PAVILHÕES
O pessoal vai à Oktoberfest, bebe chope adoidado e apurado corre para o sanitário. Lá encontra fila e, principalmente as mulheres, passam trabalho para se conter. Saem reclamando, como se fosse possível reservar um WC para cada festeiro e festeira. São oferecidos 230 banheiros, masculinos e femininos, distribuídos pela Vila Germânica, com placas indicativas com o símbolo internacional e informação inclusive em alemão: Toiletten, Damen e Herren. Como milhares comparecem é inevitável que alguns urinem nas calças. Os Fritz levam a vantagem de trajarem calças de couro. Felizmente, a organização tem robôs que se encarregam de enxugar urina e cerveja que escorram para o piso dos pavilhões.
DESABAFAR
Em 1983, o Dr. Lourival Saade foi participar de um congresso médico em São Paulo e conheceu o CVV. Interessou-se e conseguiu que os paulistas viessem auxiliar na criação da instituição em Blumenau. Eles vieram, deram treinamento para os voluntários e o CVV iria começar em 1984. Não deu. A grande enchente levou a casa que seria a sede. Voltaram em 1985 e aí o Centro de Valorização da Vida pôde começar a prestar seu valioso serviço a quem se sente só, abandonado e desesperado, pensando em suicídio. No próximo dia 27 vai comemorar os 40 anos de atividade e reunir para congraçamento todos os mais de 800 voluntários que passaram e os que estão noite e dia à disposição da comunidade. Pelo telefone 188 atendem não só aos blumenauenses. O número é de uma central nacional e quem liga é atendido por um telefone que esteja livre. Cada voluntário trabalha quatro horas, uma vez por semana, sem qualquer remuneração a não ser a satisfação de poder ajudar a quem precise desabafar.
INTERNACIONAIS
Eu gosto de tomar um gole de cachaça e sei que Gaspar e Luiz Alves se destacam no fabrico da bebida marca registrada brasileira. O que eu não sabia é que Jaraguá do Sul também se dedica ao produto que, quando de boa qualidade, rivaliza com o “whiskey” escocês. A cachaça artesanal produzida pela Família Junckes conquistou a medalha Duplo Ouro em competição internacional. Foi na “Spirits Selection”, organizada pelo Concurso Mundial de Bruxelas. Laudelino Junckes, que construiu com as próprias mãos um alambique no quintal, e o filho Valdenir que, juntamente com a esposa, assumiu o comando, colocaram Jaraguá do Sul no topo. Sua cachaça ganhou a quinta medalha, eleita entre 2.598 amostras de bebidas alcoólicas, como uisques, runs, tequilas, vodcas, conhaques e aguardentes de 70 países degustadas às cegas por 140 jurados internacionais.
TRENS
A CRRC (China Railway Rolling Stock Corporaton) é a maior fabricante de trens do mundo. Tem 46 subsidiárias e mais de 180 mil empregados. Ela vai começar a fabricar trens no Brasil. Com instalação em Araraquara, no interior de São Paulo, vai produzir trens com passagem livre entre carros, velocidade máxima de 100 quilômetros horários e capacidade para 1,8 mil passageiros. A primeira encomenda é do Metrô de São Paulo. Contrato de 3,8 bilhões de reais para a produção de 44 trens.
CRAQUE
O blumenauense Tiago Splitter, saiu do Vasto Verde para brihar no basquetebol europeu e depois no dos EUA, disparadamente o melhor do mundo. Agora, com a prisão do treinador e de um jogador do Trail Blazers, ele foi designado para ocupar a função de treinador interino da equipe. É a primeira vez que um brasileiro se torna treinador na Terra do Big Brother. Não acredito que tenha sido presente do Trump para agradar o Lula. É por puro mérito profissional do nosso craque.
PICANHA
O treinador e o jogador do Blazers que foram presos pelo FBI foi por causa do seu envolvimento em manipulação de resultados beneficiando apostadores que encheram os bolsos com milhões de dólares. Faziam parte do esquema da Coza Nostra, máfia italiana. Ainda bem que os brasileiros não se deixam corromper com a facilidade dos norte-americanos, porque seria o fim do mundo, com a proliferação dos sites de apostas. Aqui só acontece de um jogador, como o Bruno Henrique, do Flamengo, dizer para parentes e amigos que vai levar o terceiro cartão amarelo para dar uma ajudazinha, a fim de poderem pagar as contas no fim do mês e poderem comer uma picanha.
REPITA
O Palmeiras foi ao Equador com o seu badalado treinador português Abel Ferreira. Lá entrou em campo para enfrentar a LDU, equipe treinada pelo brasileiro Tiago Nunes (45), gaúcho de Santa Maria, que jogou pelo Athlético, Corinthians e Grêmio.Ele foi contratado pela LDU em Junho de 2025, e já havia eliminado Botafogo e São Paulo. Eu comentei que com o Palmeiras o furo é mais embaixo. Contei, assim como a imprensa mundial, com a excelente fase do atacante Victor Roque, que não viu a cor da bola e virou um autêntico Tigrinho. A segunda partida, contudo, será em São Paulo e o Verdão já esteve perdendo de 3 a 0 do Botafogo e virou para 4 a 3, num dos maiores jogos da história do Brasileirão. A torcida palmeirense espera que, na próxima quinta-feira, o milagre se repita.
Comentários
Postar um comentário