DISPONÍVEIS

 


Uma boa notícia para os Despachantes de Blumenau. A partir de 2026 não teremos mais Carnê do IPTU impresso e distribuído pela Prefeitura. Assim, não adianta reclamar. Todo cidadão precisará baixar digitalmente as guias para o pagamento do seu IPTU do Portal do Cidadão. O que não tiver “internet”, nem parente que possa ajudar, terá que recorrer ao serviço remunerado prestado por despachante ou que se dirigir a um posto de atendimento disponibilizado pela PMB ou à Central do IPTU, que funcionárá de 6 de Janeiro a 20 de Março. O Prefeito Egídio Ferrari resolveu economizar. Em 2025 foram gastos 827.488,04 reais com a impressão e os carnês do IPTU. Só com os Correios foram gastos 608.000 em 2025 e para 2026 com o reajuste previsto de 40% no serviço postal, a despesa saltaria para cerca de 1.100.000, valor insustentável com as possibilidades tecnológicas disponíveis.


HOSPITAL


A FURB firma contrato com organização social que vai assumir o Hospital Universitário. Quem aceitou a missão de se responsabilizar pela gestão e operação do HU é a organização social Instituto Maria Schimitt (IMAS). Ela deverá implantar e executar gratuitamente serviços de saúde destinados aos usuários do SUS, no Pronto Atendimento, Hospital Dia Cirúrgico e Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Contrato de 10 anos, renovável por mais 10 anos e, conforme edital, para ter o atendimento inciado no dia 17 de Novembro. A organização contratada deverá se credenciar junto aos órgão reguladores, contratar equipes, adquirir equipamentos e colocar os serviços em funcionamento no prazo estabelecido. A FURB fará a supervisão, com autoridade para aplicar sanções em caso de descumprimento das obrigações contratuais. O novo modelo de gestão permitirá que concentre esforços nas atividades acadêmicas. O hospital continuará servindo para estágios e pesquisas dos diversos cursos de medicina. Nesta segunda-feira, dia 29, 15 horas, na Reitoria, no Campos 1, vai acontecer a assinatura formal. Economia para a FURB e quiçá um bom atendimento principalmente aos moradores da região Norte, onde está localizado o hospital.


PRIVADAS


Está em fase final a instalação do sistema de iluminação para permitir o funcionamento noturno do Aeroporto Quero-Quero. Investimento de 13 milhões de reais, feito pela Prefeitura, dos quais 3,4 milhões para o balizamento noturno, permitindo voos à noite, principalmente com o transporte de órgãos, já que Blumenau se tornou referência em termos de transplantes. Além da iluminação foram feitas outras melhorias, como a revitalização da pista e o cercamento da área. A estação de embarque não precisou de cuidados públicos, pois tem dono, é da iniciativa privada. Algo, talvez, único no Brasil, porque aconteceu antes do surgimento das Parcerias Público Privadas.


SABEDORIA


Já comentei que admiro a inteligência de imigrantes japoneses que, quando nasceram os filhos, colocaram nas crianças um nome brasileiro, um japonês e o sobrenome da família. Tive um colega de trabalho que se chamava Getúlio Sadamo Koga. Getúlio era o nome social, Sadamo o familiar e Koga o sobrenome. Por isso não sou favorável à pretensão do casal de negros de Belo Horizonte, Fábio Rodrigo Vicente Tavares, sociólogo e professor, e Kelly Cristina da Silva, de conseguir registrar a filha recém nascida com o nome de Tumi Mboup, pelo desejo de reafricanização. O cartório recusou o registro e provocou a revolta. Poderiam chamá-la de Sofia Tumi e o problema estaria resolvido. Se, na África do Sul, Tumi é fama, renome, prestígio, Sofia, em grego, é sabedoria.


CONTRA


A Suprema Corte dos EUA autorizou Trump a congelar 4 bilhões de dólares destinados para ajuda externa. O tribunal, que tem maioria conservadora, argumentou que salvaguardar a autoridade do presidente em matéria de política externa parece “superar o possível prejuízo”. A decisão não representa um julgamento definitivo sobre o caso, mas permite a suspensão temporária do desembolso dos fundos enquanto o processo segue em instâncias inferiores. Três juízes votaram contra. A magistrada Elena Kagan disse que foi colocada em questão a distribuição de poderes entre o Executivo e o Congresso no que diz respeito ao gasto público. Criticou que a decisão tenha sido feita “sem análise prévia, sem debate oral e sem possibilidade de deliberação”, pelo que o seu voto foi contra.


INCALCULÁVEL


Funcionário da área de tecnologia do Banco do Brasil está sendo investigado sob a suspeita de ter aceitado o recebimento de um milhão de reais para fornecer as suas credenciais de acesso para um “Hacker”, utilizando as senhas, invadir o sistema de computação da instituição e realizar operações bancárias de alto impacto financeiro. Graças à ação conjunta da Polícia Civil e da equipe de segurança do BB, “notebooke” celular recolhidos, com vasto material a respeito, o golpe não foi consumado e foi evitado um prejuízo incalculável.


LIMITES


Em duas semanas a Receita Federal e a ANP apreenderam quatro navios que vinham trazendo para o Rio de Janeiro e São Paulo 91 milhões de litros de óleo diesel clandestinamente. Em consequência acabaram descobrindo que temos uma “refinaria fantasma”, a REFIT, antiga Manguinhos. Ela apenas finge produzir combustível para não pagar imposto de importação. Mais um esquema bilionário. Ricardo Magro, dono da refinaria, desde 2016 mora nos EUA e tem ligação com grandes figuras da política nacional, tanto de partidos da esquerda quanto da direita. A REFIT não produzia combustível. Ela apenas importava diesel e gasolina e, por meio de simulações fiscais, fingia que o produto era refinado em suas instalações. Para dar golpes a criatividade brasileira não tem limites.


CRUZ


No Brasileirão da Série C, o Brusque ganhou de 3 a 2 do Guarani de Campinas, que está prestes a subir juntamente com a Ponte Preta, que lidera o campeonato. Na Série D a sensação é a equipe catarinense do Barra, que está bem próxima do título e da subida para a Série B. O time de Balneário Camboriú foi a Pernambuco e voltou com os 3 pontos pela vitória de 1 a 0 contra o Santa Cruz. Invicto a 9 partidas, vai colocar a faixa e levantar a taça no sábado, 4 de Outubro, na Arena Barra, bastando que empate.


CASCO


Em Nova Déli, na Índia, segundo dia do Mundial de Atletismo Paralímpico e o Brasil conquistou mais 6 medalhas. Somadas com as do primeiro dia já ganhamos 3 de ouro, cinco de prata e duas de bronze. A nossa turma está na ponta do casco.

 

ITÁLIA


Em Singapura o Brasil teve excelente participação no Mundial de Natação Paralímpica. Ganhou 36 medalhas e ficou no sexto lugar. Ganhamos 13 ouros, 16 pratas e 11 bronzes. Campeã a Itália, seguida pelos EUA, China, Ucrânia e Grã-Bretanha. O melhor desempenho brasileiro foi em 2022, na Ilha da Madeira, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Na ilha portuguesa ficamos com o terceiro lugar, atrás dos EUA e da Itália.


FILIPINAS


Chegou às finais o Mundial de Voleibol Masculino. O título mais uma vez é da Itália, que ganhou de 3 a 1 da Bulgária. O terceiro lugar foi conquistado pela Polônia também com 3 a 1 na disputa da medalha de bronze contra a República Tcheca. Itália sagrou-se penta nas Filipinas.


MINEIROS


Na noite do sábado o Vasco derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, empate de 1a1 do Juventude com o Internacional e vitória do Atlético Mineiro de 1 a 0 brecando o Mirassol. Neste domingo, 11 horas Grêmio 3 x 1 Vitória. 16 horas, Fluminense 2 x 0 Botafogo e Bahia 1 x 0 Palmeiras. 18:30 Bragantino x Santos e 20:30 Corinthians x Flamengo. Na segunda-feira, 20 horas São Paulo e Ceará. O Vasco deu uma grande ajuda para o Flamengo e o Bahia também deu uma mão derrotando o Palmeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU