CIMA
Pelo terceiro ano consecutivo o Hospital Santa Isabel foi eleito o melhor de Santa Catarina. A população ainda estava comemorando o fato quando veio a notícia de que o Santa Isabel deu 120 dias para a administração pública apontar uma saída para o desequilíbrio financeiro. Decorrido o prazo ameaça suspender o atendimento pelo SUS, que corresponde a 70% dos seus atendimentos Acontece que vem reclamando há um bom tempo e nada acontece. O secretário da saúde de Blumenau, Marcelo Lazarin, afirmou que a Prefeitura tem ajudado com 10 milhões de reais anuais. O problema, contudo, é a defasagem histórica das tabelas do SUS. E aí o furo é mais em cima.
MISTURAR
Em Blumenau, na Semana Brasileira da Cerveja, foi feita a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira e anunciada a criação da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros. A novel instituição tem como participantes Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai. Os concursos tem por objetivo tornar a bebida mais conhecida mundo afora. Os organizadores esperam por novas adesões. Importante será conseguirem a entrada da Alemanha, Bélgica, Holanda e República Tcheca famosas por suas cervejarias. Resta saber se irão querer se misturar.
MUNIÇÕES
O Exército concedeu registro de CAC para condenados pela justiça. Na verdade, com o regime democrático, houve um afrouxamento das medidas de controle e o resultado foi este. Entre 2019 e 2022, segundo apurou o TCU, 5.200 condenados pela justiça conseguiram obter, renovar ou manter o registro de Caçador, Atirador e Colecionador. Eles respondiam principalmente a acusações por porte ilegal de armas, lesão corporal e tráfico de drogas. É preciso haver um sistema de controle mais rígido para o Exército poder liberar a posse de armas e munições.
ALTURA
Mais uma vez temos prova de que Deus é brasileiro. No mundo vegetal dotou-nos com a macaúba, para a qual não era dada grande importância. Isto até que se descobriu sua capacidade para regenerar pastos, potencial para combustível sustentável para a aviação e ocorrência natural no Cerrado. A palmeira brasileira é alternativa sustentável para soja e dendê. Planta de alta produtividade, além de produzir óleo vegetal e combustível sustentável para a aviação, permite a recuperação de terras degradas, poupa a floresta amazônica de novas ondas de desmatamento e ainda fornece subprodutos como proteínas vegetais, ração animal e produtos cosméticos. Tudo sem esquecer a geração de créditos de carbono. Anote o nome: macaúba. Ela é palmeira nativa do Brasil e atinge 25 metros de altura.
INTERESSA
Um grande sonho desenvolvimentista brasileiro parece que vai ser realizado: a construção da Ferrovia Transoceânica. Uma ligação ferroviária que encurte o caminho do Brasil para a Ásia. Graças a uma parceria do Brasil com a China e o Peru a engenharia vai transpor a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes e nos proporcionar a chegada ao Oceano Pacífico através de uma estrada de ferro de 4.500 quilômetros. A Bolívia também tem interesse argumenta que passando por seu território a ferrovia fica mais barata e mais curta. Extensão total de 3.755 quilômetros, ligando o Porto de Santos ao Porto de Ilo, no Peru. Tomara que a China resolva investir alto. Afinal o projeto também lhe interessa.
PROTEINA
Singapura está mais do que interessada em conseguir que a Frente Parlamentar da Agricultura garanta a análise e aprovação do Acordo entre Mercosul e Singapura, assinado em 8 de Dezembro de 2023, na Cúpula do Mercosul que aconteceu no Rio de Janeiro. Singapura produz menos de 10% dos alimentos que consome e a integração fortalece os laços econômicos, criando oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos. Eles estão de olho na potência do agro brasileiro. Podemos ampliar as exportações de proteínas dentro do acordo que congrega 5 países asiáticos nossos importadores de proteína.
Comentários
Postar um comentário