FEDDERSEN

 

Peter Christian Feddersen, mais conhecido como Coronel Feddersen, foi um grande blumenauense. Empreendedor conseguiu empréstimo na Alemanha para construir a Usina Elétrica do Salto, e clarear as noites de Blumenau e da região. Quando foi a Hamburgo para pagar o empréstimo ouviu do banqueiro alemão que poderia dar uma caixa de fósforos, pois a terrível inflação havia deteriorado a moeda alemã. Ele, revelando o seu caráter e seriedade, fez questão de pagar pelo valor pego em peso de ouro. Morreu pobre em Santos. Aqui foi colocado um busto na Itoupava Seca. No governo de João Paulo Kleinuebing, aconteceram as obras de revitalização e criação da Praça das Gaitas e o busto do Coronel Feddersen sumiu. Mais do que procedente a pergunta de O Município Blumenau: “Onde está o busto do Coronel Feddersen.

 

EXEMPLARES


Na tarde deste sábado uma notícia triste para a cultura brasileira. Morreu no Rio de Janeiro o genial Ziraldo. Famoso pela criação do Menino Maluquinho, o cartunista, escritor e dramaturgo mineiro estava com 91 anos de idade. Não foi divulgada a causa do seu falecimento. Ele já estava com a saúde debilitada desde 2018 quando sofreu um acidente vascular cerebral. Grande perda para a nossa literatura, pois Ziraldo Alves Pinto só com o livro O Menino Maluquinho vendeu mais de 110 milhões de exemplares.


MUNICÍPIO


Neste sábado termina o prazo para a filiação partidária dos que pretendem ser candidatos a vereador, prefeito e vice na próxima eleição. É a data limite também para os integrantes de instituições públicas que tenham o mesmo objetivo, pois tem que se desincompatibilizar. Por não ter respeitado esta regra eleitoral, que estabelece a desincompatibilização 6 meses antes do pleito, foi que Ingo Hering, que era diretor da Cia. Força e Luz, não pôde ser candidato a prefeito de Blumenau e deixamos de ter um grande prefeito, pois seguia fielmente os passos do pai, Curt Hering, que deixou seu nome na história pela dedicação na condução dos destinos do município.


MAIO


A informática tem servido para a burocratização das relações entre as instituições e o público. Por isso foi elogiável a descentralização do Exame do ENEM e mais ainda a que está acontecendo nos concursos públicos federais. Eles serão sempre unificados e descentralizados. Uma medida benéfica para os candidatos das pequenas cidades que não precisarão mais ir a grandes centros para fazerem as provas. Beneficiados sobretudo os que deixavam de participar por falta de recursos para o deslocamento, hospedagem e alimentação. O primeiro concurso na nova modalidade vai ocorrer em Maio.


DAR


Segundo informação do “Broadcast Político”, sistema de noticias do Grupo Estado, o ministro da fazenda, Fernando Haddad, estuda a possibilidade do governo apelar ao Supremo Tribunal Federal contra a derrubada da reoneração da previdência dos municípios pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Haddad disse que é amigo de Pacheco, que conversaram sobre a desoneração dos municípios, que o governo não quer afrontar ninguém. A AGU, contudo, estuda matéria sobre o possível a fazer. Para ele deveria ser cobrado de todos os Poderes uma colaboração para o equilíbrio fiscal. A sua declaração: “Precisamos que os Três Poderes compactuem com uma reorganização das contas públicas”. Vamos aguardar para ver no que vai dar.


ATADAS


A polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito para capturar o ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas, que buscava asilo político no México. O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador foi incisivo ao declarar: “Se trata de uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México. Por isso instrui nosso ministro das Relações Exteriores a emitir um comunicado sobre este ato autoritário, proceder legamente e declarar imediatamente a suspensão das relações ciplomáticas com o Equador”. A polícia de Quito não reconheceu que o local de uma embaixada é considerado território estrangeiro. Daí o quiproquó dos dois dias de Jair Bolsonaro, nosso ex-presidente na embaixada húngara. Se, por acaso, o Xandão mandasse prendê-lo a PF estaria com as mãos atadas.


MERCADO


O FMI fez um pronunciamento a respeito da Argentina que representa um elogio para Javier Milei. O órgão internacional de controle das finanças estatais declarou que a Argentina tem “progresso impressionante” com o presidente ultraliberal. Citou a queda da inflação, melhor do que se esperava. Julie Kozack, diretora de comunicações do Fundo, enalteceu o superavit fiscal, de Janeiro e Fevereiro, pela primeira vez em mais de um década, a reconstituição das reservas cambiais e os indicadores de mercado.


FEDERATIVAS


Na Superliga de Voleibol masculino aconteceu algo que deve ter sido pela primeira vez na história. Em todos os jogos o time visitante saiu vencedor e assim a decisão para se ver quem serão os semifinalistas vai acontecer terça e quarta-feira próximas, nas terceiras partidas. Cruzeiro x Campinas, Guarulhos x Minas, São José dos Campos x Joinville, Sesi de Bauru x Araguari. São 4 equipes paulistas, 3 mineiras e 1 catarinense. Representadas apenas 3 das 27 unidades federativas.

 

CAMPEÃO

 

No futebol chegando ao fim os campeonatos estaduais. Neste sábado 4 levantaram a taça. Em SC Criciúma, no RS Grêmio Juventude e no PR Athlético Maringá. No CE o Ceará e em PE deu Sport.   

Neste domingo Santos x Palmeiras, Flamengo x Nova Iguaçu e  Atlético Mineiro x Cruzeiro, Bahia x Vitória, Sport x Náutico decidem o título de campeão.


Neste domingo Santos x Palmeiras, Flamengo x Nova Iguaçu e  Atlético Mineiro x Cruzeiro, Bahia x Vitória, Sport x Náutico decidem o título de campeão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU