INTERNO

 


Antigamente as residências tinham uma casinha, no fundo do quintal, para as pessoas irem fazer as suas necessidades, esvaziando a bexiga e o intestino. Casinha acabou sendo o termo que definia as rudimentares instalações sanitárias. Por isso tornou-se objeto histórico o casarão rosa de Curt Hering. Ele foi o primeiro em Blumeau a dispor de “banheiro” interno.


DERROTADO


O STF há anos vinha trabalhando em uníssono com o objetivo de “salvar a democracia”. Entretanto rachou quando o plenário foi decidir sobre as chamadas sobras eleitorais. Através delas 7 deputados federais foram eleitos e empossados. O julgamento foi tenso. Primeiro decidiu como inconstitucional a regra permitindo a eleição de candidatos de partidos que não atingiram 80% do quociente eleitoral. Mas, aí começou a divergência. O ministro Alexandre de Moraes queria que a decisão fosse retroativa a 2022. Isto faria com que 7 deputados federais perdessem seus mandatos. Houve ríspida discussão. A maioria, porém, votou para que o início seja a partir de 2024. O grupo político dos magistrados saiu derrotado.


PASSARAM


Um espanhol casado com mulher de dupla nacionalidade (brasileira e espanhola) estava viajando pelo mundo numa motocicleta. Seguiam para o Nepal e na Índia resolveram acampar em meio à viagem. À noite chegaram 7 homens, agrediram o marido e arrastaram a mulher, de 28 anos de idade, para um local ermo onde praticaram o estupro coletivo. A polícia indiana já identificou os 7 elementos e prendeu 4 deles. O Governo da Índia indenizou o casal com o pagamento no valor de 60 mil reais. Acho que foi pouco pela vergonha que passaram.


CAÍA


A Venezuela, em 2021, foi o primeiro país latino-americano a sofrer acusação e investigação formal de cometer crimes contra a humanidade. O Nicolás Maduro apelou da decisão perante a Corte Penal Internacional. Mas Maduro sofreu um revés na intenção de suspender a investigação. Em Haia, a Câmara de Apelações rejeitou os argumentos apresentados pela Venezuela. O homem parece aquele antigo brinquedo que chamávamos de João Teimoso e que nunca caía.


QUENTE


Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, fez uma palestra na Associação Comercial de São Paulo. Na oportunidade afirmou que os economistas tem errado as projeções sobre o nosso PIB. Inclusive ele tem se enganado. O crescimento da nossa economia de 2,9%, em 2023, foi uma surpresa geral. Segundo ele as projeções para 2024 começaram a ser revistas para cima. Há 5 semanas falava-se em crescimento de 1,60%. Depois mudaram para 1,75%. Agora já estão em torno de 1,8% e 1,9%. O governo federal projeta 2,2% e o Fernando Haddad, em quem ninguém acreditava, é um pé quinte.


SEMICONDUTORES


Os semicondutores tomaram conta do mundo e quem não os produz sofre quando há uma falta no mercado internacional. O BNDES aprovou o financiamento de 290 milhões de reais para a empresa Adata produzir semicondutores no Brasil. O investimento da Adata será de 374 milhões de reais na produção dos três novos circuitos de memória. 77% serão financiados pelo BNDES. Os nossos semicondutores deverão atingier velocidade de até 8,4 Gigabits e reduzir em 20% o consumo de energia. A Adata tem sua sede em Taiwan e filiais na China e no Brasil. Julgo que é uma inovação importante, pois a nossa indústria tem parado por falta de semicondutores.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO