GÊNIA

 


Recordei, recentemente, a lição de moral que meu filho me deu dizendo que não queria ser gênio. Há algum tempo comentei sobre o fato da minha filha mais velha, em teste no jardim da infância, apresentar o maior QI possível e começar no primeiro ano escolar com 5 anos, em vez de 6 como manda a lei da Alemanha. Lembrei-me agora do que aconteceu com Martha Maria, minha filha mais nova. Os irmãos aprenderam a ler e um dia ela caiu no choro porque não podia fazer a mesma coisa: pegar um livro e saber o que estava escrito. Eu então a ensinei a ler. Quando foi para a escola causou a maior sensação. Uma filha de estrangeiros lendo perfeitamente. Inimaginável! Ela passou a ser acompanhada por uma pedagoga, que também esteve em nossa residência falando com minha esposa. Foi considerada uma gênia.


VIVER


Uma noite, na década de 70. estávamos fazendo o nosso lanche noturno, em Colônia. A nossa filha menorzinha, devia estar com uns 10 anos de idade, quando notou o lustre da cozinha balançando e inquiriu: “Vocês podem me explicar por que a lâmpada está balançando?”. O resto da família não havia notado e não tínhamos uma explicação. Para dar uma resposta, eu disse que devia ter sido vento ou que alguém batera na lâmpada. Ela negou que houvesse vento e batida. Depois, no noticiário, vimos que ocorrera um terrível terremoto em Friuli, no Norte da Itália, que fez tremer até cidades acima dos Alpes, na Áustria, Alemanha e Suíça. Foi bem na hora em que ela viu a lâmpada balançar. As crianças prestam mais atenção do que a gente imagina. Estou agora recordando porque recordar é viver.


NOVO


O presidente Trump não está só preocupado com as tarifas de importação dos Estados Unidos e com a UNESCO. Ele também acaba de fazer uma ameaça a time de futebol norte-americano. Em Washington existia o Red-Skins (Peles Vermelha) que em 2020, após décadas de críticas por ser considerado um insulto racial com ligações ao genocídio de indígenas, o clube mudou de nome para Washington Commanders. Trump afirmou que se não voltar imediatamente a se chamar Red-Skins vai vetar a construção do seu novo estádio de futebol americano. Eu acho que o Big Brother está mesmo se achando o Dono do Mundo. Só falta mandar recolher os objetos da NASA que estão expostos em Balneário Camboriú e deportar, para o Vaticano, os familiares do Papa. Afinal, ele é dose para Leão e o Leão XIV também pode ser enquadrado no seu esforço para fazer a América Grande de Novo.


POLÍTICA


A Polícia Federal deflagrou a Operação Route 156 para investigar esquema de desvios em licitações do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Um dos alvos é o empresário mineiro Luiz Otávio Fontes Junqueira. Ele é o presidente da LCM Construção e Comércio, sediada em BH, que passou por processo de busca e apreensão, na manhã de terça-feira. A residência de Junqueira, em Nova Lima, também foi visitada pelos policiais, que apreenderam 3 carros Porsche. A empresa já recebeu bilhões de reais do governo federal por meio de contratos. De 2014, quando foi fundada, até agora abocanhou cerca de 10 bilhões de reais. Parte desses valores veio de emendas parlamentares de deputados federais e senadores. Por meio delas foram destinados 418 milhões, dos quais 71 milhões do “orçamento secreto”, sem transparência. Segundo a Justiça Federal, que autorizou ao ações policiais, laudos periciais evidenciaram a participação da LCM em pregões “com vários vícios insanáveis e comportamento atípico, com propostas com desconto nulo ou acima do preço de referência, simulando competição que jamais existiu. O documento ainda destaca que Junqueira teria se “beneficiado do direcionamento de licitações”. A empresa nega qualquer irregularidade. Para o Junqueira, deve ser mais um caso de perseguição política.


INJÚRIA


O ministro Luiz Fux, do STF, deu prazo de 15 dias para o senador Magno Malta, do PL do Espírito Santo, se pronunciar sobre a queixa crime protocolada contra ele pelo ex-ministro da Previdência e presidente do PDT, Carlos Lupi. Magno Malta acusou Lupi de envolvimento no esquema fraudulento de descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS. Atribuiu a ele a prática de corrupção, fraude e desvio de recursos públicos, além de chamá-lo de “rato de esgoto”, “ladrão”, “gente sem sentimento” e “tarado por dinheiro”. Se não provar o que disse, Magno Malta poderá ser condenado por crime de calúnia, difamação e injúria.


POSIÇÃO


Os alemães não são dados a suicídios coletivos. Ainda bem, porque estão passando a vergonha de deixarem de ser os maiores fabricantes de cerveja na Europa. Foram superados pelos russos no ano passado, que produziram 9,1 bilhão de litros em 2024. A Rússia também empurrou a Alemanha para fora do Top 5 Mundial. O Brasil mantém a terceira posição entre os maiores fabricantes globais. Faça calor ou frio, Blumenau está sempre empenhada em ajudar o nosso país a melhorar a sua posição.


HORIZONTE


O Grêmio empatou com o Alianza Lima de 1 a 1 e foi eliminado da Copa Sul-Americana diante da sua torcida, comemorando que o clube do coração ganhou as chaves da Arena em troca, com as empresas OAS e Karagounis, pela área do antigo Estádio Olímpico. Por enquanto só o Fluminense está garantido para continuar no páreo. O Atlético Mineiro ainda tem chance de se classificar, pois basta um empate com o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, na noite desta quinta-feira, em Belo Horizonte.


PESCOÇO


Noite de quarta-feira e no Brasileirão o líder Cruzeiro só voltou para Minas Gerais com 1 ponto, do empate de 0 a 0 com o Corinthians. Já o Flamengo, de virada, derrotou o Bragantino, em Bragança Paulista, por 2 a 1 e ficou a apenas um ponto do Cruzeiro e com uma partida a menos. O Palmeiras, também de virada, ganhou, no Rio, de 2 a 1 do Fluminense e tem duas partidas em atraso. Isto significa que está na cola do Cruzeiro e do Flamengo. O Mirassol é que está sendo a sensação do campeonato com 7 vitórias consecutivas. Foi ao Nordeste e derrotou o Ceará por 2 a 0. O Santos jogou na Vila Belmiro, perdeu do Internacional de 2 a 1 e continua na zona do rebaixamento. O lanterna, Sport do Recife, ainda não conseguiu ganhar o primeiro jogo no campeonato nacional. Só conseguiu não perder. Empatou de 2 a 2 com o Vitória, em Salvador. Perdia de 1 a 0 e Romarinho empatou aos 44 minutos da segunda etapa. Aos 4 dos descontos o Vitória marcou o segundo e sua torcida já festejava a vitória. Mas, 5 minutos depois, no último lance da partida, Romarinho marcou o segundo gol pernambucano. O Sport, em 48 pojntos disputados, tem 4 pontos ganhos pela proeza de quatro empates. Na noite desta quinta-feira, o São Paulo vai enfrentar o frio de Caxias do Sul para jogar contra o Juventude, que é outro que está com a corda no pescoço.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS