BAIXA
O dia 1o de Janeiro não é mais do que a sequência do 31 de Dezembro. Mas, a tradição é o festejo da esperança no Ano Novo. Assim é que pesquisa do Datafolha mostrou que 69% dos brasileiros acreditam que 2026 será melhor do que 2025 para sua situação pessoal. Foi registrado um avanço de 9 pontos em comparação com o levantamento anterior, quando 60% projetavam vida melhor para 2025. Os dados foram divulgados pela Folha de São Paulo, que detalhou a pesquisa e ouviu economistas para interpretar o novo ambiente de expectativas. 16% disseram que a situação pessoal deve continuar igual. 11% avaliaram que vai piorar e 3% não tiveram opinião formada. As mulheres estão mais otimistas. 74% acreditam que sua vida vai melhorar em 2026, contra 65% do público masculino. O otimismo maior é dos que só possuem o ensino fundamental. 74% acham que vão melhorar. Entre os que têm ensino superior o percentual é de 62%. A esperança é influenciada pelos indicadores econômicos: menores taxas de desemprego e inflação de alimentos baixa.
BLUMENAU
Os cientistas e ambientalistas vem alertando já faz um bom tempo. Mas, enquanto a água não bate na bunda o brasileiro não acredita e não corre. São Paulo e Rio Grande do Sul tem sido repetidamente castigados. Santa Catarina também entrou na dança da chuva. Florianópolis, Palhoça e Joinville viveram pequenos dilúvios. Em Treze Tília, seus 8 mil habitantes, sofreram uma enxurrada que transformou as ruas da cidade em rios caudalosos. Em Chapecó também houve ruas alagadas, moradores desabrigados, perderam móveis e utensílios domésticos e prejuízos para o comércio. Outras cidades do Leste, Centro e Oeste também foram atingidas pela chuva e vento. A preocupação aumenta porque a Meteorologia alerta que nas próximas horas vai despencar muita água, inclusive no Vale do Itajaí e em Blumenau.
POPULAÇAO
Aqui em Blumenau, todos nós sabemos que Décio Lima é um itajaiense que foi professor de escola pública em nosso município, elegeu-se vereador, depois prefeito, deputado federal e segundo colocado na eleição vencida por Jorginho Mello. Os brasileiros estão o conhecendo como presidente do SEBRAE. Todo pimpão, ele está anunciando pessoalmente, em vídeo, os recordes no número de pequenos negócios abertos no Brasil e a força do empreendedorismo nacional. Foram criados 4,6 pequenos negócios. 77% microempreendedores individuais. 60% do empregos formais vieram de micro e pequenas empresas. 98,8% desses empregos foram ocupados por pessoas que antes estavam no Bolsa Família e no Cadastro Único. Décio destacou que na sua gestão tem se focado intensamente em inovação, tecnologia e facilidade de acesso ao crédito. Com o programa Acredita Sebrae, que tem com fiador o próprio órgão, os empresários aumentaram os financiamentos de 1 bilhão para 10 bilhões de reais, até Outubro.. Festejou que “o Brasil é líder mundial no número de micro e pequenas empresas, um indicativo poderoso da capacidade criativa e resiliente da população”.
CONGRESSISTAS
O presidente da república, chefe do Poder Executivo, não tem recesso, como o Legislativo e o Judiciário. Então, de plantão no Palácio do Planalto, aproveita para fazer campanha pela reeleição. O desacordo com o Congresso Nacional, contudo, permanece. Os parlamentares aprovaram projeto para relocação de funcionários das empresas públicas desestatizadas, como a ELETROBRAS, que foram demitidos e Lula vetou. Na justificativa do veto afirmou que “a proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade e contraria o interesse público ao estabelecer aumento de despesas com pessoal sem apresentação da estimativa de impacto orçamentário e financeiro”. O Congresso Nacional tem a prerrogativa para manter ou derrubar a decisão. Como a Oposição tem maioria é bem provável que o veto seja derrubado. A não ser que haja muita negociação, que seja interessante para os congressistas.
CAMINHO
O presidente Lula, dentro da sua estrategia eleitoral, liberou os ministros para se candidatarem em seus estados. Mais da metade vai deixar o cargo, passando a pasta para o secretário, que é um técnico administrativo. A intenção de Lula é, para facilitar a sua vida, conseguir a maioria na Câmara Federal e no Senado, caso consiga a reeleição, para a qual já está no Mapa do Caminho.
MARINHOS
Eu esqueci de comentar uma notícia do litoral do Rio de Janeiro que quero abordar porque sei que os leitores europeus vão adorar. Quando as pessoas viram uma mancha escura no mar pensaram que fosse derramamento de óleo. Estavam enganadas. Era um imenso cardume de golfinhos e orcas brincalhões que parecem estar fazendo do Arraial do Cabo área importante para passagem e reprodução. O fenômeno também se repetiu na Barra da Tijuca, onde vários grupos de orcas surpreenderam moradores e biólogos, na busca de alimento ou seguindo rotas migratórias. O espetáculo natural incrível é um sinal de recuperação dos ecossistemas marinhos.
HUMANIDADE
Foi grande a repercussão do crime cometido por jovem que atropelou e arrastou por uma quilômetro a ex-namorado. Não demorou para ocorrer o mimetismo criminal. Uma jovem dirigiu, em alta velocidade, o seu carro para bater atrás da moto em que seguiam o ex-namorado e seu novo amor, que descobrira há um mês. Matou os dois na hora e ainda feriu um outro cidadão que estava na proximidade. Assim caminha a Humanidade!
Comentários
Postar um comentário