PICANHA

 

Acordei cedo, liguei o rádio e ouvi a notícia: Jair Bolsonaro foi preso por medida cautelar. Às 6 da manhã foi discretamente buscado em sua residência e levado, sem algemas, para a sede da Polícia Federal. Esta pediu e obteve do Xandão a autorização para proceder a detenção para proteger a ordem pública. Comentário inicial que foi porque o filho e senador, Flávio Bolsonaro, estava convocando os apoiadores do Mito para uma vigília na frente do condomínio no Jardim Botânico, em Brasília. Alexandre de Moraes desmentiu. Afirmou que foi porque o Capitão tentou violar a tornozeleira eletrônica e fugir, supondo que para o Consulado dos EUA. Então pode ter sido o Efeito Ramagem. Nada a ver com o início do cumprimento da pena a que foi condenado, cujos recursos impetrados ainda não foram julgados. A artilharia bolsonarista, entrementes, disparou contra o ministro que considera o próprio diabo. Mais do que juiz é investigador de polícia. Acredito que, tal qual aconteceu com o Lula, os adoradores do Mito possam se concentrar na frente do prédio da PF, fazer acampamento e, em vez de pão com linguiça, saborearem uma boa picanha.


CUMPRIDA


Acabamos de celebrar o Dia da Consciência Negra. Na verdade é preciso que se analise o que aconteceu com os negros, trazidos a ferro para o Brasil, para o trabalho escravo que ajudou a forjar a nossa nação. Penso que as crianças brancas da época da escravidão acabavam desenvolvendo amor pela mães pretas. As mães brancas entregavam os filhos para as escravas, que os criavam com todo carinho e desvelo. A Princesa Isabel foi pedir milagre de Nossa Senhora Aparecida e foi atendida pela Madona Negra. Com a promessa militar de libertação, negros participaram das tropas que se empenharam na Guerra do Paraguai. O marinheiro negro, Marcílio Dias, para não deixar os paraguaios se apossarem da bandeira brasileira, ferido mortalmente, enrolou o pavilhão nacional no corpo, jogou-se da corveta Parnaíba atacada por vapores paraguaios e morreu nas águas do Riachuelo, onde ocorreu a mais sangrenta das batalhas navais. A promessa, finda a guerra, não foi cumprida.


SOCIEDADE


Após a abolição os negros foram abandonados a sua própria sorte. Sem casa, sem emprego e sem comida. Muitos, a custa de enorme sacrifício, conseguiram um lugar ao sol. Obtiveram sucesso em todas as atividades humanas. O mais famoso foi o Rei Pelé, apreciado no mundo inteiro e que se tornou motivo de orgulho para os brasileiros negros ou brancos. Eu acredito que no Brasil o que temos é o preconceito econômico. Só o afro-brasileiro pobre e analfabeto é visto com desconfiança. O rico é bem recebido na sociedade.


EMPREGO


O IBGE apontou que 41% das nossas exportações para os EUA continuam sofrendo o Tarifaço. São as máquinas e equipamentos, móveis, café solúvel, mel, açúcar, etanol e pescado. Santa Catarina é bastante castigada, principalmente por causa dos móveis. Acho que o nosso futuro senador, Carlos Bolsonaro, deve ligar para o irmão Eduardo e pedir para que vá à Casa Branca, fale com Donald Trump, amigo do peito da sua família, e peça ajuda para os nossos empresários e 15 mil trabalhadores que correm o risco de perder o emprego.


RAMAGEM


Só quando apareceu um vídeo de Alexandre Ramagem, com a esposa, em condomínio de luxo de Miami foi que se descobriu que o condenado a 16 anos de cadeia, deputado federal, saiu do país clandestinamente, em Setembro, usando passaporte diplomático cancelado. Surgiu a dúvida se a ordem de Alexandre de Moraes havia sido cumprida. O Ministério das Relações Exteriores confirmou que no dia 9 de Junho cancelou o passaporte diplomático do deputado. Como Ramagem também é delegado da Polícia Federal, atuou na área de inteligência e foi diretor geral da ABIN sabia como escapar por um aeroporto internacional. Saiu numa boa. Nem precisou se esconder atrás de uma ramagem.


GOZAÇÃO


Outro dia comentei com minha mulher a respeito da dificuldade da formação dos plurais na língua portuguesa. Ou a gente sabe ou pode escorregar. Porque o plural de mão é mãos e o de mamão e mamões? O plural de artesão é artesãos, quando se refere a pessoas, e artesões se usado para indicar ornamentos de arquitetura. De escrivão é escrivães e temos até uma palavra cujo plural é formado no seu meio: o plural de qualquer é quaisquer. Para designar o feminino também tem casca de banana. O de vendedor é vendedora, o de vereador é vereadora, mas o de ator é atriz. A Janja deu longa entrevista para a CNN em que defendeu o presidente, seu Amor, e destacou o papel político das mulheres. Apesar de ter curso universitário, formada em sociologia, declarou: “Nós também somos atoras”. Virou gozação.


PREGO


O marido discursou no G-20, que pela primeira vez se reúne na África. Falando no continente economicamente mais pobre do mundo, citou a necessidade de maior taxação dos super-ricos e deu apoio à ideia da reforma do sistema financeiro internacional. Deve ter agradado aos países endividados quando defendeu a adoção da troca de dívida por desenvolvimento e ação climática. Foi aplaudido quando afirmou que a Agenda 2030 “não passará de uma declaração de boas intenções” sem o financiamento adequado. Não pisou na bola e deu a martelada em cima da cabeça do prego.


POSTADO


Brasileirão da Série A, noite do sábado, tem 3 partidas. Duas que podem ser decisivas. Botafogo x Grêmio, Palmeiras contra o Fluminense e o Flamengo pegando o Bragantino. Li que o Fluminense vai a São Paulo com 8 reservas. Será que é para ver o Flamengo se ralar? Domingo jogam: Bahia e Vasco, São Paulo e Juventude, Sport e Vitória, Cruzeiro e Corinthians, Mirassol e Ceará e Internacional e Santos. O compromisso do Atlético Mineiro ficou para depois porque foi disputar o título sul-americano contra o Lanús. O primeiro tempo terminou com 0 a 0 no marcador. Os dois ainda estavam jogando no Defensores del Chaco quando o Blog foi postado.


DIVISÃO


Na Série B pelo menos um time catarinense vai subir para a Série A e um paranaense vai se sagrar campeão. O Criciúma joga domingo no Mato Grosso contra o Cuiabá e a Chapecoense em casa enfrenta o Atlético Goianiense. Dependendo dos resultados ambos sobem. O Athlético pega o América Mineiro em Curitiba e o Coritiba vai a Manaus na busca pelo menos do empate contra o Amazonas, que já está condenado a cair para a segunda divisão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS