INCORRUPTA



Em 15 de Agosto de 1195 nasceu em Lisboa o menino Fernando de Bulhões. Quando ingressou na Ordem Franciscana adotou o nome António. Graças à sua eloquência na pregação da palavra de Deus, sua língua permanece intacta. Está guardada num relicário dourado e pode ser visitada na Capela das Relíquias, em Pádua, na Itália. Ele também tinha o poder da ubiquidade, aparecendo em dois locais ao mesmo tempo. Estava rezando missa em Pádua, recebeu aviso angelical de que seu pai estava sendo condenado em Lisboa por crime que não cometera, transportou-se para Portugal, fez a vítima sair do caixão inocentando seu pai, enquanto terminava o sermão religioso na Itália. Tornou-se Santo e é o único com duas denominações: Santo António de Lisboa e Santo Antonio de Pádua. Estive na cidade italiana e lamento não ter visitado a Capela das Relíquias. Como ele morreu no dia 13 de Junho de 1231 já lá se vão 794 anos e sua língua continua incorrupta.


MATRIMONIAL


Santo António, em Portugal, e Santo Antônio, para nós, tornou-se um dos santos mais populares e, devido à sua ajuda a jovens humildes que queriam casar, especialmente mulheres que não tinham condições financeiras para pagar o dote, acabou sendo chamado de santo casamenteiro. Na minha infância ficava vendo minhas primas, já mocinhas, cortando uma folha de papel em pedaços quadrados. Neles escreviam o nome de rapazes, dobravam duas vezes e colocavam numa bacia com água, na noite do dia 12. Na manhã do dia 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, iam ver o papelzinho que abrira e liam o nome do Príncipe Encantado. Havia também a simpatia, um tanto maldosa, de pegar uma pequena estatueta do santo, amarrar um barbante no pescoço e pendurar dentro de um poço. Só era retirado quando aparecia um pretendente. Hoje, penso que as moças casadoiras não rezam mais para Santo Antônio. Preferem recorrer aos “sites” de relacionamento ou buscar uma agência matrimonial.


ODIOSA


O veleiro Madleen pretendia furar o bloqueio de Israel e levar ajuda hmanitária para os palestinos na Faixa de Gaza. Foi detido pela marinha israelense e os 12 jovens ativistas foram presos. 5 assinaram os papeis de deportação e foram devolvidos para seus países. Entre eles a sueca Greta Thunberg. O brasileiro Thiago Ávila (38) e outros 6 companheiros se negaram a assinar e ficaram presos incomunicáveis. Thiago foi para uma cela solitária até a extradição. Chegou a São Pulo, na manhã desta sexta-feira, e pôde abraçar a esposa e a filhinha de sete meses de idade. Foi recebido por grupo de militantes pró-Palestina e chegou cuspindo marimbondos, inclusive dizendo que o Brasil deveria romper relações diplomáticas, se desligando dessa “ideologia odiosa”.


LOCUPLETAR


Eu tenho as minhas reservas com as Organizações Não Governamentais, as populares ONGs. As brasileiras volta e meia reclamam que não recebem recursos governamentais. Não entendo a reclamação já que se intitulam não governamentais. As estrangeiras geralmente vem com a intenção declarada de ajudar o meio ambiente e principalmente os indígenas. Tem uma ONG alemã, a ACTP, que tem histórico de conflito com nossas autoridades. A Folha de São Paulo publicou matéria em que acusa a referida associação de fazer transações milionárias com uma das aves mais raras do mundo. A ONG fundada por um ex-segurança de casas noturnas alemãs, de Hamburgo, continua funcionando no Brasil um ano depois do fim do contrato que tinha com o governo federal. E vendendo ararinhas azuis, em pelo menos um caso, por valores estimados em 75 mil euros (470 mil reais) por espécime. A ACTP chegou a ter a posse de 90% das ararinhas azuis no planeta. O alemão e seus advogados negam irregularidade. O Lula deveria dar uma de Trump e expulsar do país tais entidades estrangeiras, que não vem para ajudar e sim para se locupletar. 

