JAMEGÃO

 


Em princípio até seria desnecessária a lei aprovada na Câmara Municipal de Blumenau. Mas, vivendo a era das “fake news” e da inteligência artificial e conhecendo a malandragem dos políticos marqueteiros, faz muito sentido a criação de um diploma legal preventivo. Por unanimidade, os nossos 15 vereadores aprovaram a lei que proíbe a inauguração de obra inacabada. A justificativa é o uso político e eleitoral. Sendo neonato na política, o prefeito Egídio Ferrari não terá dificuldade para sancionar a lei apondo o seu jamegão.


APARECERAM


Pesquisa recente revelou que o idioma para se conseguir emprego com salários mais altos não é o inglês, nem o chinês. A grande surpresa do estudo foi verificar que a língua mais bem paga no mercado europeu em 2025, com média salarial de 25.188 euros anuais é o alemão. Mesmo com menos vagas ativas, o idioma alemão está no topo do “ranking”, sendo altamente valorizado em oportunidades de emprego. Ainda pouco falado fora da Alemanha, Áustria e Suíça, o idioma virou um trunfo para os cargos mais bem pagos. Sua escassez torna seu domínio um verdadeiro diferencial nas entrevistas. Não foi por menos que empresários alemães andaram por aqui fazendo entrevistas com os mais de dois mil candidatos que apareceram.


REPRESENTADOS


No Expo Center Norte, em São Paulo, de 28 de Abril a 1o de Maio, vai acontecer a Bett Brasil, o maior evento de educação, inovação e tecnologia da América Latina. Mais de 46 mil profissionais do setor estarão debatendo “insights” e tendências sobre o futuro da educação. Blumenau, que é destacado centro de informática, estará participando do evento que será realizado em 12 auditórios simultâneos, com 450 palestrantes e 28 países representados.


GUARULHOS


As viagens aéreas facilitaram a propagação de doenças causadas por vírus. Rapidamente um surto virótico torna-se epidemia e logo após pandemia. A “internet” deu voz ao mais bobo da aldeia e uma mentira se espalha na velocidade da luz e torna-se uma verdade inquestionável. Foi o que aconteceu com relação às vacinas. Alguém divulgou que vacina mata e as pessoas passaram a abjurar a vacinação. Agora surgiu um surto de sarampo nos EUA, que já causou mortes e que está atingindo a população do Canadá e do México. Até aqui no Brasil, onde o sarampo havia sido banido, surgiram casos em São Paulo, importados através do Aeroporto de Guarulhos.


SUSTENTÁVEL


Empresa espanhola anunciou que desenvolveu um novo tipo de motor revolucionário que vai mudar a fabricação dos automóveis elétricos. Deu-lhe o nome de e-REX. Menor no tamanho e pesando apenas 35 quilos, porém com grande potência. É motor de um tempo duas vezes mais potente que um motor de dois tempos e quatro vezes mais que um de quatro tempos. O seu consumo é baixo, com baixa emissão de CO2 e NOx e tem autonomia estendida. Sua potência é comparável a de motor de quatro tempos de 2.000 cilindradas. Duas gigantes do automobilismo se interessaram e vão testar o novo motor. Além da indústria automotiva, poderá ser empregado na náutica, aviação, drones e geração de energia. Quiçá um passo na obtenção de um futuro mais sustentável.


PADRÃO


Hoje chego ao fim da “Conversa Com Ingo Hering Hoje”. Como o empresário blumenauense escreveu sobre solução “a longo prazo”, Marco Antonio Arantes fez recordar a entrevista para O Pasquim.


Millor Fernandes, que entrevistou o senhor para o “O Pasquim”, ensina que “o problema com o longo prazo é que,a longo prazo, estaremos todos mortos”.


- Olhe, falar em dívida social como se fosse uma dívida dos que trabalham com mais eficiência para com aqueles que trabalham menos ou com menor eficiência, é levar nosso País cada vez mais ao caminho do subdesenvolvimento e do terceiro-mundismo. Não se deve atrelar o carro diante dos bois, como pretendem muitos bem-intencionados que veem o alto padrão de vida em outros países mais capitalizados e com menor crescimento populacional e querem copiá-lo por intermédio de uma legislação “avançada”. Eles esquecem que tais povos tiveram, também, de trilhar geralmente um caminho árduo, via capitalização e racionalização, etc., até atingirem aquele padrão 1989).


CEREBRAL


Ad Astra per Aspera”, chega-se às estrelas por caminhos difíceis – isso é tão contemporâneo quanto a sabedoria do Império Romano, mas o senhor ainda defende esse postulado.


- Mas, justamente, o afluxo de migrantes das regiões menos industrializadas para as mais desenvolvidas é um sinal de que a industrialização, apesar de todos os seus problemas de percurso, foi escolhida instintivamente pela maioria absoluta do povo. E, a médio e longo prazo, trará, também, os seus frutos, como ocorreu com outros povos industrializados. Principalmente, quando o decréscimo da taxa de populacional, que já se faz sentir, resultar em relativa menor demanda por empregos (1989).


Muito bem, senhor Hering, obrigado pela entrevista.


- Ora, foi um prazer. Eu que agradeço.


Fim do livro impresso em 2008 com a hipotética conversa do autor com textos do empresário Ingo Hering, que faleceu em 23 de Agosto de 1992, vítima de um aneurisma cerebral.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO