EMERGÊNCIA
Entre a madrugada e a tarde do dia 24, o forte temporal com rajadas de vento causou grandes estragos em Jaraguá do Sul. Para se ter uma ideia da destruição, o tradicional e histórico salão da Sociedade Alvorada foi simplesmente arrasado. Foram danificados o telhado, paredes, equipamentos e bebidas. Prejuízo de 350 mil reais, segundo as estimativas. Pior o que aconteceu em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Lá tornado com ventos de 100 quilômetros por hora devastaram a cidade e o prefeito foi obrigado a decretar situação de emergência.
VIAJAR
Fim de ano, com muitas festas e confraternizações e com muitas mortes em acidentes de trânsito. Entre os dias 16 e 23 de Dezembro, só nas rodovias federais ocorreram 1.861 acidentes. 2.136 feridos e 163 mortos. A maior parte em Minas Gerais. A Bela e Santa Catarina ficou em segundo lugar e o Paraná em terceiro. Não adianta reforçar o policiamento e clamar para que não bebam, porque não consegue acabar com a irresponsabilidade. Na BR-101, em Biguaçu, um jovem de 37 anos de idade, em alta velocidade, transitando sob chuva e com a pista molhada, derrapou numa curva e foi atropelar no acostamento dois policiais federais que atendiam a uma ocorrência e duas pessoas envolvidas. As vítimas com sérias fraturas na pernas e braços. O responsável nada sofreu, mas negou-se a fazer o teste do bafômetro. Ainda é válida a antiga máxima: “Perca um minuto na vida e não perca a vida num minuto”. Boa viagem e boa sorte para quem vai viajar.
LAR
Quando vários irmãos órfãos ficam na dependência de adoção normalmente vivem o drama da separação. São adotados por famílias diferentes e podem até nunca mais se ver. Por isso quero festejar o que aconteceu em Lages. Um casal, que já tem 3 filhos adultos, adotou 5 irmãos. Não sei se já houve gesto de amor e solidariedade idêntico. Passando a ter 10 membros, a família teve que mudar a rotina e até de residência. O mais bonito de tudo é que os cinco receberam da Vara da Infância e Juventude de Lages a permissão para passarem o Natal já integradas no novo lar.
CIDADES
Eu nunca havia ouvido falar da cidade de Turilândia, no Maranhão. É realmente pequena, tem 38 mil habitantes e a pacata localidade não tinha motivo para virar manchete nacional. Eis que os políticos locais conseguiram o destaque, através de atos de corrupção. Pela roubalheira de 56 milhões de reais, desviados através de empresas fictícias foram presos o prefeito Paulo Curió (União Brasil), a primeira-dama, a vice-prefeita Janaína Lima, os onze vereadores, o contador da prefeitura e outros envolvidos. A operação policial cumprindo 51 mandados de busca e 21 de prisão em várias cidades.
ENGODO
O Dr. Drauzio Varela decidiu entrar com ação judicial contra a Meta, proprietária do Facebook e Instagram, pelo uso indevido da sua imagem e voz em perfis falsos que vendem produtos fraudulentos. Ele afirmou que solicitou a retirada e que a plataforma foi negligente e lucra com essas propagandas, sendo tão parte do problema quanto os criminosos. São feitos anúncios mentirosos de medicamentos, que não fazem efeito e prometem a cura de doenças, como câncer, diabetes e obesidade, enganando principalmente pessoas humildes, usando a sua credibilidade. Investigação concluiu que 76% das propagandas apresentadas com depoimentos de médicos, artistas e empresários conhecidos, feitos com inteligência artificial, são puro engodo.
SIGILO
Apesar da Procuradoria Geral da União ter pedido adiamento, o ministro do STF, Dias Toffoli, marcou para a terça-feira, dia 30, a audiência de acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Henrique Costa. Além dos dois, Toffoli também convocou o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. O magistrado pretende ouvir e confrontar as declarações de ambos, no âmbito do inquérito que apura fraudes financeiras do Master e do BRB. O ministro Toffoli é o relator do caso, que determinou que tramite em sigilo.
PERSISTINDO
Para ganhar numa loteria dos EUA o apostador tem que ser mesmo um sortudo. Tem que acertar os cinco números sorteados, na ordem certa do sorteio e mais um número extra, chamado Powerball. Pois não é que na extração da noite do dia 24 um morador do estado de Arkansas tinha escolhido 04, 25, 31, 52 e 59 e 19 como o extra. Vai receber um bilhão e oitocentos e dezessete milhões de dólares. Este foi o segundo maior prêmio lotérico da história dos EUA. A nossa Mega da Virada parece que vai chegar a um bilhão de reais e se tornar o nosso maior prêmio. Não sou de Arkansas, mas lembrei-me do conselho de minha avó: “Nunca desistas do teu sonho porque um dia Alcanças”. Estou persistindo.
Comentários
Postar um comentário