FALECIDO
Quando assumi a presidência do Palmeiras Esporte Clube, em 1978, descobri que tínhamos em Blumenau a Fábrica de Bolas Globo. Fui visitá-la e constatei que eram perfeitas, bem redondas, tinham um preço excelente e faziam parte de um programa social. Elas eram costuradas por apenados na Penitenciária de Curitibanos. Mas aí recebi a notificação da Federação Catarinense de Futebol. Nas partidas tínhamos que usar as bolas oficiais do campeonato, fornecidas pela FCF. Produto da San Remo, sediada em São Paulo, custava algumas vezes mais, talvez porque foi a bola com a qual Pelé marcou o seu gol 1.000. Treinávamos com as bolas Globo e, obrigatoriamente, jogávamos com a Drible. Não havia diferença na qualidade, mas alguma vantagem devia haver para os Cartolas. Como criticava o Jô Soares, “Quem não tem põe e quem tem tira”. Hoje posso contar porque a San Remo não existe mais, o que era presidente da federação morreu e o dono da fábrica de bolas Globo também já é falecido.
CATÁSTROFE
Ouvi o presidente da Associação Catarinense das Emissora de Rádio e Televisão, ACAERT, enaltecendo o fato de ter chegado a Santa Catarina a DTV+, sistema que transforma a televisão em plataforma híbrida (sinal de TV e internet), permitindo navegação por aplicativos, qualidade de imagem em até 8K, audio imersivo e compras direto da tela. A nova forma de televisão está sendo testada em Florianópolis. A DTV+ já está funcionando plenamente no Rio e em São Paulo. O governador Jorginho Mello esteve presente à apresentação e deu o seu pitaco. Disse que vai ser ótimo porque vai possibilitar a informação dirigida para a área de interesse, como as relativas aos fenômenos climáticos. Achei que o exemplo não foi bom. Nosso território é pequeno e as viagens entre as regiões são curtas e rápidas. A notícia de um problema chegará à região atingida e os viajantes poderão ser surpreendidos quando chegarem nela. É melhor que todos os habitantes fiquem sabendo onde está ocorrendo alguma espécie de catástrofe.
INÍCIO
Por mais amigo e por mais tempo que se conheçam, não restava outra coisa para o senador Jacques Wagner a não ser deixar a liderança do governo no Senado Federal. Foram necessárias duas horas de conversa com o Presidente Lula para se convencer que precisava jogar a toalha. Na saída disse que foi uma boa conversa e que pediu para sair, a fim de poder defender melhor a sua inocência. Irá receber o indulto da opinião pública se provar que está falando a verdade e dando uma explicação que seja bem aceita para o apartamento de Salvador e os dólares, euros e relógios de luxo apreendidos pela PF. Só falta o baiano dizer que o dinheiro estava sendo guardado para mandar fazer um filme nos EUA, sobre a vida do amigo presidente, com o título: “Front-runner” (o cavalo que lidera a corrida desde o início). Lula não perdeu tempo e já nomeou o senadora pernambucana Teresa Leitão a nova líder do governo no Senado, com a missão de destravar pautas.
ESTRAGO
Michelle Bolsonaro publicou dois vídeos nas redes sociais dizendo que foi desrespeitada, maltratada, humilhada e apunhalada por Flávio Bolsonaro, em telefonema, após ela criticar a aliança que se desenhava do partido (PL) com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará. Michelle, em 30 minutos de gravações, disse que o pomo da discórdia foi sua oposição à tal aliança. Ela tentou, diversas vezes, falar com ele e não foi atendida. Algumas horas depois da sua publicação, ele lhe ligou. “Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor que não tivesse ligado. O senador e pré-candidato pediu desculpas, publicamente, em texto publicado nas redes sociais, dizendo que em nenhum momento ofendeu ou teve a intenção de ofender Michelle. “Se o fiz em algum momento, mais uma vez peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo que representa no Brasil. Michelle voltou a se pronunciar, para tentar amenizar a situação. Seja como for, causou um grande estrago.
ENTEADO
A senadora Damares Alves, amiga pessoal, aliada política de Michelle Bolsonaro e evangélica como ela, afirmou a Igor Gadelha, do portal Metrópoles, que a ex-primeira dama decidiu gravar um audio após ser alvo de uma série de “ataques orquestrados”. Segundo Damares, Michelle identificou cerca de 40 perfis nas redes sociais que faziam ataques sistemáticos à primeira-dama. Os perfis seriam interligados e estariam relacionados à “turma dos Estados Unidos. Contou que o vídeo estava gravado há alguns dias e a assessoria esperava o melhor momento para publicar. Foi escolhida a tarde do dia 24, antes do jogo do Brasil contra a Escócia. A senadora dos Republicanos disse que, apesar do vídeo, Michelle vai apoiar a candidatura do Flávio Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Negou que ela tenha usado a gravação para se tornar alternativa ao enteado.
SUSTO
A Venezuela foi abalada por dois grandes terremotos em menos de um minuto. O primeiro de intensidade 7,2 da Escala Richter, aconteceu a 20 quilômetros de profundidade, e o segundo foi de magnitude 7,5, o maior desde 1900 e mais próximo do solo, a 10 quilômetros sob a superfície. O abalo sísmico ocorreu na região Noroeste, onde se encontram as placas tectônicas do Caribe com a da América do Sul, a 140 quilômetros da capital, Caracas, e atingiu uma área de 160 quilômetros, provocando a queda de muitos edifícios e casas residenciais, bem num dia em que as pessoas estavam em suas residências comemorando feriado nacional. A presidente Delcy Rodriguez decretou estado de emergência, suspendeu as aulas e mandou paralisar o metrô. Já foram contabilizados 164 mortos e 971 feridos. Mais de 500 equipes de emergência trabalham para retirar sobreviventes dos escombros. O serviço geológico dos EUA estima que o número de mortos pode chegar entre 10.000 e 100.000 pessoas. Brasil, México, EUA, França, Turquia e Portugal anunciaram o envio de equipes de resgate e produtos medicinais. Outros países estão oferecendo ajuda humanitária. Um problema enfrentado é que o aeroporto internacional, situado a 40 quilômetros de Caracas, foi atingido duramente e está fechado. O abalo foi tão forte que fez tremer edificações em cidades do Norte do Brasil, como Belém e Manaus. Felizmente, para nós, não foi além do susto.
ADVERSÁRIO
As abóboras estão começando a se ajeitar com o andar da carruagem. A seleção brasileira fez uma apresentação de gala, derrotou a Escócia por 3 a 0 e Viníciu Jr. só não marcou 3 gols porque um foi anulado por uma falta que só o VAR acusou e o árbitro mexicano viu no monitor. Sob Carlo Ancelotti, Vini está jogando como faz no Real Madri e vai se tornando o destaque brasileiro na Copa. Alisson foi pouco acionado e nas duas oportunidades em que foi exigido, fez seguras defesas. Matheus Cunha está ganhando a titularidade, Rayan se revelando o subsituto ideal para Raphinha, Neymar pôde jogar uns 20 minutos, para alegria da torcida e companheiros de equipe e calar a boca dos corneteiros.. Os demeias estão cumprindo à risca os seus papéis. Nesta quinta-feira vamos conhecer quem será o nosso adversário no mata-mata de segunda-feira, dia 29. Holanda, Japão ou Suécia o nosso adversário.
Comentários
Postar um comentário