DEFENDE

 


24 de Junho, Dia de São João, primo de Jesus, que comia gafanhotos, pregador furioso, moralista e incorruptível que não deu tréguas ao trio Herodes, Herodíades e Salomé e morreu decapitado. A igreja santificou o homem e o povo humanizou o santo. O Nordeste o festeja como a nenhum outro. Quero reproduzir o comentário que li de autoria de Luiz Antônio Simas, professor de história, educador popular, escritor, poeta e compositor, autor de 30 livros. Ele escreveu: “Há quem implique com as festas populares, encarando-as como celebrações que alienam as comunidades dos perrengues do cotidiano, como se fossem ritos de esquecimento sem maiores profundidades. Há quem confunda festas com eventos desprovidos de sentidos mais amplos que o da mera celebração escapista de datas estabelecidas pelo calendário. Minha maneira de encarar as festas é outra. Encaro os festejos populares como ritos de reavivamento de laços sociais. É nas festas, sobretudo nesses tempos marcados pelo esfacelamento dos sentidos comunitários da vida, o indivíduo se dissolve novamente na coletividade, fortalece pertencimentos, tece sociabilidades e cria redes de proteção social. Festejar é também, dentre outros diversos sentidos, insurgir-se contra a desumanização, o individualismo e a decadência como experiência compartilhada”. Concordo com ele e lembro que a nossa Oktoberfest também serviu ao objetivo que defende.


INIGUALÁVEL


Desta vez só se pode elogiar a previsão feita pelo serviço de meteorologia. A temperatura despencou mesmo e acertou até no grau que o frio iria castigar a população da serra catarinense. Em Bom Jesus da Serra foram 9,1 graus negativos e em Urupema 8,3 abaixo de zero. As cidades mais frias do Paraná e do Rio Grande do Sul não chegaram nem perto das nossas. Santa Catarina é líder em frio e espero que cheguemos ao número de horas frias para que a nossa safra de maçãs seja boa, recorde e de sabor inigualável.


PÚBLICO


Li, certa vez, numa biografia do Marechal Floriano Peixoto, que,à noite, o então presidente saía do palácio disfarçado e ia ouvir o povo. Como era um livro de edição militar, trazido por meu pai, que trajava o uniforme verde, descrevia que a intenção era de saber a respeito de práticas comerciais e da cobrança de preços extorsivos. Pode ser que fosse mais para descobrir quem estava falando mal dele, para prender e mandar fuzilar, como foi feito em Florianópolis, cidade que em seu nome leva homenagem ao Marechal de Ferro. Agora leio que um prefeito catarinense, o de Criciúma, Vagner Espíndola, Vaguinho, passou 20 horas disfarçado de morador de rua, com o objetivo de verificar o atendimento dispensado aos necessitados. Pediu ajuda em semáforos, recebeu comida e dormiu sob a marquise de uma igreja. Pretendia permanecer 24 horas representando tal papel, que acabou, antes, porque foi reconhecido por uma equipe da própria assistência social do município. O experimento ocorreu em 10 de Julho de 2025 e só agora o vídeo realizado foi exibido ao público.

 

CARPINTEIRO


Eu sempre digo que o fato de quase tudo ser improvisado, aqui no Brasil, nos tornamos um povo supercriativo. No Blog de hoje quero dar dois exemplos. O primeiro tem como personagem principal Cristiano Gonçalves, um carpiteiro naval de Abaetetuba, no nordeste do Pará. O profissional construiu uma moto aquática, um “jet ski”, de madeira. Mostrou nas redes sociais a sua inovação com a qual está navegando pelos rios e igarapés da sua região. A moto aquática de madeira tem 4,5 metros de comprimento e se desloca graças a um motor Kawashima de 38 HP. A Marinha do Brasil tomou conhecimento e visitou o estaleiro, para fiscalizar, esclarecer e orientar as Normas da Autoridade Marítima. Vai ter que cumprir as exigências legais para dar continuidade ao sonho que tirou do papel e que repercutiu em todo o país. Para navegar com motor entram em cena regras de segurança, documentação e responsabilidade. Cristiano Gonçalves já conseguiu fazer o país olhar para um estaleiro amazônico e colocou a criatividade ribeirinha no centro das atenções navais. Espero que a burocracia emperrante não ponha fim ao projeto que nasceu da habilidade de um carpinteiro.


DONO


O segundo é o feito de Francisco Lucas Costa Veloso, conhecido como Chico Lucas. Ele é advogado, foi secretário de segurança do Piauí, seu estado natal, e criou lá um modelo inovador de combate ao roubo, furto e receptação de celulares. O sucesso da iniciativa piauiense chamou tanto a atenção que o inventor foi convocado a assumir o cargo de Secretário Nacional da Segurança Pública. Entrementes, ele já conseguiu a adesão de todas as 27 unidades da federação e criou um banco de dados, que reuniu informação sobre os mais de três milhões de celulares surrupiados que estão em circulação no país. Quem está usando um deles, mesmo sendo inocente, é convidado a devolver ao verdeiro dono. Se não o fizer será responsabilizado criminalmente. Muitas pessoas não registravam boletim de ocorrência, pois não acreditavam na recuperação. Daqui para frente todos os que tiverem celular furtado ou roubado devem ir à delegacia mais próxima ou usar o registro virtual da ocorrência, pois com o auxílio das operadoras, o aparelho será localizado e voltará às mãos do verdadeiro dono.


BAIXA


O presidente Donald Trump está comemorando a vitória dos candidatos da direita na Colômbia e Peru. Fez questão de publicar na sua rede social artigo de jornal comentando que dos 12 países da América do Sul 8 já tem governos da direita e o maior, que é o Brasil, vai eleger o novo presidente. Enquanto ele festeja o sucesso dos candidatos da Oposição, nos EUA caminha para enfrentar uma possível derrota no pleito parlamentar do meio de mandato e acaba de sofrer um revés mesmo tendo a maioria no legislativo. Quatro representantes do Partido Republicano acompanharam os oposicionistas Democratas e decidiram que, se ele quiser recomeçar a Guerra no Irã, terá que obter a autorização da maioria parlamentar. Reconheceram que a intervenção no país do Oriente Médio foi um fria, como já ocorreu no Vietnã e no Afeganistão, onde as tropas norte-americanas só gastaram munição e tiveram que se retirar de cabeça baixa.

 

QUILATES


19 horas desta quarta-feira, em Miami, o Brasil vai ter pela frente a seleção da Escócia. É o nosso último jogo da fase de grupos. Transmissão pela TV Globo, Ge TV, Sportv, Globoplay, Cazé TV, SBT e Nsports. Vencendo e terminando em primeiro lugar no Grupo C, o nosso selecionado voltará a jogar no dia 29 de Junho, segunda-feira, às 14 horas, em mata-mata. Com nova vitória chega às oitavas de final, no domingo, 5 de Julho, às 17 horas. Novo sucesso e quartas de final em 11 de Julho, sábado, 18 horas; semifinal às 16 horas do dia 15 de Julho, sábado; e final da Copa do Mundo às 18 horas, do dia 18 de Julho, sábado.Vamos torcer para que o Brasil chegue lá e traga o Troféu criado, em 1971, pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga e feito de ouro maciço de 18 quilates.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GERMÂNICA

DEMITIDOS

ELEIÇÕES