HISTÓRIA
Vi no Facebook uma foto da série Antigamente em Blumenau postada pelo Caleu Milchert. Mostra a Rua XV de Novembro na década de 50. Que pena que os blumenauenses, sobretudo os de origem germânica, não tiveram o cuidado de preservar aquelas edificações que hoje teriam transformado a Wurststrasse (Rua da Linguiça), dos tempos coloniais, num verdadeiro museu a céu aberto. Restou a Husadel para nos contar a história.
LIMPA
Prossigo a leitura de “Livro sobre livros” do inesquecível Enéas Athanázio. Ele homenageou Luiz Carlos Amorim, nascido em Corupá, que criou em São Francisco do Sul o Grupo Literário A Ilha, depois transferido para Joinville e mais tarde para Florianópolis, onde persiste. Enéas aborda como principal realização do cenáculo a criação e manutenção do Suplemento Literário A Ilha, que conta com mais de 100 números publicados. Para mim o mais interessante foi ficar sabendo que Luiz Carlos Amorim é contista, cronista, articulista cultural e poeta. Mesmo com as atribuições de coordenar e organizar, além das atividades de ordem profissional, escreve com método e disciplina e produz bastante. Como dizia Gilberto Amado, é mais um escritor brasileiro que rouba tempo de si mesmo para escrever. Já publicou 23 livros e tem outro no prelo e seus trabalhos já foram traduzidos para o inglês, espanhol, grego, russo e bengalês. Enéas Athanázio enalteceu que Luiz Carlos Amorim expressa com segurança as ideias e transmite bem o pensamento, com linguagem simples, direta e limpa.
MARAVILHOSA
Continua o drama da jovem brasileira que despencou 300 metros no vulcânico Monte Rinjane, na Indonésia. As autoridades do país asiático anunciaram que suspenderam a missão de resgate em consequência das más condições climáticas reinantes. Comunicaram também que o local não permite o uso de helicóptero, nem de drones. O salvamento tem que ser feito no muque e com cordeamento. Que situação foi se meter a turista. Sendo de Niteroi teria sido mais fácil subir no Bondinho do Pão de Açúcar ou do Corcovado e lá de cima contemplar a beleza da Cidade Maravilhosa.
PRAIA
Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra de 59% dos brasileiros acham melhor trabalhar por conta própria. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Márcio Pochmann, comentou que a preferência do brasileiro pelo trabalho autônomo é uma “má notícia para o capitalismo”. Na sua opinião trata-se de uma “regressão” que demonstra uma “agonia” do sistema econômico. Apenas 39% afirmam que se sentem melhor ao ter vínculo empregatício. Eu acho que as novelas globais influenciaram os nossos trabalhadores apresentando histórias de gente pobre que fica milionária vendendo doces e salgados na praia.
NAÇÕES
No Oriente Médio os israelenses continuam mandando bala no Irã e os iranianos mandando mensagens ameaçadoras para Israel. Os Estados Unidos bombardearam os centros nucleares do Aiatolá Khamenei e agora só estão de soslaio na expectativa de terem que ajudar os aliados de Tel Aviv. O resto do mundo apreensivo, de olho na Tela Viva e desejando deque reine a Shalom, que significa paz e desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações.
SALAMALEICO
O que muitos já esperavam aconteceu. O parlamento iraniano aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, que tem 33 quilômetros de largura. Pelo canal entre Irã e Omã passam 20% do petróleo consumido no mundo. Isto significa que o preço dos combustíveis pode disparar. Para a medida entrar em prática ainda é necessária a aprovação do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do Líder Supremo, o Aiatolá Khamenei. Que bom que só estou consumindo etanol. O problema é que nossos caminhões não e eles transportam todas as nossas mercadorias, que aí terão novo aumento e a inflação continuará alta mesmo que o COPOM eleve a Taxa Selic para 16% ou mais. Aí adeus “Salamaleico”.
TROPA
Na noite de domingo, a Copa do Mundo de Clubes teve um 0 a 0 do Salzburg da Áustria contra o Al Hilal da Arábia Saudita e a goleada do Manchester City por 6 a 0 contra o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos. Nesta segunda-feira dois times brasileiros em campo: o Botafogo 0 contra o Atlético de Madri 1 às 16 horas e o Palmeiras contra o Inter da Miami às 22. Às 4 da tarde também estarão se defrontando Seattle Sounders 0 e 2 PSG e às 10 da noite Porto e Al Ahli. Acho que todos, como eu, vão torcer pelos nossos representantes, que estão levantando o moral da tropa.
Comentários
Postar um comentário