FEDERAL



FEDERAL


Em Brasília, ia acontecer a cerimônia de desligamento do Capitão Paulo Eduardo Althoff, que foi o terceiro colocado no concurso do Banco Central e resolveu abandonar a carreira militar depois de 15 anos no Centro de Desenvolvimento de Sistemas, no Quartel General. Resolvemos juntar parentes bem próximos e seguir para o Distrito Federal.


VEZES


Avó, pai, mãe, madrasta, tia-avó e eu tio-avô numa Fiat Freemont, que tem capacidade para sete passageiros, seguimos em viagem de três dias. A primeira etapa até Ourinhos, em São Paulo, para a comemoração do aniversário da irmã da avó, Mariam, que por coincidência eu conhecia há 76 anos. Um menino de 10 anos de idade, estudava na Escola Americana e ela na frente da minha escola, numa república de estudantes. 5 anos depois tive contato com ela quando fui trabalhar na Editorial Gonzalez Porto e cumpria a difícil missão de cobrar as mensalidades dos livros que os universitários compravam para pagar em prestações. Como pagava em dia, ela não era dos que me davam cansaço pedalando uma bicicleta e tendo que voltar várias vezes.


HOMENAGEM


Foram 670 quilômetros até Ourinhos e lá passamos a noite no Hotel Ibis. Seguimos até Catalão, em Goiás, mais 708 quilômetros, passando por Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Nos hospedamos no Hotel Lindoia, com excelentes instalações, ótimo serviço e um café da manhã daqueles bem brasileiros, como não existem em qualquer outro lugar do mundo. Fiquei intrigado com o nome da cidade e fui consultar. Descobri que o bandeirante Bartolomeu Bueno, que os indios deram a alcunha de Anhanguera (Diabo Velho) tinha no seu grupo um padre espanhol, natural da Catalunha, chamado Antonio, que tinha o apelido de Catalão. Este padre decidiu ficar na região e tornou-se dono de uma fazenda, que deu origem à localidade de Catalão, em sua homenagem.


MILITARES


Terceiro dia de viagem e o trecho mais curto 313,5 quilômetros até brasília. Pudemos chegar com tempo para comparecer à cerimônia de desligamento do Capitão Althoff e do primeiro-tenente Fábio Henrique dos Santos Silva, peritos na área da tecnologia da informação. O QG é um complexo de edifícios enormes, com distância enorme até se chegar à sala reservada para o evento com a presença do General que comanda o CDS, todos os integrantes do centro, parentes e amigos dos dois militares.

 

CELEBRAÇÃO


Eu já participei de muitas cerimônias no Quartel do 23 BI. Nunca, porém, havia participado de um evento restrito para pequena quantidade de pessoas e com tamanha carga de emoção. Os que se desligavam tendo grande dificuldade para conter as lágrimas. Eu também tive que conter o choro, coisa que não aconteceu com os outros parentes do Capitão. Só o serelepe filhinho de 3 anos do oficial Fábio Henrique esbanjava alegria, energia inesgotável e se agarrava carinhosamente na perna do pai perfilado garbosamente para a celebração.


CONVERSAR


Depois da troca de abraços entre todos os presentes fomos para o nosso hotel, Bonito foi ver a mobilidade pois o projeto de Oscar Niemayer para o trânsito da Novacap até hoje funciona bem, apesar do crescimento do número de veículos. Na chegada ao hotel um cidadão veio oferecer ajuda. Vice-prefeito de São Ludgero, Lucas Peters, que em seguida me apresentou o prefeito Paulo Sérgio Lorenzetti. Elogiei a bala de coco que é fabricada lá e que costumo comprar. Acho que ficaram contentes e falaram em nos encontrarmos para conversar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO