CALEJADOS
Ouvi a Denise Bischling entrevistando Edison da Silva, apelidado Harley MX, artista, piloto de motocross e empresário. Ele, depois de 2 anos de resistência, filiou-se ao Partido Novo e saiu candidato a vereador. Nem acredita que recebeu 1.700 e ficou na terceira suplência. Tem um “site” em várias plataformas digitais e contou que tem milhares de seguidores, que não param de fazer reclamações, contra desmandos e mazelas na saúde, educação, transporte coletivo, água, tratamento do esgoto e outras obras de infraestrutura em Blumenau. Confessa que a culpa pela situação atual é da sua geração, que só queria saber da Rivage, da Subtenentes e achava que política era coisa suja, só para desonestos. Aí deu no que deu e se os jovens não se envolverem, os que estão mandando continuarão mandando por muito mais tempo. Corajoso, mas, quem vota precisa analisar bem os candidatos porque nem todos os jovens são santinhos. Muito pelo contrário. Assim como nem todo membro das velhas gerações é safado. Concordo que no poder legislativo urge uma renovação, seja com jovens ou com mais calejados.
REAL
Fico com a impressão de que Santa Catarina está tendo duas versões: uma virtual e outra real. Na Santa Catarina virtual, o governo estadual anunciou um verão histórico, com 3 milhões de turistas, apenas em Floripa, campanhas promocionais e crescimento de dois dígitos. Na Santa Catarina real os empresários amargando uma temporada 10% abaixo do esperado. Os argentinos desapareceram das praias e o gasto médio por turista escolheu. Qual será a Santa Catarina que pode ser chamada de “fake news”, a virtual ou a real?
SUPERSAFRA
Já elogiei o trabalho da Epagri, que tem dado uma grande contribuição para a agricultura catarinense. Ela acaba de lançar em Pinhalzinho uma semente de milho que vinha desenvolvendo desde 2012 e que vai ser uma mão na roda para a agricultura familiar. Diferente do milho hibrido de laboratório, o Prodígio, como foi batizado, é um milho de não teve genes modificados em laboratório. Todo o processo de seleção de plantas estáveis ocorreu diretamente no campo. Foi “lapidado” para manter suas características através das gerações, passando por testes em cidades com climas e solos bem variados, como Papanduva, Chapecó, Guatambu, Campos Novos e Ituporanga. O material é rústico de verdade, aguenta firme a seca e tolera invejavelmente o problema causado pela cigarrinha do milho. Como não foram usados fungicidas durante o processo de melhoramento, a planta desenvolveu resistência natural. Na produtividade desbancou o campeão, com rendimento médio de 9,9 toneladas por hectare (cerca de 165 sacas). Não entendo de milho, mas adoro saborear uma soca. Só fico com medo que a plantação seja tão bem sucedida que venha a acontecer como com os plantadores de cebola e de alho, desesperados por causa da supersafra.
SANITÁRIO
Estamos na Quaresma e em todas as sextas-feiras, até a Sexta-Feira Santa, os cristãos não costumam consumir carne vermelha e aves. A base da alimentação passa a ser o peixe. Talvez por isso é que a Polícia Rodoviaria Federal, em fiscalização noturna, apreendeu um caminhão, na BR-343, em Piripiri, no Piauí, trasportando 1,5 milhão de tilápias vivas, com declaração de material perigoso. O caminhão levava 9 contêineres, com capacidade de mil litros cada. Um dos contêineres transportando os peixes havia sido utilizado para o transporte de ácido sulfúrico. As tilápias, pobrezinhas, foram parar no aterro sanitário.
SAFADINHAS
Abomino o machão que não respeita a mulher esquecendo que nasceu de uma delas e que uma delas é mãe de seus filhos. Acho que a mulher é mais responsável quando dirige automóvel, pensa mais para tomar uma decisão errando menos e tem uma qualidade que homem não tem: a intuição feminina. Acredito que, sendo a maioria da população, as mulheres deveriam ter maior representação na política local, estadual, nacional e internacional. Mas, de vez em quando aparecem umas que são verdadeira decepção. Assim é que acabam de ser presas duas mulheres que estavam contrabandeando canetas emagrecedoras e perfumes. Uma estava estudando medicina no Paraguai, vai ser extraditada. A outra foi detida em Minas Gerais. Duas moças bem safadinhas.
LEI
Uma outra moça passou mal antes de embarcar no Aeroporto de Viracopos com destino a Paris. Foi presa porque, como “mula”, levava uma quilo de cocaína no estômago. A prisão deu origem à Operação “Venenum Transit”, que levou à detenção de oito pessoas no Amazonas e 14 em outros estados, ligadas ao PCC, que recrutava viajantes para levar cocaína para a Europa em cápsulas ingeridas. A PF suspeita que 30 pessoas estejam envolvidas no tráfico de drogas e investiga para descobrir o chefe. Em Manaus foram presos 3 funcionários públicos: Izaldir Moreno Barros, servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas; Adriana Almeida Lima, ex-secretária de gabinete de liderança da Assembleia Legislativa; e Anabela Cardoso Freitas, investigadora da Polícia Civil que integra a Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus e foi chefe de gabinete do prefeito David Almeida. Mais duas fora da lei.
FUNÇÃO
A bela Ilha de Fernando Noronha tornou-se grande atração turística. Onde vai o homem o lixo é produzido em grande quantidade. Por isso o governo contratou um navio que tem por meta retirar todos os resíduos deixados na ilha. Pois não é que, em janeiro, enquanto o lixo se acumulava em Fernando Noronha, a embarcação partiu do porto carregando apenas um micro-ônibus. A ilha pertence a Pernambuco, um dos dois estados brasileiros governado por mulher. É Raquel Lyra, culta e bem preparada, que realiza um excelente trabalho voltado para o bem do povo. Ela não pode ser responsabilizada pelo desvio de função.
SATIVO
Lá foi o Lula para tentar fazer o que os portugueses fizeram em priscas eras, trazendo para o Brasil produtos da Índia e levando para lá o caju, cuja semente se tornou uma riqueza da Província de Kerala, onde é chamada de “noz de português”. O nosso presidente quer aproveitar a amizade para desenvolver negócios, pois apesar da Índia ter hoje a maior população mundial e estar crescendo a olhos vistos, pouco representa para as exportações brasileiras. Assim é que vai inaugurar uma agência da APEX em Nova Déli. O Aerolula foi superlotado de ministros, assessores e até o governador da Bahia. Do empresariado 300 confirmaram presença na comitiva que além da Índia vai à Coreia do Sul. A maior parte é do agronegócio e da indústria de alimentos. Tomara que consiga vender a nossa cebola e o alho sativo.
SANITÁRIO
Estamos na Quaresma e em todas as sextas-feiras, até a Sexta-Feira Santa, os cristãos costumam não comer carne vermelha e aves. A base da alimentação passa a ser o peixe. Talvez por isso é que a Polícia Rodoviaria Federal, em fiscalização noturna, apreendeu um caminhão, na BR-343, em Piripiri, no Piauí, trasportando 1,5 milhão de tilápias vivas, com declaração de material perigoso. O caminhão levava 9 contêineres, com capacidade de mil litros cada. Um dos contêineres transportando os peixes havia sido utilizado para o transporte de ácido sulfúrico. As tilápias, pobrezinhas, foram parar no aterro sanitário.
CAMPO
Para a disputa da Recopa Sul-Americana, o Flamengo, campeão da Taça Libertadores foi a Buenos Aires para a primeira partiida contra o Lanús, campeão da Copa Sul-Americana. Os craques milionários do rubro-negro carioca contra os jogadores pobres argentinos. O estádio ficou lotado. Todos querendo ver o considerado melhor time do continente, que levou o PSG até a disputa dos penaltis, no mundial de clubes, e teve até a chance de vencer. Só não queriam ser goleados. Mas, na verdade, o que viram foi o seu time dominar o jogo, marcar 3 gols, 2 anulados por impedimentos, e vencer por 1 a 0. Agora, no Maracanã, o Flamengo vai ter que justificar a fama. Se empatar, adeus ao título e ao troféu. Se ganhar por um gol de diferença terá que torcer para vencer nos pênaltis. Lucas Paquetá, o craque de 50 milhões de dólares, e seus companheiros terão que derrotar o Lanús por 2 gols de diferença. Impossível não, mas vão precisar jogar futebol e não apenas desfilar em campo.
Comentários
Postar um comentário