VENTANIA

 


São Paulo, pelo seu clima, foi denominada Terra da Garoa. Agora pode ser chamada de Terra do Temporal. A chuva e o vento causaram enormes estragos na capital paulista e em outras cidades do interior. Na capital, desde quarta-feira passada, milhares de pessoas estão vivendo sem energia elétrica e água. Os prejuízos com produtos deteriorados e pela falta de consumo chegam aos milhões de reais. A concessionária do fornecimento de energia elétrica está apanhando para solucionar o problema. Poderia pedir auxílio da CELESC, que rapidamente dá conta de resolver os nossos casos. E mais uma vez lamenta-se a falta da fiação elétrica subterrânea, porque a aérea é sempre atingida pelas árvores que caem com a ventania.


SENADO


No domingo, partidos, artistas, intelectuais e instituições sociais esquerdistas botaram o povo na rua. Chamamento para protesto contra a dosemetria e anistia e a favor dos dois dias de folga para os trabalhadores e defesa das mulheres. Conseguiram milhares, principalmente em São Paulo, Rio e Brasília, mas também até em Manaus e Florianópolis, onde policiais militares tentaram demover os participantes. Acredito que foi uma manifestação pacífica a que recebeu o título de Congresso Inimigo do Povo. O chavão pode pegar bem e servir como mote da campanha petista e demais partidos da esquerda, para tentar obter a maioria na Câmara e Senado.


LAMENTÁVEL


Criado ouvindo, desde pequenino, que em mulher não se bate nem com uma flor, custa-me a acreditar na informação de que o Brasil apresenta a vergonhosa situação de ter quatro mulheres mortas por dia, mercê da violência doméstica. Na minha opinião, os homens não aceitam a mudança que houve na sociedade. No tempo das nossas avós, as mulheres era preparadas para ser “do lar” e para garantir a sua subsistência aceitavam traição e maus tratos. Hoje as mulheres estão prontas para assumir cargos em qualquer área e saem das universidades com diplomas e condições de sua manutenção própria e também dos filhos. Se o Príncipe Encantado pisa na bola, seja namorado, noivo ou companheiro toma um ponta pé na bunda. E aí, com o orgulho ferido, os machões partem para a ignorância. Lamentável. 

 

MILITAR 


Domingo teve eleição no Chile. Naquele país havia alternância no poder entre centro esquerda e centro direita. Desta vez, entretanto, passou da centro esquerda para a extrema direita. No segundo turno, o candidato José Antonio Kast, o primeiro a se anunciar admirador de Pinochet, conquistou 58,3% dos votos do eleitorado chileno. A candidata governista Jeanette Jara, ficou com 41,70%. O vencedor do pleito explorou o medo dos eleitores com relação ao aumento da criminalidade e contra a imigração, para conduzir o pais à mais acentuada guinada para a direita, desde 1990, desde o fim da ditadura militar.


DÓLARES


A Austrália é pouco citada nos nossos órgãos da imprensa. Distante, na Oceania, bem organizada e próspera, com legislação preventiva e punitiva britanicamente organizada, desde os tempos em que era local de degredo, chamou a atenção no fim de semana. Um grupo da comunidade judaica comemorava numa praia de Sidney a sua Festa das Luzes quando foi surpreendida por pai de 50 anos e filho de 24, portando armas de grosso calibe, mataram 16 pessoas, inclusive uma menina de 10 anos e um idoso de 87, e feriram outras 42. O pai foi morto pela polícia e o filho levado para hospital gravemente ferido. Os dois terroristas Sajid e Naveed Akram, haviam recentemente se filiado ao Estado Islâmico. Imperdoável fanatismo religioso. O ocorrido revelou um herói. O sírio Ahmed al Ahmed, vendedor de frutas, mesmo ferido na mão e no braço, conseguiu desarmar um dos atiradores, salvando a vida de muitas pessoas. Fizeram uma vaquinha para recompensá-lo e, em poucas horas, juntaram um milhão de dólares.


ALUNOS


Nos Estados Unidos começa a fazer parte do cotidiano a ação de algum maluco matando jovens estudantes universitários. No sábado foi a vez da faculdade de engenharia da Universidade de Brown, no estado de Rhode Island. Um atirador, que continua sendo procurado pela polícia, matou duas pessoas e feriu outras nove, que estão hospitalizadas em estado crítico. Estavam sendo realizadas as provas do segundo dia para o encerramento do semestre. A universidade é uma das mais prestigiosas do país e tem 10 mil alunos.


MARACANÃ


Ficamos sabendo quais os dois times que decidirão a Copa do Brasil de 2025. O Cruzeiro teve a chance de eliminar o Corinthians na cobrança dos pênaltis, após vencer a segunda partida por 2 a 1. Gabigol, que entrou no finzinho só para cobrar a última das cinco penalidades máximas, chutou fraco e Hugo Souza defendeu. Com 4 a 4 no marcador a decisão foi para as cobranças alternadas. A primeira do Cruzeiro propiciou nova defesa sensacional do goleiro corintiano. O encarregado do Timão converteu e garantiu a sua presença na final. Mais tarde aconteceu o duelo Fluminense x Vasco. O Fluminense venceu por 1 a 0, com gol contra de Paulo Henrique, o que levou a decisão para os pênaltis. Dois grandes goleiros apostos: Fábio e Leo Jardim. Thiago Silva foi o primeiro a cobrar para o Flu e converteu: 1 a 0. Fábio defendeu a primeira cobrança vascaina, de Vegetti. 0 Flu, botou a segunda bola no fundo da rede e aumentou para 2 a 0. Na sequência 2 a 1, 3 a 1, 3 a 2 e 3 a 3 porque Leo Jardim pegou a bola chutada por John Kennedy. Na quinta cobrança caindo para a direita, defendeu com o pé a bola chutada por Canobbio no meio da sua meta. Puma Rodriguez foi lá e marcou o gol do resultado final de 4 a 3, com a classificação vascaína. No dia 17, quarta-feira, 21:30 horas, vai acontecer a primeira partida final Corinthians x Vasco em São Paulo. A segunda, decisiva, no dia 21, domingo, 18:30 horas, no Maracanã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS