URBANO

 


Blumenau vai ganhar mais uma ponte, na tentativa de minorar o problema dos engarrafamentos na ligação do Centro do a Região Norte. Com um financiamento do BRDE no valor de 50 milhões de reais, a nova ponte deverá ter sua obra iniciada ainda em 2025. A expectativa é que o pacote de obras se torne uma solução para a mobilidade e resiliência urbana, com infraestrutura pensada para proteger a cidade e facilitar a vida de quem utiliza transporte coletivo, bicicletas e serviços públicos, conforme destacou Daniel Maffezzoli, Secretário de Planejamento Urbano.


FERROVIÁRIO


Em matéria de mobilidade urbana quem está querendo revolucionar é Salvador. A capital baiana inaugura um sistema de transporte inovador que vai conectar áreas históricas e perfiféricas, com tecnologia de ponta e sustentabilidade, transformando o cenário do transporte público e o dia a dia dos moradores. Vai construir o maior Veículo Leve sobre Trilhos (LVT) já realizado no Brasil. Com 36 quilômetros de extensão, 34 estações e tecnologia de ponta empregada em grandes metrópoles mundiais, o VLT vai substituir o ultrapassado sistema ferroviário.

 

HISTÓRIA


No início do ano 2000 foi construída, em Rio do Sul, a estátua de um bebê, com 2 metros de altura, pesando 21 toneladas e ocupando o espaço de 6 carros, para promover uma loja de roupas para bebês. O Bebezão, colocado na margem da BR-470, tornou-se uma referẽncia, cartão postal e virou até atração turística. Acontece que a Loja BBzão foi vendida e o novo proprietário mudou de endereço. Levou todo o estoque para Pouso Redendo e lá virou Loja do Bebê. O Bebezão não pode ser transportado e foi derrubado, pondo fim a sua história.


TECNOLOGIA


Goiás surpreendeu ao aprovar a primeira lei de inteligência artificial no nosso país. Trata-se de um projeto ambicioso, criando um modelo original que leva em consideração as capacidades e interesses do Brasil. Os goianos pretendem regulamentar a tecnologia, mas fomentando a competitividade nacional nesse tema fundamental. Querem nos livrar do risco de ficarmos totalmente fora do desenvolvimento da IA, condenados a eternos consumidores (vassalos) de que domina a inovação. Enquanto isso o Congresso Nacional insiste em copiar a Europa, restringindo “a priori” toda a sorte da tecnologia.


LÁUREAS


O engenheiro Nélio José Nicolai, mineiro de Belo Horizonte inventou um aparelho que revolucionou a telefonia no Brasil e no Mundo. Ele criou o Bina que possibilita a identificação de quem está fazendo uma ligação telefônica. Uma multinacional gigante, contudo, apropriou-se da invenção e com a patente registrada tornou-se dona da inovação. O inventor nada recebeu como gratificação pela sua genialidade. Isso já foi feito com Alberto Santos Dumont e o invento do avião, creditado para os irmãos Wright dos EUA e com o Padre Roberto Landell de Moura que inventou o rádio e o italiano Guillelmo Marconi recebeu as láureas.


ALERTA


A empresa japonesa Nissan está sentindo os efeitos da queda livre das vendas e cogita fechar duas fábricas no Japão e montadoras na África do Sul, Índia, Argentina e México. O plano prevê uma redução drástica do número de fábricas, passando de 17 para 10, além do corte de 15% da força de trabalho global. Um dos passos mais drásticos da sua história. A Nissan chegou a produzir 5,5 milhões de carros por ano e em 2024 caiu para 3,3 milhões de unidades, o que provocou o sinal de alerta. O secretário de educação de Barueri, São Paulo, foi demitido sumariamente depois de dizer que algumas pessoas com deficiência “não tem condição de aprender”. O nome do energúmeno é Celso Furlan. Ele disse que sua fala foi tirada de contexto. Acontece que o que disse foi gravado durante uma reunião interna da sua secretaria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO