DESASSOREAMENTO

 


O Porto de São Francisco do Sul registrou em 2023 um lucro líquido de quase 30 milhões de reais. Este resultado foi cinco vezes maior do que o alcançado em 2022, quando o lucro foi de 6 milhões. Além disso, o porto criado em 1o de Julho de 1955, no norte catarinense, também comemorou o fato de em 2023 ter batido o recorde histórico na movimentação de cargas. Foram movimentadas 16,8 milhões de toneladas. Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, “o excepcional resultado financeiro decorre do planejamento para o bom uso das verbas tarifárias arrecadadas”. Eu acredito que o Porto de São Francisco do Sul também foi beneficiado pela paralisação do Porto de Itajaí, que espera pela nova concessão e pelo desassoreamento.


CONTEMPLATIVO


No Parque Municipal de Feliz, no Rio Grande do Sul, foi instalada a segunda maior tirolesa do mundo. Ela tem 2,5 quilômetros de comprimento e começa numa altitude de 330 metros, donde se pode contemplar uma vista maravilhosa. Durante o percuso é possível atingir velocidade de até 100 quilômetros horários. A Tirolesa de Feliz só perde para a dos Emirados Árabes que tem 2,8 quilômetros de comprimento. No parque também são oferecidos rapel, arvorismo, pedalinho, bicicleta aquática e balanço contemplativo.


ARRECADA


Das 27 unidades da federação brasileira apenas 4 vão conseguir arrecadar o suficiente para pagar as suas contas em 2024. São elas São Paulo, Amapá, Espírito Santo e Mato Grosso. Já a expectativa para terminar o ano com o maior rombo é do Rio de Janeiro, cujo déficit estimado é de 10,4 biliões de reais. Completam o pódio do sufoco Minas Gerais com resultado negativo de 4,2 biliões e Ceará com buraco de 3,9 bilhões. Completam a lista dos 5 piores o Rio Grande do Sul com déficit estimado em 3,9 biliões e o Paraná com 3,1 biliões. A maioria absoluta gastando mais do que arrecada.


ARGENTINOS


Nos últimos anos, com a desvalorização do peso argentino, triplicou o número de estudantes brasileiros que foram em busca de custo de vida mais baixo e de ensino de qualidade no país vizinho. Todavia, os cortes do governo de Javier Milei têm afetado aulas na universidade. No que tange à presença dos brasileiros os cortes até são procedentes, embora nossos estudantes estejam pagando pelo alojamento e consumindo lá nas refeições e materiais de estudo. Quem está se ralando mesmo são os próprios estudantes argentinos.


GRANDE


Veneza decidiu cobrar 5 euros de cada turista que queira entrar no seu território. Ela se juntou a outras 5 cidades que cobram taxa turística para visitação. Aqui na América do Sul temos Machu Picchu que também cobra. Nós temos, em Santa Catarina, Nova Veneza que não cobra a entrada e também Siderópolis, a única cidade brasileira onde é possível navegar em gôndola pelas água do Rio São Bento. Acesso ao parque custa 40 reais por pessoa. O passeio de gôndola tem o preço de 100 reais para até 4 pessoas. No entanto, é evidente que não tem o mesmo encanto dos canais venezianos e a passada pelo Canal Grande.

CARREIRA


Madona está vindo para dar “show” gratuito em Copacabana. Em sua equipe está trazendo 200 pessoas, que ocuparão 90 apartamento de hotel no Rio de Janeiro. Os equipamentos para a apresentação pesam 270 toneladas e já chegaram ao terminal de cargas do Aeroporto do Galeão em dois dos três aviões fretados. Todo aparato será transportado para Copacabana por 30 caminhões, ao local onde será montado o palco da “pop star” para o último espetáculo da Celebretaion Tour. É a comemoração dos 40 anos da sua carreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO