CIENTISTA
Nunca vi um povo gostar tanto de caminhar quanto o alemão. A Alemanha possui 200 mil quilômetros de trilhas para todo lado e todas muito bem sinalizadas para que ninguém se perca no mato, apesar de todo caminhante carregar uma bússola e um mapa. Meu genro, alemão, toda vez que veio a Blumenau revirou, a pé, todos os cantos do município. Andou pela Nova Rússia, subiu o Spitzkopf, passeou por todos os bairros e chegou a descobrir o Sítio da Ledy, no Encano. Não sei se é para enaltecer a tradição de “Wandervolk que Blumenau vai se tornar o marco zero de uma espetacular rede de trilhas, que já tem nome: Os Caminhos de Fritz Müller. Quando implementada, permitirá aos seus frequentadores pisar nos mesmos locais em que pisaram os pés descalços do grande cientista.
JEITINHO
O objetivo é ótimo e a propaganda na televisão ficou muito convincente. Entretanto o programa Universidade Gratuita e o FUMDESC só estão beneficiando 4.176 alunos inscritos no Cadúnico. São apenas 13,06% dos matriculados pelos referidos programas. Segundo o relatório do TCE 86,94% não preenchem os requisitos de famílias de baixa renda. O problema deve estar no fato de que o Cadúnico abrange até meio salário mínimo per capita. Já o Universidade Gratuita e o FUMDESC permitem, per capita da família, quatro salários mínimos ou oito salários mínimos, no caso do curso de medicina, o que abriu uma porta para o nosso famoso jeitinho.
FLORESCER
Aqui em Santa Catarina as urnas eletrônicas funcionam direitinho, porque ninguém mexe nelas. Tanto assim é que Jair Bolsonaro deu uma surra no Lula com 69,27% dos votos válidos. Acabo de ler no Infomoney que o Mito quer lançar o filho Carlos candidato a senador pelo nosso estado. Carlos Bolsonaro foi o Vereador mais votado no Rio de Janeiro na eleição municipal de 2024. Ele escreveu no X: “Hoje, quase por convocação, considero a possibilidade de disputar outro cargo no Rio ou em Estado em que puder ser mais útil ao projeto de libertar o Brasil, sem jamais mudar minha essência. Encaro essa missão com a mesma humildade e com a bagagem de quem está há um quarto de século lutando pelo que é certo”. E complementou: “Se concretizar essa mudança, levarei comigo a experiência conquistada na Câmara do Rio e aprendida observando meu pai para trabalhar pela região que irá me receber – e por todo o Brasil – certo de que valores não mudam com o CEP, mas ganham força quando encontram novas frentes para florescer”.
IMPOSSÍVEL
Acho o projeto maravilhoso, se a história da ABIN Paralela não atrapalhar, porque Carlos foi um dos 35 indiciados como beneficiários do uso do “software” de espionagem israelense “FirstMile”, invadindo celulares e computadores das pessoas monitoradas. O governador Jorginho Mello é aliado de primeira linha e, como vamos eleger dois senadores, indica o outro candidato. Nós que já temos em Balneário Camboriú o Jair Renan Bolsonaro, que foi o mais votado para a vereança, cortando o nome Renan nas urnas, ficaremos com a maioria bolsonarista não só dos eleitores. Poderemos falar de boca cheia anunciando Santa Catarina como o maior estado da Família Bolsonaro. Eu gostaria que a Michelle também viesse para, com toda certeza, ser eleita deputada federal. E o Eduardo, lá nos EUA, com suas amizades e influência, nos dará uma mão junto ao Governo Trump. Melhor impossível!
AGRÍCOLA
Os fazendeiros do Brasil tornaram-se poderosos e politicamente influentes. Criaram até a Bancada do Agronegócio e abocanham, anualmente, 185 bilhões de reais dos nossos impostos. Dizem-se patriotas e no entanto se recusam a poupar até as míseras Áreas de Preservação Permanente, até mesmo as margens dos rios. Promoveram um evento na Fazenda Conforto, em Nova Crixás, no noroeste de Goiás. Um vídeo mostra mais de 20 aeronaves numa pista de pouso da fazenda. Jatos executivos avaliados em mais de 100 milhões de reais e dezenas de aeronaves King Air, conhecidas pela robustez e capacidade de operação em pistas curtas, muito utilizadas no setor agrícola.
GUERRA
O chefe do governo de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que se o Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, for assassinado acabará o conflito. Evidente que a mesma coisa pensam os iranianos com relação a ele. Aliás, Khamenei disse que ia acabar com o Grande Satã e o Pequeno Satã. Entrementes, contudo, mandou mensagem a Trump pedindo para que fale com Netanyahu e mande parar imediatamente as ações bélicas, numa demonstração de fraqueza. Mas, são as bravatas e os bombardeios que deixam a paz cada vez mais distante. Eu vejo como autêntica piada o oferecimento feito por Vladimir Putin para mediar as negociações entre o Hamas e Israel. Só se em troca Benjamin Netanyahu mediar negociações da Rússia com a Ucrânia para por fim à guerra.
PALMEIRENSES
A torcida do Palmeiras, com roupas verdes e brancas, bandeiras e cânticos esmeraldinos tomou conta da “Times Square” em Nova York e deu um “show” de entusiasmo brasileiro. As imagens de fotos e vídeos foram para as redes sociais mostrando os palmeirenses fazendo a festa num dos principais pontos turísticos do mundo. A mobilização alviverde teve ampla repercussão e provocou reação de diversas personalidades. Entre elas o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que elogiou bastante o apoio dos torcedores palmeirenses.
SUÍÇA
O Flamengo começou bem a sua participação na Copa do Mundo de Clubes. Ganhou de 2 a 0 do Espérance, da Tunísia, e encheu a torcida rubro-negra de esperança. Lidera o grupo porque o Chelsea recebeu 3 cartões amarelos e o Mengão só um, bestamente, por causa de uma falta desnecessária cometida no ataque pelo Bruno Henrique. Vai ver que foi para ajudar a família a ganhar nas apostas. Na sexta-feira, dia 20, as 15 horas, Flamengo e Chelsea lutarão pelo passo decisivo em direção às oitavas de final. Nesta terça-feira foi a vez do Fluminense mostrar a sua força. Pegou logo de cara o poderoso Borussia Dortmund, da Alemanha. O jogo teve início às 13 horas e aconteceu em Nova Jersey. O Fluminense, do Renato Gaúcho, jogou melhor, dominou a partida e teve três chances para ganhar o jogo. Teria ganho se o goleiro do Borussia não jogasse com precisão suíça.
Comentários
Postar um comentário