SENSACIONALISTA

 


Já se disse que o brasileiro ri da própria desgraça. De fato somos um povo que gosta de rir e que tem um espírito de humor incomparável. O brasileiro parece que passa o dia procurando inventar alguma piada. Na “internet” existe o Blog de humor Sensacionalista, que explora criativamente tudo o que acontece. Ri bastante quando li: “Patriotas dizem que o conclave foi fraudado e acampados na porta da capela Sistina pedem que Exército investigue a chaminé e a fumaça branca.


CHINA


O PT entrou na Justiça, contra o governador Eduardo Leite, pedindo a suspensão do documentário sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O argumento petista é que ele está fazendo autopromoção com dinheiro público visando a candidatura à presidência da república em 2026. É quem mais pode se promover e a briga continua. Os opositores dizem que o Brasil está afundando e querem a nossa salvação. A situação, recheada com opositores, busca apresentar números positivos da nossa economia e da amizade com a China.


PALESTRAS


Sem se gabar, o Médium Divalgo Franco, que faleceu em 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura, mesmo sem nunca ter sido pai biológico, teve 659 filhos adotados, em seus trabalhos sociais. Estes lhe deram mais de 200 netos e bisnetos. Nunca ouvi ou vi propaganda. Mas, ele legou um admirável complexo educacional, social e assistencial, em 44 edificações que atendem mais de cinco mil pessoas por dia. Carinhosamente chamado de Tio Divaldo, não me lembro de que tenha sido candidato ou envolvido na política. A Mansão do Caminho, que atende a mais de três mil jovens carentes em Salvador é mantida com a venda de seus livros mediúnicos, fitas e DVDs de palestras.


TRANQUILO


Através do portal Forum fiquei sabendo que no coração da Amazônia, em plena Ilha de Marajó, existe um lugar onde o tempo parece ter parado e as pessoas só se movimentam a pé ou em duas rodas. Em Afuá, no Pará, os sons dos motores deram lugar ao barulho suave dos pedais e ao vaivém das águas. A ausência de veículos motorizados é a marca da cidade que se reinventa sobre palafitas e desafia os padrões de mobilidade urbana do Século XXI. Construída numa região alagadiça, Afuá está literalmente suspensa sobre a natureza. Suas ruas não tocam o chão: são passarelas de madeira erguidas a cerca de 1,20 metro acima do nível dos rios que cortam o seu território. Em vez de asfalto, água. Em vez de avenidas, canais. Não tem estradas e, por decisão municipal tomada em 2022, nenhum carro, moto ou veículo com motor pode circular nela. O resultado foi revolucionário. Aboliu os semáforos e as regras formais de tráfego. A bicicleta tornou-se muito mais do que meio de transporte. Ela é ambulância, táxi, viatura policial e até carregador de noiva. Não há placas ou faixas, mas há organização, regida pela cultura local e por uma convivência que apendeu a navegar e pedalar. Lugarzinho bom para se dormir tranquilo.


IGUAL


Uma ilha artificial maior do que o território da França flutua no Oceano Pacífico. Mas não há motivo para se comemorar. Com cerca de 160 mil quilômetros quadrados é uma mancha de lixo localizada entre a Califórnia e o Havaí e um dos fenômenos mais alarmantes dos mares. Seu crescimento constante tem mobilizado cientistas e ambientalistas ao redor do mundo. Essa “ilha gigantesca” não possui terra firme nem abriga qualquer forma de vida humana. Apenas uma vasta concentração de resíduos plásticos. A tendência é crescer, pois imagens de satélite mostram que cerca de 1,3 milhão de toneladas de plástico chegam aos oceanos anualmente. Como o “homo sapiens” não há nada igual.


COINCIDÊNCIA


Um nome que veio da Antiga Grécia e que recentemente começou a ser amplamente adotado em quase todos os países do mundo revelou-se como o que mais desperta sentimentos positivos em quem o ouve. Pesquisa, liderada pelo linguista cognitivo inglês Bodo Winter, da Universidade de Birmingham, buscou entender como os nomes soam para diferentes pessoas ao redor do planeta. O nome que mais se destacou pela sonoridade, suavidade, musicalidade e fluência que mais evocou uma resposta emocional agradável foi Sofia. Será que foi por isso que na novela das sete, na Globo, tem uma menina muito esperta e arteira chamada Sofia? Mas, contudo, pode ser pura coincidência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO