QUISER
Como 40% dos blumenauenses estão endividados, CDL e PROCON resolveram realizar no dia 8 de Dezembro o Feirão Limpa Nome, na Escadaria da Catedral. Aos que não conseguirem limpar o nome ainda restará a oportunidade para subir e ir rezar para São Paulo Apóstolo pedindo ajuda para acertar numa BET, na Trimania ou numa Loteria da Caixa. E que seja o que Deus quiser.
POSITIVO
Foi aprovada uma lei que traz algumas vantagens para os consumidores e que o Banco Central tem 180 dias para regulamentar. Como sempre acontece também tem pegadinha para quem adora comprar a crédito. Como o texto é longo e abrange muitas opções, destaco a vantagem da colocação no contrato do valor real dos juros anuais, em letras legíveis. Como desvantagem a criação da possibilidade, por adesão contratual, da loja ou banco credor buscar o pagamento em qualquer outra casa bancária, que não a mencionada no contrato, onde o devedor tenha saldo positivo.
GAVETA
Cada vez admiro mais a inteligência sagaz, satírica e até profética do falecido Jô Soares. Para mim foi marcante o seu bordão: “Quem não tem põe e quem tem tira”. A Veja publicou reportagem sobre telefonema entre Hugo Motta e Davi Alcolumbre, que está por trás do cancelamento da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que ia votar o projeto de aumento da tributação sobre bets, fintechs e empresas do mercado de capitais. Segundo Renan Calheiros, presidente da referida comissão, Motta ligou para avisar que não colocaria a votação do projeto que tramita em regime terminativo, de forma que não precisaria passar pelo plenário do Senado se aprovado pelo colegiado. O aumento representa uma grande ajuda para Fernando Haddad, aumentando a tributação para compensar a perda na receita com a isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais, que já é lei. O projeto do senador alagoano aumenta a tributação das Instituições Financeiras de 15 para 20%, das Fintechs, Corretoras e Distribuidoras alíquota passando de 9 para 15% e das BETS de 12 para 24%. Como atinge a turma de cima, a que tira, o povão continua pondo e o projeto vai para a gaveta.
XENOFOBIA
Recentemente escrevi sobre “raça” brasileira. Minha comadre alemã, Ingrid Struwe, corrigiu-me, lá de Colônia, afirmando que raça só existe uma: a humana. Como nasceu em 1940 não sofreu a influência do Nazismo, que considerava a alemã como raça superior. Geneticistas e antropólogos defendem que biologicamente só existe uma raça. A raça humana é que se divide em vários povos: europeus, árabes, judeus, africanos, asiáticos, oceânicos e latino-americanos. Refleti bastante e dou-lhe razão e aos cientistas. Assim sendo, até a palavra racismo não é correta. O conflito pode ser religioso, cultural, político, esportivo, profissional, da cor da pele, de gênero e homossexual. Seja qual for o motivo trata-se de preconceito. A ojeriza aos estrangeiros, procedentes de outros países, não é racismo. Na verdade é xenofobia.
FLORESTAS
Quando vivia na Alemanha ouvi uma história que agora descobri que é mito. Que os sapos alemães, na época do acasalamento saem de todos os cantos do país e se dirigem para um ponto perto de Heidelberg. Milhares morrem atropelados nas estradas, os que conseguem chegar dão continuidade à procriação e preservação da espécie. Agora tomo conhecimento de que na Ilha Christmas, na Austrália, acontece a maior migração de caranguejos vermelhos do mundo. Entre Outubro e Dezembro, entre 50 e 100 milhões de crustáceos, carregados de ovos, deixam suas tocas nas florestas locais para desovar no Oceano Índico. O fenômeno é guiado pela Lua e lá não correm perigo de morte porque tem a proteção de barreiras, guardas e voluntários. Como é a primeira vez que vejo a notícia, fico pensando se a Austrália não está querendo obter o benefício do fundo ideado pela Marina Silva para a preservação das florestas.
LASCOU-SE
A gente acha que só os políticos brasileiros esquecem tudo o que prometeram aos eleitores depois de eleitos. Mas não somos exclusividade e tem também o politico que, para ajudar o amigo candidato de outro país, faz promessa que depois não cumpre. O presidente Trump prometeu 20 bilhões de dólares para Javier Milei, que estava mal nas pesquisas e correndo o risco de perder as eleições legislativas. A notícia propiciou uma virada. Virada do libertários apesar de crises e escândalos. Agora, o Wall Street Journal noticiou que os bancos JP Morgan, Chase, Bank of America e Citigroup adiaram o plano de resgate, depois dos banqueiros terem optado por um pacote menor de empréstimos de curto prazo. Em Outubro houve um acordo com o Tesouro dos Estados Unidos de estabilização cambial no valor de 20 bilhões de dólares, combinado com uma linha de crédito de igual valor. Foi pouco antes da eleição de meio mandato, crucial para o presidente argentino. Agora, segundo o jornal, os banqueiros afirmam que a linha de crédito já não está sendo considerada seriamente. Os credores estão planejando emprestar à Argentina cerca de 5 bilhões de dólares por meio de uma facilidade de recompra de curto prazo. Como diz o caipira Candinho, na novela Êta Mundo Novo: “Lascou-se!”.
DOLARES
Na tarde de sábado eu estava pensando a respeito das partidas decisivas que são decididas nas penalidades máximas. Via de regra o melhor jogador da equipe perdedora é o que vai lá e chuta a bola para fora, na trave ou nas mãos do goleiro. Logo lembrei que o Hulk poderia ser o responsável se o Atlético Mineiro não trouxesse do Paraguai o título de Campão da Copa Sul-Americana. Não deu outra. Verdade que além dele outro atleticano perdeu a cobrança e o Lanús, da Argentina, conquistou o título pela segunda vez. O Atlético Mineiro teve oportunidades nítidas para vencer e não conseguiu converter. Lanús pela segunda vez levou a taça e o prêmio de 6,5 milhões de dólares.
SALVOS
À noite três partidas do Brasileirão da Série A envolvendo os cariocas. Botafogo x Grêmio, Palmeiras x Fluminense e Flamengo x Bragantino. O Botafogo ganhou do Grêmio de 3 a 2 e garantiu-se na próxima Libertadores. O Fluminense arrancou empate de 0 a 0 em São Paulo e complicou o Palmeiras. O Flamengo goleou o Bragantino por 3 a 0 e na próxima terça-feira pode até ganhar o campeonato. Neste domingo Bahia 1 x 0 Vasco, São Paulo 2 x 1 Juventude, Sport Recife x Vitória e Cruzeiro x Corinthians. Segunda-feira Mirassol x Ceará e Internacional x Santos. Com três clubes já condenados à queda para a Série B (Fortaleza, Juventude e Sport Recife) é encarniçada a luta do Vitória, Santos e Internacional para escapar. Ceará, Vasco e Atlético Mineiro ainda não estão salvos. Matematicamente até Bragantino, Corinthians e São Paulo ainda não estão salvos.
PERSISTAM
Na Série B todos os jogos com início às 16:30 horas. O Coritiba já garantiu a subida para a elite e pode ser o campeão se empatar com o Amazonas já rebaixado, ou o Athlético não ganhe do América Mineiro. O Furacão da Baixada, com 62 pontos ganhos, perdendo pode se complicar, ultrapassado pelo Criciúma e Goiás que estão com 61 e alcançado pela Chapecoense que passa na sua frente pelo critério de desempate. Ainda restam os 45 minutos do segundo tempo. Se o campeonato tivesse termiado no fim da primeira etapa teríamos o Coritiba campeão com 2 a 0 frente ao Amazonas, o Athlético vice com a vitória de 1 a 0 sobre o América Mineiro, O Criciúma pelo empate de 0 a 0 com o Cuiabá e a Vitória da Chapecoense por 1 a 0 contra o Atlético Goianiense, bem como o empate de 1 a 1 do Remo contra o Goiás, os dois times catarinenses estariam de volta à elite. Tomara que tais resultados persistam.
Comentários
Postar um comentário