CORRESPONDENTES
Embora nem se pode comparar os furtos de celulares em Blumenau e região com os que acontecen em São Paulo, a nossa Polícia Civil também tem que enfrentar o problema. Deu início à operação “Fim da Linha” e já obteve resultado positivo. Conseguiu recuperar 14 celulares que devolveu aos donos. Identificou os autores dos furtos e receptadores dos objetos. Os dois acostumados a passar a mão e os dois que faziam o negócio sujo da compra e venda responderão pelos crimes correspondentes.
ANISTIA
Fiquei sabendo que tínhamos aqui em Blumenau um chinês que foi preso em nossa cidade em 9 de Fevereiro de 2022. Ele estava detido no Presídio Regional e aguardava a sua extradição para a China. O homem de 44 anos era procurado pela Interpol pela acusação de emitir notas fiscais falsas com o objetivo de obter restituições indevidas de impostos, causando um prejuízo calculado em 1,5 milhão de reais ao fisco chinês. Vai ser mandado para Pequim e lá não há nem proposta de anistia.
VITAMINAS
Ouvi uma nutricionista falando da casca de algumas frutas e legumes que jogamos fora e que deveriam ser usadas na nossa alimentação. Talvez por vergonha de comer casca deixamos de aproveitar seus nutrientes. Com o elevado custo da alimentação é até uma boa dica para economizarmos. Acredito que justamente os mais pobres são os que menos aproveitam as cascas ricas em vitaminas.
GOVERNO
Por falar em pobres, a linha da pobreza no Brasil, segundo o Banco Mundial, em 2023 diminuiu e ficou em 27,4% da nossa população. São 59 milhões de pessoas e 9,5 milhões na extrema pobreza. Melhoramos, mas ainda estamos mal na foto junto com nossos vizinhos. No Paraguai são 22,7%, na Bolívia 10,6%, no Chile a taxa é de 6,5% e o Uruguai com 10,4%. Na Argentina houve uma redução de 14,8 pontos, ficando com 41,7%, apesar das medidas extremas de austeridade do seu governo.
JOAQUIM
Um inglês, natural de Londres, veio passar as férias no Rio de Janeiro. Estava na Praia de Copacabana e resolveu abrir um buraco na areia, com a ajuda de amigos. Quando o buraco estava bem fundo, com mais de dois metros de profundidade, pulou dentro e não conseguiu mais sair. Desesperado achou que iria morrer quando subisse a maré. Mas, foi salvo pelos bombeiros chamados para a Operação de Ajuda ao Turista. E não se chama Manoel, nem Joaquim.
ILUMINADO
Tem razão a jornalista Esther Morais. Quando morre um Papa logo o Conclave elege outro. Em outras denominações cristãs ou de matriz africana, se um líder sai do posto, também há uma ordem de sucessão. O que ocorre com o espiritismo? A morte de Divaldo Franco, considerado sucessor de Chico Xavier, suscita a indagação sobre quem vai assumir o posto de referência na religião de Allan Kardec? O presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia, Marcel Mariano, deu a sua opinião: “Divaldo e Chico são personalidades raras que surgem de tempos em tempos na Terra. São únicos. Então, de certa forma, o movimento continua desfalcado de uma figura extraordinária, porque Divaldo emprestou brilho, carisma e trouxe respeito ao espiritismo como a gente nunca viu”. O espiritismo não possui uma hierarquia formal, como as outras religiões. Não há representantes oficiais com autoridade sobre a doutrina em todo país. Nos centros espíritas pessoas mais experientes ou fundadores dos centros espíritas tem maior peso nas decisões. Acho que vai demorar até aparecer um outro iluminado.
Comentários
Postar um comentário