EUROPEUS
Está dando a impressão de que São Pedro brigou com São Paulo. A verdade é que resolveu abrir as comportas do céu e tem despejado água pra mais de metro na capital e no interior paulista. No litoral norte ocorreu uma precipitação de 142 milímetros em cerca de 24 horas, matando duas pessoas. Na capital as chuvas intensas deixaram milhões sem energia elétrica e bilhões de prejuízos. Prefeitura, Estado e União se reuniram e decidiram pelo início de ação para caducar a concessão dada para a ENEL em 1998, com validade por 30 anos, até 2028. Foi para acalmar as críticas, mas de difícil consecução porque o governo italiano é o maior acionista da ENEL e sua primeira-ministra pode melar o acordo com o Mercosul. Georgia Meloni já declarou que considera “prematuro” o prazo proposto por Lula para a assinatura e olha que estamos há 26 anos negociando com os europeus.
BRASIL
O Amapá, para encerrar o fim do ano de 2024, organizou uma programação de primeiro mundo, com apresentações de grandes artistas nacionais, inclusive com a maior estrela: o Rei Roberto Carlos. Na divulgação do “maior Reveillon da Amazônia”, o governo paraense jogou confete no próprio governador, Clécio Luiz (Solidariedade) e no senador Davi Alcolumbre (União), que nem ocupa cargo no Amapá. O texto falando do apoio do senador, que garantiu investidores da iniciativa privada. Surgiu, agora, uma versão menos congratulatória, a proposta de delação premiada de dois investigados pela fraude bilionária no setor de combustíveis. O empresário Roberto Leme, o Beto Louco, e seu sócio Mohamad Hussein Mourad, o Primo, querem abrir a boca. A dupla propõe revelar como abasteceu boa parte do Panteão do Congresso Nacional com dezenas de milhões de reais em busca de influência, entre 2021 e 2025, com destaque para Davi Alcolumbre, presidente do senado, e Antonio Rueda, presidente do União Brasil.
TRAQUE
No episódio dos “shows” de Macapá, Beto Louco conta que desembolsou 2,5 milhões de reais, a pedido de Alcolumbre, para bancar o espetáculo de Roberto Carlos. A tratativa no dia 20 de Dezembro de 2024, em reunião presencial no gabinete do senador, em Brasília. Era o dinheiro que faltava para pagar Roberto Carlos. Não sei se porque a delação premiada seria do chamado Beto Louco a PGR rejeitou. Interlocutores afirmam que o procurador geral da república, Paulo Gonet, concluiu que o material entregue não apresentou “materialidade suficiente”. Conforme a revista Piauí, que levantou o tema: “Será uma lástima, porém, se a delação for rejeitada mesmo tendo elementos consistentes e passíveis de apuração. Segundo a mesma publicação, Paulo Gonet já tinha em mãos o pedido de delação quando foi para a sabatina no Senado e ajudado, pelo influente presidente da casa, conseguiu ser reconduzido ao cargo, com o resultado mais apertado de toda a história. Foram apenas quatro votos a mais do que os 41 para alcançar a maioria simples. Beto Louco é ligado ao PCC e prometeu apresentar provas para emplacar a sua delação premiada. Vamos ver se explode uma bomba ou apenas solta um traque.
POVO
Bem dizia Ulisses Guimarães que “político só tem medo de uma coisa: de povo na rua”. Depois das grandes manifestações públicas, o presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, avisou que não vai colocar em votação a proposta de reajuste dos funcionários da Casa. Mesmo cobrado, nos bastidores, e de considerar legítima a reivindicação, não teve coragem para colocar o tema em apreciação, por certo temendo que o povo voltasse a protestar com o “slogan”: Congresso, Inimigo do Povo.
PLANALTO
A Dosimetria passou disparado pela Câmara dos Deputados. No Senado havia o discurso de que seria derrubada e não foi. Foram 48 votos a favor e 25 contra. Agora o projeto de lei vai para sanção presidencial. Governistas afirmam que Lula vai vetar. Ele tem até Janeiro de 2026 para decidir. Quem sabe resolve dar um presente de Natal para Jair Bolsonaro e todos os condenados da tentativa de golpe. No Senado o sinal verde foi dado por Jacques Wagner, líder do governo. Dizem que a contragosto do Planalto.
CONTAS
O Congresso Nacional concluiu as votações e aprovou a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços. Era o ponto estratégico para o início efetivo da Reforma Tributária do Consumo, no início de 2026. O Comitê formado por 27 representantes dos Estados e Distrito Federal e 27 dos Municípios e terá a função de cobrar, fiscalizar e distribuir o IBS, novo tributo que vai substituir ICMS e o ISS. Fernando Haddad está mais feliz ainda com a aprovação das novas aliquotas de impostos para as empresas de apostas “online” (Bets) e algumas Fintechs e instituições financeiras não bancárias, bem como a redução de benefícios fiscais concedidos a diversos setores da economia. Conseguiu os 20 bilhões que vai precisar para fechar as contas.
ASTROBIOLOGIA
O cometa interestear 31/ATLAS, descoberto em 1o de Julho de 2025 pelo telescópio ATLAS no Chile, neste dia 19 de Dezembro estará no ponto mais próximo da Terra, 270 milhões de quilômetros de distância. Ele viaja a uma velocidade de 210 mil quilômetros por hora e está chamando a atenção dos cientistas. Primeiro porque tem alta concentração de dióxido de carbono em comparação à água, um fenômeno ainda não observado em outros cometas. Também pode ser o cometa mais antigo já identificado. Com 3 bilhões de anos superior à idade da Terra pode oferecer informações valiosas sobre a história do nosso próprio sistema solar e de outros sistemas distantes. Os achados científicos, incluindo a presença de cianeto, uma molécula comum em cometas que passam perto do Sol tem potencial para enriquecer o conhecimento sobre processos químicos que ocorrem em cometas que podem ter implicações para a astrobiologia.
CASA
Corinthians e Vasco empataram de 0 a 0, em São Paulo. Cada time marcou um gol, anulado por impedimento. 47 mil torcedores no Estádio de Itaquera, que não lotou. Lotado vai estar o Maracanã, domingo, às 18 horas, porque os 65 mil ingressos já foram todos vendidos. O Vasco, que jogou melhor no campo adversário, vai decidir a Copa do Brasil em casa.
Comentários
Postar um comentário