursos de ódio feitos por parlamentares. Quanto ao neonazismo, a visita foi motivada por tese de doutorado de curso de antropologia da Unicamp, baseada em “sites”, ‘blogs” , fóruns e notícias na rede mundial de computadores e em atividades não digitais, colhidos em 16 anos de pesquisa. A comissão afirma que é preciso mais dados – boletins de ocorrências, denúncias, provas – para não estigmatizar Blumenau, por conta do seu passado de colonização alemã. Neonazista por aqui só conheço aquela piscina com a cruz gamada em Pomerode.
LITORAL
A Polícia Rodoviária Federal não cansa de apreender cargas de vinho argentino contrabandeado para o Brasil. O que consegue escapar do controle é saboreado pelos nossos consumidores. Algo ruim para a arrecadação federal, mas não para a saúde pública. O problema são as cargas de camarões que vem da Argentina sem qualquer cuidado de higiene e que podem causar sérios problemas, pois intoxicação por camarão estragado pode matar. Acho que a pior foi uma de 12 toneladas apreendida em Itajaí e que vinha para abastecer o nosso litoral.
PRESIDENTE
A Quaest realizou pesquisa em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás para medir a popularidade do presidente Lula e dos governadores dos quatro estados. O líder petista foi suplantado pela aprovação dos governadores. O ministro das comunicações, Paulo Pimenta, foi sabatinado na CBN, por dois apresentadores e uma correspondente em Brasília. Defendeu Lula dizendo que os percentuais alcançados foram maiores do que os obtidos nas urnas. Que Lula em São Paulo teve 33% dos votos e a aprovação foi de 50%. Em Minas Gerais obteve 38% dos votos e tem aprovação de 52%. No Paraná 30% nas urnas e 44% na pesquisa. Em Goiás foram 32% na votação e 49% na pesquisa. Argumentou que o presidente só está no governo há um ano e três meses e os governadores há seis anos. Não mencionou que o paulista, Tarcísio de Freitas teve aprovação de 62% e foi eleito no mesmo pleito vencido pelo presidente.
FRACO
Não acredito que Alexandre de Moraes tenha ido prestar concurso para professor titular de Direito Eleitoral da USP temendo um “impeachment”, como desejam muitos patriotas que caíram em desgraça judicial. Na prova geral conseguiu quatro notas 9,5 e um 10. Na prova de erudição alcançou quatro notas 10 e uma 9,5. Obteve cinco 10 por seu memorial. A banca foi composta por 4 professores da USP, 1 aposentado, 1 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e 1 da Universidad Nacional de Educaciión a Distancia, da Espanha. O Xandão não é fraco.
ECOLÓGICO
O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, flexibilizou as exigências para a CNH, Carteira Nacional de Habilitação, para usuários de bicicletas elétricas, patinetes elétricos e condutores de ciclomotores. Os veículos que se encontram na capacidade e velocidade limitada não precisarão mais passar pelo processo de obtenção da CNH. A mudança traz um excelente avanço na promoção de alternativas de transporte mais sustentáveis e acessíveis ao grande público, facilitando a vida de muitos e incentivando um trânsito mais diversos e ecológico.
MERCADOS
Como não é bobo, Javier Milei aproveitou a briga do Elon Musk com o Alexandre de Moraes para oferecer a Argentina para sediar o X e receber seus funcionários no Brasil. Deve estar de olho em outras empresas do bilionário sul-africano. Em compensação, por mero acaso, a empresa canadense Nutrien, uma das líderes mundiais no mercado de fertilizantes, anunciou que deixará a Argentina para criar uma fábrica no Brasil. Também vai deixar os negócios no Chile e Uruguai para priorizar a produção no território brasileiro e “em outros mercados”.
Importante a divulgação dessa flexibilidade por parte do contra.
ResponderExcluir