DESTERRO
Meu pai era militar e os poucos livros que tínhamos em casa eram ligados à caserna. Assim, na minha infância li a Retirada de Laguna, do Visconde de Taunay, a biografia do Duque de Caxias, patrono do exército, e do Marechal Floriano. Nunca esqueci que narrava o costume do presidente alagoano de sair disfarçado, à noite, para ouvir o que o povo falava. Por certo, muitos que criticavam foram presos, porque o Marechal de Ferro não dava moleza. Até os republicanos de então foram vítimas das determinações presidenciais, nada republicanas. O pessoal da Ilha da Magia sabia bem disso, porque temia a Fortaleza de Anhatomirim. Daí não se estranhas que muitos até hoje desejam que Florianópolis, nome recebido em homenagem a Floriano Peixoto, volta ser Desterro.
CRICIÚMA
Lembrei-me do hábito do disfarce quando li que o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, também decidiu sair disfarçado pelas ruas da cidade carvoeira. Saiu como morador de rua e passou um dia e uma noite perambulando e pedindo esmolas, inclusive para sua esposa e filho que não o reconheceram com maquiagem, barba falsa e maltrapilho. Equipe de filmagem acompanhou a sua experiência, que acabou quando, dormindo na rua, foi abordado por um servidor público da Assistência Social querendo convencê-lo a ir para o abrigo municipal. O prefeito Vaguinho contou que em 15 minutos ganhou 5 reais. Elogiou a população que lhe ofereceu alimentos e confessou que queria ver como está funcionando a assistência social, porque tem gente morando na rua. Ficou contente ao ver que tem equipe nas ruas, Centro POP funcionando, refeições, abrigo e cuidados. Concluiu, contudo, que “é preciso fazer mais para tirar as pessoas das ruas com dignidade e firmeza. Garantir que nossas calçadas e praças sejam, cada vez mais, lugar de passeio das famílias. Nunca de abandono ou uso de dorgas”. Anunciou que vai lançar novas medidas para resolver o problema. “Todas baseadas no que vivi pessoalmente nas ruas de Criciúma.”
AGRADECER
Um jovem de 25 anos, chegou no Ambulatório Geral Haroldo Bachmann, no bairro Velha, em Blumenau, eram 23,23 horas, e encontrou as portas fechadas. Estava na porta dos fundos e, sabe-se lá qual o motivo, quebrou a porta de vidro, que foi estilhaçado, e invadiu o prédio. Foi preso por pot policiais militares, dentro da edificação da secretaria de saúde e conduzido para a Central de Plantão da Polícia Civil. O caso foi registrado como dano qualificado e violação de domicílio. A atitude do rapaz é condenável. Eu confesso, porém, que gostei do seu ato tresloucado. Acontece que a referida porta tem duas abas e uma estava com defeito e trancada há longo tempo, impedindo a passagem de cadeirantes, que eram obrigados a sair do estacionamento e se dirigir à porta da frente, passando pelo meio da rua, já que a calçada é estreita e esburacada. O tempo passava e não era tomada uma providência. Agora terá que ser colocada uma porta nova, funcionando perfeitamente. Quem sabe paga pelo agressor. Os cadeirantes irão agradecer.
ESTIMAÇÃO
Três Corações, cidade mineira de 80 mil habitantes, teve como seu cidadão mais ilustre Edson Arantes do Nascimento, que se tornou mundialmente famoso pelo apelido Pelé. Atualmente seu maior orgulho devia ser a fábrica da multinacional ADM, empregadora de cerca de mil tricordianos e produtora de 500 mil toneladas anuais de alimentos para cães e gatos. Multinacional funciona no Estilo Trump. Acaba de anunciar que irá desativar a fábrica brasileira no prazo de 90 dias. Vai afetar a economia local e fornecedores regionais. O lucro diminuiu e talvez não dê para fazer frente à concorrência das multinacionais mais fortes, Nestlé e Mars. A ADM então decidiu fechar as portas e cair fora do Brasil. Vai inaugurar nova planta de “Pet Food” no México. Não acredito, porém, que nossos cães e gatos entrem no Mapa da Fome. Os supermercados continuarão abarrotados de comida caprichosamente preparada para que se mantenham saudáveis e com pelos firmes e brilhantes, claro que com preços mais altos. Mas, tudo pelo bem dos bichinhos de estimação.
GRATUITOS
O Lula é mesmo um cabra da peste. Foi beneficiado pela paulada dos 50% do Tarifaço, que atinge principalmente os 4 Estados do Sul que tem governadores opositores, subindo nas pesquisas de opinião que estavam em queda livre. Encheu-se de gás e foi todo contente participar da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Acontece que o empreendimento integra o maior parque de geração de gás natural da América Latina, com três gigawatts de capacidade instalada. Foram investidos 7 bilhões de reais e a nova usina pode atender oito milhões de residências, gerando 10% do gás da matriz energética nacional. Um projeto estratégico do Programa de Aceleração do Crescimento, que criou 10 mil empregos, com oferta de cursos de qualificação gratuitos.
Certa vez li um manual destinado a quem deseja se candidatar a cargo político. O primeiro conselho que dava era a desistência de qualquer um que tenha cometido algum ato desabonador e qualquer fraqueza moral desde a sua infância. Os adversários vão vasculhar a história da sua vida. É o que acaba de acontecer com o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal. Descobriram que a avó dele foi afastada do cargo de prefeita de Patos, a terceira maior cidade da Paraíba. Sua mãe, que era a chefe de gabinete, foi presa por casos de corrupção e irregularidades, como fraudes em licitações desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. 11 milhões surrupiados do Transporte Escolar, Pró-Jovem Trabalhador e Bloco de Média e Alta Complexidade na área da saúde. O deputado Hugo Motta foi um dos principais aliados de Eduardo Cunha e por indicação dele presidiu a CPI da Petrobras. A família tem outros integrantes políticos apanhados com a boca na botija.
REVANCHE
Na noite de quarta-feira tivemos 5 jogos da Copa do Brasil. Os resultados: CSA 0 x 0 Vasco, Cruzeiro 0 x 0 CRB, Bahia 3 x Retrô 2, Internacional 1 x 2 Fluminense e Corinthians 1 x 0 Palmeiras. O Corinthians ainda perdeu um pênalti. Na noite desta quinta-feira os dois confrontos finais da ida das oitavas de final: São Paulo x Athletico e Flamengo x Atlético Mineiro. Este por coincidência já que os dois jogaram, pelo Brasileirão, na última segunda-feira, com vitória do Mengão, gol de cabeça do zagueiro Leo Ortiz. A partida desta quinta-feira até tem cara de revanche.
FÁCIL
A Polônia, jogando em casa, derrotou o Japão por 3 a 0 e classificou-se para uma das semifinais da Liga das Nações de Voleibol Masculino. Os poloneses irão enfrentar o Brasil, no sábado, dia 2, às 8 horas da manhã, horário de Brasília. Quem vencer disputará a final no dia seguinte. Os poloneses estão preparados para não serem novamente derrotados numa “Blitzkrieg”. A luta, para nós, não vai ser fácil.
Comentários
Postar um comentário