IMPOSTAS
Blumenau instalou novos radares que foram espalhados pela cidade. Até mesmo motoristas mais cuidadosos estão sendo multados e a grita é geral. O vereador Emmanuel Santos, o Tuca, do Partido Novo, pediu ao Ministério Público de Santa Catarina que anule as multas dos novos equipamentos. Ele argumenta que há ilegalidade nos radares eletrônicos pois uma lei municipal em vigor proíbe tal utilização. Tuca requer a invalidade dos atos e a anulação das penalidades impostas.
OFÍCIO
Quem ainda não ouviu falar dos ossos do ofício? Cada profissional deve conhecer os seus e deve reclamar para os amigos e familiares. Estou lendo o livro Quimeras, poesias e crônicas da lavra do meu amigo Luiz Renato Mello. Numa crônica ele aborda os ossos do seu ofício de médico. Foi com a família descansar em Fernando Noronha, lá no meio do Atlântico. Na entrada declarou sua profissão. Estava no cinema quando ouviu chamarem seu nome. Num carro policial foi levado ao pequeno hospital para atender a um homem de 38 anos, que caiu do tratar e sofreu traumatismo craniano. No dia seguinte levantaram cedo para ver o balé dos golfinhos durante o nascer do sol. Subitamente ouviu gritarem: “Tem aí alguém chamado Renato Mello?”. Quando disse que era ele foi informado que estava sendo chamado no hospital. Foi até o telefone do posto de salva-vidas e falou com a Dra. Vitória, a plantonista. “Preciso de “você”. Venha aqui fazer o encaminhamento do paciente para Recife”. Quando perguntou se ela não poderia fazer o procedimento ouviu no sotaque nordestino: “Posso não!”. Passados os três dias de férias retornou ponderando que nas féries deve se anunciar como empresário do ramo têxtil e não dizer mais que é médico. São os ossos do seu ofício.
GIGANTE
O secretário da fazenda de Santa Catarina, Cleveson Siewert está comemorando os bons números alcançados pela nossa administração pública estadual. A arrecadação tributária aumentou 2,5 bilhões em 2023. A folha de pagamentos está sob controle. As despesas do Estado caíram de 37,8 bilhões de reais para 36,8 bilhões. A projeção do crescimento em 2024 é de 6% a 7%. Mas o objetivo é crescer dois dígitos atraindo novos negócios e viabilizando parcerias público-privadas. Os investimentos não deverão se limitar às áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura. Nosso Estado é um pequeno gigante.
DIÁRIO
O General Heleno era uma voz bem no estilo Jair Bolsonaro no ex-governo da União. Ele até queria virar a mesa, antes do segundo turno da eleição de 2022, para garantir a continuidade da luta pela família, a pátria e a fé. A PF apreendeu na residência do general um diário manuscrito, que revela um plano para desestabilizar a atuação do Poder Judiciário e a Policia Federal, prevendo até a prisão de delegados. “Delegado não pode cumprir ilegalidade; diligência tem que estar proibido”, afirma num trecho do seu diário.
BRASILEIROS
Apesar de ser mantida a cordialidade diplomática, as relações entre Javier Milei e Luiz Inácio Lula da Silva estão tensas. Milei está mandando novo embaixador para Brasília. Deixa o Brasil o peronista Daniel Scioli, que se torna secretario de Esporte, Turismo e Meio Ambiente. Quem assume o seu lugar é o ex-vice chanceler Guillermo Daniel Raimondi, um diplomata de carreira, que atualmente representa a Argentina na Organização dos Estados Americanos. Enquanto os dois presidentes continuam divergindo acentuadamente, a diplomacia não quer deixar azedar as relações entre os dois maiores parceiros da América do Sul. Na verdade, nem nós podemos prescindir da amizade com a Argentina e nem os argentinos podem virar as costas para os brasileiros.
FABRICANTES
A ministra Carmen Lúcia, do STF, deu 10 dias para o governo prestar informações a respeito da Remessa Conforme, programa criado em Agosto do ano passado, pelo Ministério da Fazenda, para trazer os “marketplaces” estrangeiros para a conformidade. É o seu ato no âmbito da ação direta de inconstitucionalidade movida pelo varejo e pela industrial nacional contra a isenção do imposto de importação para compras de até cinquenta dólares. O povo gosta de comprar barato na China. O problema é que vai quebrando nossas lojas e nossos fabricantes.
Comentários
Postar um comentário