LUGAR
Em decisão inédita no país, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o fim das cotas raciais nas nossas universidades estaduais. O Ministério Público já se opôs e o governo federal estuda medidas que possam barrar a novidade. Bem agora que o governo Jorginho Mello criou o programa do ensino universitário gratuito. Parece-me que aqui a decisão foi bem recebida. Nos outros estados, contudo, virou até motivo de piada. Universidade sem cotas para negros, pardos, indígenas e colombolas deixando de beneficiar tais excluídos da sociedade parece querer mostrar que Santa Catarina é mesmo terra de alemão. Só para brancos e o resto que se coloque no seu lugar.
ELETRÔNICAS
O nosso senador Espiridião Amin, que costuma aparecer graças à sua careca, agora ganhou manchetes, como relator do projeto de dosimetria, ao admitir “gravidade da discrepância” e prometer solução. O texto é de autoria do deputado federal Paulinho da Força, que em matéria jurídica só conhece o direito de greve. Espiridião Amin, mesmo não sendo advogado, reconheceu que se o projeto for aprovado em lei vai beneficiar até criminosos de corrupção ou delitos sexuais. O objetivo é reduzir as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e, de quebra, os outros réus condenados pelos ataques aos prédios dos Três Poderes, incentivados pelo fato do Capitão Bolsonaro ter perdido a eleição nas urnas eletrônicas.
PROPORÇÕES
Tomei conhecimento de que no município de Navegantes existe o Parque Natural das Pedreiras, que foi inaugurado em 20 de Dezembro de 2024, como consta na bela placa com os nomes de todos os criadores da Unidade de Conservação da Natureza. Como falta nele equipe de orientação e vigilância ds visitantes, acho que deveria proibir a entrada de ambientalistas como o professor Lauro Bacca. Só permitir o acesso aos que adoram o improviso, plantando árvores exóticas, trocando os nomes das árvores da Mata Atlântica, furtando orquídeas e bromélias e na entrada e saída misturando nos recepientes lixo orgânico com reciclável. Como deixaram, Lauro Bacca subiu a trilha até os 156 metros de altura, onde está o mirante donde se descortina vista maravilhosa, inclusive com luneta, mas que não precisava derrubar árvores para facilitar a vistão da paisagem. Numa longa exposição negativa de tudo o que viu e experimentou, o ambientalista resumiu tudo no texto de Hermes de Aquino sobre Machu Pichu, com o qual iniciou seu artigo para O Município: “Uma desilusão no meu coração se fez de repente, no meio da montanha. Um hotel enorme, cheio de gente. Fotos, chicletes, coca, uma massaroca pra lá e pra cá. Nem um deus, nem uma prece, era o progresso chegando lá”. Situação bem similar, guardadas as proporções.
BÍBLIA
Não sei o que é que está incomodando os nossos parlamentares com relação à Bíblia. Foi apresentado um projeto de lei aprovado em 2022 com a proposta, para mim estranha, de que o texto não sofra qualquer “alteração, adaptação, edição, supressão ou adição aos ensinamentos do Livro Sagrado, composto pelo Antigo e Novo Testamento, em seus capítulos e versículos. A proposição é do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA). Ele chamou a Sagrada Escritura de “patrimônio espiritual, cultural e religioso do povo brasileiro”. O projeto está para discussão no Senado e instituições tanto da igreja católica quanto das evangélicas questionam a criação de uma lei que proíba mudança na Bíblia, sem especificar qual a versão seria a oficial. Será que o Pastor Parlamentar teme que o STF encontre algo inconstitucional na Bíblia? Ou que o Xandão invente que Jesus Cristo, quando disse “muitos virão e pregarão em meu nome. São lobos em pele de cordeiro” estava se referindo a ele e outros pastores pentecostais e mande prender e arrebentar.
ELEITORADO
A Paraná Pesquisas foi ouvir o eleitorado paulista para verificar quem lidera a corrida ao Senado no Estado de São Paulo. Os favoritos, a menos de um ano das eleições federais, são o ministro Fernando Haddad, que apareceu com 40,3% das intenções de voto, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro com 30,7%. Na referida pesquisa, cada um dos entrevistados podia citar dois nomes da lista de potenciais candidatos. Em cenário alternativo, sem os dois, a disputa é liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin com 41,9% do eleitorado e Guilherme Derrite com 23,9%. A polarização entre esquerda e direita prossegue no nosso maior eleitorado.
ALVORADA
O Brasil passou a presidência do BRICS para a Índia. O embaixador Maurício Lyrio transferiu formalmente a função para o embaixador indiano Sudhakar Dalela. O novo mandato terá início no dia 1o de Janeiro de 2026 e aí o presidente Lula poderá se voltar exclusivamente para sua amizade com o presidente Trump e com os atos que possam alavancar a sua candidatura para mais um período de quatro anos residindo no Palácio da Alvorada.
EMPATE
Na tarde deste domingo, 18 horas, vamos conhecer o primeiro finalista da Copa do Brasil, o lVorinthians, que ganhou a primeira partida joga pelo empate. O Cruzeiro precisav vencer e com diferença de gols, para não ter que decidir nos pênaltis. À noite, 20:30 horas, saberemos qual será o outro finalista. Vasco x Fluminense, no Rio, com os vascaínos podendo jogar pelo empate.
Comentários
Postar um comentário