COLETIVIDADE


O suplente de vereador, em exercício, Mário Kato, anunciou na tribuna da Câmara Municipal, que entrou com ação civil pública, acatada pela Justiça, que determinou que o prefeito Egídio Ferrari explique, em 72 horas, a contratação sem licitação de uma empresa para realizar pesquisa de opinião para avaliar a gestão municipal, estadual e federal, com indagações que evidenciam caráter eleitoral. Essa pesquisa deveria ser financiada pelo partido politico e não com dinheiro público. Afirmou que é ilegal o uso indevido de recursos públicos comprometendo investimentos essenciais na saúde, educação e obras de saneamento. Não conheço o vereador. Reconheço, porém, que ele está cumprindo o papel de fiscalizar o executivo. Espero que também trabalhe por leis que sejam úteis para toda a coletividade.


PREFEITO


Foi impressionante a imagem do carro sendo carregado pela água da chuva, em Palhoça, levando uma família para a morte. O homem natural do Haiti, a mulher da República Dominicana e a filha de apenas 6 meses de idade, por certo brasileira. Morte por afogamento. Em Campos do Jordão a chuva provocou desbarrancamento que levou à queda de uma casa e morte de uma mulher. Em São Paulo 231 árvores caíram com o vento de quase 100 por hora. 40 ainda atrapalhando o trânsito porque estão sobre fios elétricos energizados. 2.000.000 de paulistas sem energia elétrica, inclusive o prefeito.


NEGÓCIOS


Como se dizia antigamente, os Pais da Pátria estão fazendo serão em Brasília. Para mostrar a sua força estão agindo madrugada a dentro e bagunçando o coreto. Salvaram da cassação do Glauber Braga, esquerdista que deu um chute em direitista e sentou na cadeira do presidente da Câmara Federal. Compensaram em também só suspender as atividades por 6 meses e não cassar a direitista, Carla Zambelli que correu de revolver em punho atrás de um esquerdista e mandou um “Hacker” invadir a computação do Conselho Nacional de Justiça e emitir ordem de prisão de Alexandre de Moraes, assinada por ele próprio. Contrariando determinação do STF, Hugo Motta decidiu que a perda do mandato de Alexandre Ramagem, que se mandou para Miami, deve ser analisada em plenário, no dia 17, próxima quarta-feira. Acabo de receber a notícia de que o Governo também levou chumbo na votação da dosimetria por não pagar emendas prometidas. Um vídeo gravado, clandestinamente, de conversa de deputados federais é prova cabal das combinações. Os advogados por certo vão dizer que é tudo montagem de inteligência artificial. Ganham bem para defender a turma do Balcão de Negócios.


TETRA


Na COP-30 o governo brasileiro sofreu uma derrota quanto ao tema dos combustíveis fósseis. Agora, na segunda-feira, o presidente Lula deu 60 dias para os ministro Marina Silva, Fernando Haddad e Alexandre Silveira elaborarem diretrizes para a transição energética que seja “justa e planejada”. Para o brasileiro é mais fácil parar de comer picanha do que deixar de consumir gasolina e diesel. Marina Silva se preocupa verdadeiramente com o meio ambiente. Fernando Haddad está mais preocupado com os impostos sobre combustíveis. Alexandre Silveira querendo se consagrar enriquecendo o Brasil com o petróleo da Margem Equatorial. O Lula pensando no dia 3 de Outubro do ano vindouro, com o desejo de obter o tetra.


TRANSPORTE


Pedro Rousseff é neto da ex-presidenta Dilma e vereador em Belo Horizonte. Ele entrou com uma ação na justiça federal pedindo o cancelamento dos benefícios e privilégios concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no período em que estiver preso. O juiz federal substituto Pedro Pereira Pimenta proferiu uma decisão liminar (temporária) favorável ao pedido do vereador em ação civil pública. Determinou o corte imediato, dando 48 horas para a União bloquear a cessão de servidores para a segurança, veículos oficiais e motoristas que estavam à disposição do ex-presidente, que somente no primeiro semestre de 2025 ultrapassou os 521 mil reais. O que é de admirar é que até hoje nenhum deputado federal ou senador tenha a atenção chamada para o fato. O agrado, por nossa conta, é válido para todos os presidentes vivos. É preciso cuidar da sua segurança e do seu transporte.


ARREGALADOS


Na guerra econômica dos EUA com a China, o presidente Trump acreditou que com o Tarifaço iria ferrar os chineses. Eles nem se preocuparam com as dificuldades de norte-americanos importadores de produtos “Made in China”. Trataram de aumentar seus negócios com a União Europeia, Sudeste Asiático, América Latina, África e Austrália. Tornou-se o primeiro grande país a conceder tarifa zero para os países menos desenvolvidos com os quais mantém relações diplomáticas. O resultado foi que embora as exportações para os EUA caírem 29% a China estabeleceu recorde histórico nos últimos 11 meses, de Janeiro a Novembro. Registrou superavit de um trilhão de dólares no comércio internacional. Um truque chinês para passar Donald Trump para trás foi deixar o acabamento de produtos de exportação para ser realizado no México e outros países sem tarifa ou com pequeno imposto de importação. Assim seus produtos entram numa boa nos EUA como procedentes do México e outras nações. Imagine só o que seria se os chineses tivessem os olhos arregalados.


TELEVISOR


Minha mulher, agoniada, me perguntou se não vai acabar mais esta história de futebol de manhã, à tarde e à noite, fazendo as novelas começarem mais cedo e os capítulos serem mais curtos. Ficou difícil explicar que é tudo “Business”. Proliferando as apostas “on line” tem campeonatos e torneios regionais, nacionais e internacionais, masculinos e femininos, tudo com cobertura, ao vivo, porque abundam os patrocinadores. Na quarta-feira foi a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Em Belo Horizonte, 60 mil no Mineirão para ver o Corinthians derrotar o Cruzeiro por 1 a 0 e agora, se pelo menos empatar, chegar à final. 20 horas desta quinta-feira tem o clássico carioca Fluminense x Vasco no Maracanã, o primeiro jogo da outra semifinal. Na sexta-feira um alívio para minha cara metade. As novelas vão começar no horário certo e ela poderá ver a volta do Candinho, quiçá a prisão do Jacques e as maldades da Arminda. No sábado, ela que me desculpe, mas não vou perder Flamengo x Pyramids, lá no Catarm para uns 7 mil torcedores no estádio e milhões grudados na tela do televisor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS