CETRO
Paranaense, alta e magra, que reside em Blumenau desde que tinha 15 anos de idade, Letícia Zonta foi eleita a nova Rainha da Oktoberfest. Nervosa, na hora de discursar, por causa da oratória perdeu o concurso de Miss Blumenau em 2015. Pelo sobrenome Zonta poderia ser Reginela da Festitália. Mas o seu sonho era reinar na Festa da Cerveja. Tinha que ser este ano porque o regulamento limita a candidatura aos 32 anos, sua idade atual. Caçula de 3 irmãos, foi trabalhar em agência de modelos em São Paulo. Conseguiu contrato para trabalhar na China. Quando veio se despedir da família mudou de ideia. Ficou e foi estudar moda na FURB. Estabeleceu-se com negócio da área, como produtora de moda. Agora terá que conciliar sua atividade com os compromissos de quem carrega a coroa e o cetro.
VIVE
Em Gaspar a Fiscalização Sanitária foi acionada e teve pela frente uma enorme tarefa. No terreno de uma residência teve que remover pouco mais de três toneladas de entulho, que representava o risco para toda a vizinhança. Estava ali um local propício para a criação de mosquitos, em especial o Aedes Aegypti, que transmita a dengue, zica, chikungunya e febre amarela. Os objetos recicláveis permaneceram no local, pois são o meio de sobrevivência do ignorante e irresponsável que ali vive.
CRIANÇAS
O Brasil tem 52 Policlínicas Regionais instaladas. Construídas e com equipamentos de alto nível. Em Santa Catarina temos 2. Uma em São José e outra em Lages. O governo federal pretendeu instalar a terceira em Blumenau. Na primeira iniciativa desinteresse total do município. Na segunda a alegação de que não temos terreno apropriado para a construção. Indaial está comemorando. Vai ter construído prédio de 30 milhões de reais e será preparado para atender à população dos 14 municípios da nossa região. A manutenção será tripartite: União, Estado e Municípios da AMVE. Cada município pagará pelas consultas e procedimentos médicos de seus habitantes, conforme tabela da própria associação, cujos valores são superiores aos do SUS. Acho que aqui, em Blumenau, não se considerou que atrai médicos especialistas, gera empregos, movimenta a gastronomia e o comércio local. Pacientes e parentes acompanhantes almoçam em restaurante, ou comem um lanche nas imediações e sempre levam uma lembrança para as crianças.
ARRECADADOS
Por falar em crianças, aconteceu na TV Globo a festa dos 40 anos do projeto Criança Esperança, criado pelo Didi dos Trapalhões, que esteve presente para ser homenageado e não conseguiu conter as lágrimas. Xuxa, Angélica e Eliana apresentaram o espetáculo, com revezamento de astros e estrelas globais dando sua contribuição musical e atendendo os telefonemas de doadores. Alguns jovens e adultos que foram beneficiados pelo Criança é Esperança foram lá para agradecer. O brasileiro mais uma vez demonstrou o seu espírito de solidariedade. As arrecadações ultrapassaram 7,5 milhões de reais que vão auxiliar as 80 entidades sociais selecionadas pela UNICEF para recebimento dos valores que continuarão sendo arrecadados durante o ano, até o final da campanha.
SUICÍDIOS
Com um jantar comemorativo também foi realizada, no Centro Empresarial de Blumenau, a festa dos 40 anos do Centro de Valorização da Vida, o popular CVV. Quem conhece o trabalho ou precisou da ajuda dos voluntários da organização, que trabalha 24 horas por dia, gratuitamente, sabe o valor desta instituições filantrópica. Não sou voluntário, mas fiquei muito honrado ao ser convidado por ter sido, desde o princípio em 1985, um divulgador da sua importância. Fiquei feliz ao lá encontrar o Dr. Lourival Saade, que do alto dos seus 96 anos, deu depoimento valioso. Tendo sido o nosso médico legista e responsável pela criação do CVV em Blumenau, contou, entre outras coisas, que num ano após o início das atividades dos voluntários diminuiu 50% o número dos suicídios.
IMPOSTOS
Estamos acostumados a consumir azeite de oliva português, espanhol, italiano, grego e argentino. Como sempre acontece não valorizamos o que é nosso. Pois existe um guia, o Flos Olei, que seleciona centenas de azeites e que na edição de 2025 menciona 9 produzidos no Brasil entre os 50 melhores do mundo. São 7 do Rio Grande do Sul e 2 de Minas Gerais. O problema é que, como os vinhos, os preços dos nacionais superam o dos estrangeiros. Será que é por causa da produção baixa ou é pelo pagamento de impostos?
FAMÍLIA
São Paulo não é considerada uma cidade para turismo recreativo, como o Rio de Janeiro, apesar de oferecer atrações culturais, gastronômicas, históricas e naturais, com seus teatros, museus, parques e restaurantes. É vista mais como local de eventos e negócios. Trabalha para atrair cada vez mais visitantes e estabeleceu uma divisão de delegacias de atendimento aos turistas. O Estado de São Paulo foi pioneiro e possui 6 delegacias para resolver o problema de turistas, que chegam ou que estão saindo do seu território. É o caso de estrangeiros, que tenham sido roubados, para auxiliá-los a voltar a seu país. É também o caso de brasileiros que cheguem ao Porto de Santos para embarcar em navio de cruzeiro e não levaram a carteira de identidade, pois a de motorista não é válida. A Deatur, como é chamada, emite uma carteira de identidade provisória, com validade de 90 dias, para possibilitar que a viagem não seja frustrada, com a perda da passagem e a decepção da família.
PELÉ
Na noite da segunda-feira, a Chapecoense derrotou o Operário de Ponta Grossa por 2 a 0. Com os 3 pontos ganhos a nossa representante na Série B saltou para a vice-liderança com 57 pontos ganhos, mesmo número do Remo do Pará mas com a vantagem de ter 17 vitórias contra 15 dos paraenses. Torço pelo sucesso da Chapecoense porque aí, em 2026, poderemos ver aqui os grandes clubes do futebol brasileiro e, quem sabe, aprontar contra eles, como está fazendo o Mirassol, que está no quarto lugar do Brasilerião a apenas 2 pontos do Cruzeiro e 6 pontos na frente do Bahia e a 23 distante do glorioso Santos do Pelé.
MODALIDADE
No Masters de Paris, o João Fonseca continua fazendo história no tênis profissional. Faz a sua estreia contra o canadense Denis Chopovalov. Perdeu o primeiro ‘set” de 7 a 5 e depois ganhou o segundo por 6 a 4 e o terceiro por 6 a 3. Segue no torneio e vai melhorando sua posição no “ranking” e sendo cada vez mais comentado positivamente pelos especialistas da modalidade.
INVICTAS
A seleção de futebol feminino do Brasil disputou a segunda partida amistosa na excursão para a Europa. Jogamos em Parma contra a Itália, que tem estilo de jogo mais defensivo do que a Inglaterra, o famoso "Catenaccio" (Ferrolho). Elas se defenderam bem, mas acabaram levando um gol do Brasil. Nossas meninas voltam invictas.
POLICIAIS
A Policia Militar do Rio de Janeiro realizou megãoperação contra a facção criminosa Comando Vermelho. O resultado foram 81 presos e 64 mortos, 4 deles policiais.
Comentários
Postar um comentário