 

EUROPA

 

Forum rendeu homenagem a dois músicos e compositores brasileiros que fizeram sucesso em Paris, a Cidade Luz, que dominava a cultura na sua época. O primeiro chamava-se Henrique Alves de Mesquita (1830-1906). Talentoso compositor e um dos músicos mais singulares da história da música erudita do Brasil era filho de pais não casados, negro e nascido em casa humilde. Enfrentou os obstáculos de uma sociedade escravocrata, para se tornar um dos nossos maiores instrumentistas e maestro, sendo o primeiro aluno do Conservatório de Música do Rio de Janeiro a ser enviado para estudar na Europa, com bolsa imperial. Teve breve consagração pública e na corte de Dom Pedro II pelo engajamento com o abolicionismo. Seu apagamento posterior deveu-se à condenação na França, em 1863, a 3 anos de prisão sob acusação de “ofensa à moral pública”. A documentação do caso deve ter sido perdida no incêndio do Palais de Justice, em 1871. Jornais da época sugeriram que a denúncia foi pelo envolvimento com uma jovem branca. O moralista Dom Pedro II jamais o perdoou. Morreu paupérrimo, mesmo tendo deixado mais de 200 composições, entre óperas, missas, hinos e peças populares (com temáticas abolicionistas). Uma de suas missas foi elogiada em crônica atribuída a Machado de Assis, na revista Semana: “A arte brasileira precisa de um Beethoven. Mesquita pode sê-lo”. No Rio venceu concurso que lhe rendeu “Medalha de Ouro” e a pensão do Império para estudar música na Europa.


MEMÓRIA


O segundo pouco lembrado é Elpídio de Brito Pereira (1872-1961) natural de Caxias, no Maranhão. Nordestino foi um dos poucos músicos brasileiros a conquistar prestígio na cena musical parisiense entre o fim do Século XIX e o início do Século XX. Por aqui pouco lembrado porque fora do eixo Rio-São Paulo. Foi para a França com apoio familiar e patrocínio do governo do Amazonas. A formação francesa aliada à tradição da música popular brasileira, fez dele compositor de uma obra diversificada, que mistura referências eruditas e populares. Apesar da influência europeia, nunca rompeu com os temas nacionais em sua obra. Musicalizou a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e, em suas composições, homenageou figuras como Tiradentes e Saldanha da Gama. Estudiosos dizem que o apagamento de Elpídio da história da música clássica brasileira não se deveu à qualidade de sua obra e sim à sua posição estética considerada “hibrida”, que não parecia se encaixar nem na composição “nacional” de Villa-Lobos e nem nas correntes modernistas da época. Além disso, a sua música era forjada entre bandas do interior, igrejas coloniais e salões franceses, desafiava e continua desafiando as categorias rígidas da historiografia musical. Bem se diz que somos um povo que não tem memória.

 

ISRAELENSES


Com o argumento de que sabendo que o Irã estava se preparando para atacar Israel com armas nucleares, Benjamin Netanyahu mandou bala em Teerã e outras cidades iranianas. Graças ao seu serviço de informação conseguiu matar no bombardeio os três principais militares, um físico e um cientista nuclear. O aiatolá Ali Khamenei já nomeou substitutos e declarou que haverá vingança pelo que considerou um ato de guerra. Israel fechou o seu espaço aéreo e preparou-se para uma retaliação. Nos Estados Unidos, o presidente Trump disse que o ataque ao Irã foi “excelente” e repetiu o ultimato para que desistam do programa nuclear. Falando para a ABC concluiu que, se não for aproveitada a oportunidade que vem oferecendo nas negociações em Omã, haverá “outros” ataques israelenses.


PORTO

 

Mesmo não tendo jogado contra o lanterna Sport de Recife, o Flamengo, por estar nos EUA para a disputa da Copa do Mund0 de Cloubes, manteve-se na liderança do Brasileirão. Foi beneficiado pela ajuda dos dois clubes baianos. O Vitória empatou de 0 a 0 com o Cruzeiro, num campo alagado, e o Bragantino perdeu em casa de 3 a 0 do Bahia. Nos outros jogos da 12a. rodada tivemos a vitória do Vasco de 3 a 1 contra o São Paulo, em Sampa, Grêmio 1 x 1 Corinthians, Atlético Mineiro 2 x 0 Internacional, Fortaleza 2 x 3 Santos, sem Neymar os santistas escaparam da zona do rebaixamento. Tal qual o do Flamengo, adiados os jogos do Botafogo x Mirassol, Fluminense x Ceará e Palmeiras, que também vãotentar brilhar nos "States". Pausa de um mês no Brasileirão. O foco agora são os nossos 4 representantes no Mundial de Clubes, que terá na competição 32 equipes de 5 continentes. O primeiro time brasileiro em campo será o Palmeiras, domingo, dia 19, às 19 horas, contra o Futebol Clube do Porto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO