NATAL
Desde a minha juventude, quando vim para Blumenau, conheço Renato Mauro Schramm. Um dia, na Alemanha, recebi carta dele. Queria ir para a terra dos ancestrais e para obter o visto de permanência pediu-me para declarar que iria morar na minha residência. Não sabia que lá existe o Registro de Domicílio. Respondi que não era possível porque iria se complicar com a Polícia dos Estrangeiros e criar um grave problema legal para mim. Acho que foi bom não ter ido. Mudou para Florianópolis e na capital catarinense desenvolveu-se socialmente e profissionalmente em bela carreira na CELESC, onde começou a trabalhar em 1975, em Blumenau, sua cidade natal.
SÊ-LO
Desde a adolescência, Renato Mauro Schramm era vidrado por selos. Tornou-se filatelista e nunca mais abandonou o seu “hobby”. Não posso deixar de passar a oportunidade para comentar o que li sobre ele ao ser mencionado com uma das Personalidades da Filatelia Brasileira. Foi na informação de que “na próxima Revista Filabras” seria focado como “Presidente de Honra da Filabras, Vice-presidente da ABF – Academia Brasileira de Filatelia e Presidente do Clube Filatélico Maçônico do Brasil. Um filatelista incansável, sempre participando de eventos filatélicos, com entusiasmo e dedicação”. Não resta a menor dúvida de que Renato Mauro Schramm se não fosse colecionador de selo teria que sê-lo.
TRATOR
Não comento sobre mortes em acidentes envolvendo motocicletas porque não sobraria espaço para outros fatos de igual importância. Não pretendo que meu Blog se transforme em Boletim Necrológico. Hoje, porém, sou forçado a falar de um acidente porque inusitado. Em Santa Catarina, no município de Iporã do Oeste, na linha Taquara, um cidadão de 69 anos morreu atropelado por trator. Foi encontrado pelos bombeiros caído de bruços e tendo a roda esquerda traseira sobre a cabeça. Não foi informado se o trator era dele e foi surpreendido por eventual deslocamento da máquina agrícola. É a primeira vez que tomo conhecimento de atropelamento por trator.
GRATUITAMENTE
No Rio de Janeiro, no Centro Cultural dos Correios, está acontecendo até o dia 8 de Novembro, uma Exposição de Gravuras de Rembrandt. São 69 gravuras, de imenso valor, do grande mestre da pintura holandesa, feitas a partir de ranhuras em chapas de cobre. O artista produziu mais de 300 pinturas, 300 gravuras e cerca de 2 mil desenhos, entre autoretratos, paisagens, retratos coletivos e cenas bíblicas. A mostra é feita pela primeira vez no Brasil e o público pode admirá-la gratuitamente.
REELEITO
A Câmara dos Deputados aprovou, por 403 votos a favor e apenas 6 contra, a medida provisória que cria o programa Agora Tem Especialistas. Trata-se da iniciativa governamental para estabelecer parcerias com os hospitais privados para acelerar o atendimento de pacientes do SUS com médicos especialistas. O governo vai pagar os hospitais que se credenciarem com créditos tributários, com a troca de débitos com a União e pela execução direta, de ações e serviços especializados em situações de emergência. Dos 6 votos contra, 5 foram de deputados bolsonaristas, que não querem facilitar a vida do presidente, que quer ser reeleito.
QUADRILHA
A investigação da Polícia Federal em Minas Gerais sobre corrupção e organização criminosa para fraudar licenças ambientais e lavagem de dinheiro. A operação Rejeito realizada pela PF em conjunto com a Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Receita Federal cumprindo 79 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão preventiva, afastamento de servidores públicos, bloqueio/sequestro de ativos no valor de 1,5 bilhão de reais e suspensão das atividades das pessoas jurídicas envolvidas. O escândalo da mineração em Minas Gerais evidenciou até mesmo a prisão do Ex-03 da Polícia Federal. O delegado Rodrigo de Mello Teixeira lucrando 30 milhões de reais. Ele foi superintendente da PF no Estado antes de ir para Brasília, como diretor, fazia parte dos grupos de mensagens e coordenava reuniões. O esquema tinha projeto para faturar 30 bilhões de reais. Demorou, mas acabou a alegria da quadrilha.
CABULOSA
A investigação que apura o esquema de fraude em autorizações de mineração em área de preservação ambiental chegou a políticos. Em especial ao jovem deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que aparece em foto ao lado de Gilberto Carvalho, preso na Operação Rejeito. Descobriu-se que a denúncia de irregularidade eleitoral feita no ano passado por Nikolas contra a deputada Duda Salabert, do PDT mineiro, foi baseada no dossiê do grupo que comandava o esquema fraudulento de exploração de minérios em Minas. O deputada mineira, por sua postura de defesa ambiental, em oposição à mineração predatória, se tornou alvo do grupo que reunia empresários, políticos e autoridades estaduais e federais. A PF encontrou mensagens de conversas articulando para atingir a deputada. Vale a pena pesquisar a história cabulosa.
CAMPEÃO
Na Série B do Brasileirão, o nosso Criciúma na nona rodada ocupava o penúltimo lugar na tábua da classificação. Parecia que iria cair. A sua recuperação, porém, é histórica. Na 28a rodada foi a Curitiba e no Couto Pereira derrotou o Coritiba por 2 a 0 assumindo a liderança e alcançando 90,90% de chance de voltar para a Série A. O Criciúma está também com a maior série invicta da competição. Ganhou 8 e empatou 2 das suas últimas 10 partidas. Tem mais 10 para disputar. Vou torcer para que seja o campeão
ROLAR
Neste sábado o Brasileirão teve jogos da Série A. Às 16 horas dos figurantes Fortaleza 1 e Sport Recife 0. 18:30 jogam Vasco x Cruzeiro e Juventude x Internacional. 21 horas Atlético Mineiro x Mirassol. No domingo, 11 horas Grêmio x Vitória. 16 horas Bahia x Palmeiras e Fluminense x Botafogo. 18:30 Bragantino x Santos. 20:30 Corinthians x Flamengo. Na noite de segunda-feira, 20 horas, encerrando a rodada, São Paulo x Ceará. Faltam 12 rodadas para o fim do campeonato e muita água ainda vai rolar.
Comentários
Postar um comentário