MONICA



Jovem guerrilheiro e integrante do grupo Tupamaros, Pepe Mojica foi preso no regime militar e ficou 14 anos preso, boa parte do tempo em cela solitária, submetido a tortura e, por falta de água, sendo obrigado a beber sua própria urina. No fim da ditadura fundou partido político e foi eleito deputado, senador e presidente do Uruguai. Na prática colocou os seus ideais. Não foi morar no palácio presidencial. Continuou na sua pequena casa da área rural de Montevideu e conservou o seu Fusca 1985. Nunca partiu para revanchismo e tornou-se líder da esquerda respeitado por todas as ideologias. Foram suas palavras: “Não ao ódio” e “O respeito aos que pensam contrário é primordial para a democracia”. Pepe Mojica morreu com 89 anos de idade, vai ser cremado e sua cinzas depositadas sob a árvore em sua propriedade, perto de onde enterrou sua cachorra Mônica.


PAZ


Morreu também o líder espírita Divaldo Franco, que estava com 98 anos de idade. Ele, tal qual Chico Xavier, se notabilizou pela sua capacidade mediúnica, com cartas e escritos psicografados surpreendentes. Faleceu em Salvador pelas complicações de um câncer na bexiga. A pedido dele será simples a cerimônia de despedida e com caixão fechado. Seu corpo está sendo velado no ginásio da Mansão do Caminho, instituição social que ele criou e o enterro será no Cemitério Bosque da Paz.


SOLO


Vazou na imprensa uma observação feita, em Pequim, para o líder chinês Xin Jinping, a respeito da plataforma Tik Tok. Alguém da comitiva passou para a imprensa que o chefe do governo da China ficou constrangido com o que lhe disse a Janja. Na entrevista coletiva, Lula esclareceu que foi ele que pediu para que Xin Jinping mande alguém de sua confiança ver o que está fazendo aqui o Tik Tok e discutir a questão digital. Aí, Janja, que não é mulher de segunda classe, como afirmou, entrou na conversa para falar que não deve continuar com o ataque às mulheres e às crianças. O líder chinês declarou: “O governo brasileiro tem liberdade para regular ou mesmo banir o Tik Tok em território nacional”. A Casa Branca, desde o tempo de Joe Biden, vem pressionando para a plataforma vender suas operações nos EUA para uma empresa americana para continuar funcionando em seu solo.


ILIMITADO


Na imprensa o direito de livre opinião não é ilimitado. Existem leis e regras que precisam ser respeitadas. No Congresso Nacional também não é ilimitado o direito dos parlamentares manifestarem suas opiniões. Existe um código de ética. O vereador gaúcho, Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, acaba de ser multado em 100 mil reais por danos morais ao haver declarado na Câmara Municipal que os agricultores não devem contratar “aquela gente lá de cima”, que “os baianos vivem na praia tocando tambor”. Seu pronunciamento foi feito após 200 nordestinos tenham sido resgatados de trabalho escravo na colheita da uva. Feriu a lei do racismo e da descriminação. Só as redes sociais é que estão soltas, sem lei nem regras, e muito acreditam que conquistaram o direito opinião ilimitado.


ARCABUZ


A Comissão para elaborar anteprojeto da Lei do Marco Regulatório Temporal prorrogou o seu trabalho até 25 de Junho. O ministro Gilmar Mendes, do STF, criticou a atuação de ONGs e Congressistas nos trabalhos da comissão responsável pela demarcação de terras indígenas. Segundo ele, ambos agem de maneira “irresponsável” ao prometerem soluções que não podem cumprir. Parlamentares defendendo eleitoralmente posições irrefletidas, de forma demagógica, olvidando que estão vendendo ilusões, ao passo que muitas ONGs acabam incentivando invasões e conflitos. Não podem assegurar a paz no campo e são mercadores de ilusões. Enquanto isso os indígenas ficam esperando a devolução de parte das terras que em 1500 lhes foram tiradas, na base do arcabuz.


HERÓIS


Em 1959 o roteirista René Goscinny e o desenhista Albert Uderzo criaram os personagens Asterix e Obelix, dois gauleses que lutavam contra os romanos. As suas histórias conquistaram grande sucesso mundial. Mais de 100 milhões de exemplares foram vendidos e traduzidos em centenas de idiomas, inclusive em latim e grego antigo. Das revistas em quadrinhos foram para o cinema. Como a antiga Gália é a atual França, encontraram uma magrinho e baixo para interpretar o inteligente Asterix e um grandão e forte para representar Obelix. Este não poderia ser outro a não ser o ator Gerard Depardier. A película também foi grande sucesso. Agora Gerard Depardier, com 76 anos de idade, foi condenado a 18 meses de prisão por violência sexual. As cenas da vida real nunca foram mostradas na série de aventura dos dois heróis.


COLINA


O Vasco da Gama continua carregando a sua cruz … de malta. Na estreia do treinador Fernando Diniz, a equipe carioca foi jogar em Buenos Aires contra o Lanus, pela Copa Sul-Americana, e perdeu de 1 a 0. Não consegue mais a liderança do Grupo G e tem um confronto de vida ou morte na última rodada para se classificar em segundo lugar. A partida será contra o Melgar, do Peru, no dia 27 de Maio, às 19 horas. O Melgar é o segundo dois pontos na frente do Vasco. Assim um empate já elimina o Gigante da Colina.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU