PULMONAR
Nesta sexta-feira levantei e fui surpreendido pela notícia da morte de Cao Hering. Um publicitário dos mais criativos que conheci. Culto, escrevia bem, cantava guarânias como poucos, criou anúncios de grande impacto e como chargista foi genial. Tive a oportunidade de fazer uma parceria com Cao Hering. Ele vendeu para a Ceval, eu escrevi o texto e ela foi o autor das imagens do livreto A História da Oktoberfest em 30 Goles. Vai fazer falta em Blumenau, que fica sem suas piadas e críticas inteligentes. Não teria resistido a um problema pulmonar.
COMPLICADO
Chegou ao fim a aventura quixotesca do ilhotense Anderson Rafael Hass, que tem a guarda compartilhada da filha de 8 anos e resolveu desaparecer com ela. Vendeu vários objetos pessoais, inclusive instrumentos musicais, fez um empréstimo de 60 mil reais e não devolveu a filha para a mãe. Ele se entregou numa delegacia do Rio de Janeiro. A Polícia Civil providencia o seu retorno, a menina volta ao convívio materno e ele está mais do que complicado.
SECRETAS
Enfim, com três meses de atraso, o Brasil tem o seu Orçamento Federal. Passado o Carnaval, as Excelências do Congresso Nacional, a toque de caixa, aprovaram o projeto, que só teve votos contrários do Partido Novo e do deputado federal paulista Kim Kataguiri. O relator, senador Ângelo Coronel, incluiu na lei orçamentária o programa Pé de Meia. O Executivo, leia-se presidente Lula, poderá investir, para não dizer gastar, um pouco mais com a previsão de supeavit primário de 15 bilhões de reais nas constas públicas deste ano. Nossos parlamentares, por seu turno, não precisarão ir pedir verbas nos ministérios porque estão previstos 50,4 bilhões de reais para emendas parlamentares, as tais que ficaram conhecidas como emendas secretas.
DINHEIRO
Leio que uma decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, pode abrir jurisprudência para que professores de todo o Brasil cobrem retroativos do Piso Nacional do Magistério. Edson Fachin cassou a liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que questionava a legalidade da lei estadual que estabelece o piso salarial dos professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, o Estado tem que fazer o pagamento integral do retroativo de 2023 do Piso Salarial Nacional do Magistério para ativos e aposentados. Na minha opinião, pela relevância do trabalho dos mestres, não deixa de ser uma decisão mais do que justa. Os professores merecem maior carinho e mais dinheiro.
LEI
No Mato Grosso, um funcionário público não concursado queria se aposentar, após 32 anos de trabalho, com os benefícios dados aos servidores públicos. O Estado negou, o cidadão entrou com ação na justiça e foi atendido pelo Tribunal de Justiça. O Estado apelou ao STF e o ministro Cristiano Zanin deu-lhe razão afirmando que o TJ “ao assim decidir, o acórdão recorrido divergiu das diretrizes formadas pelo Supremo Tribunal Federal”, já que o Tema 1.254 é claro ao definir que apenas servidores concursados possuem esse direito. “Dura lex sed lex” (A lei é dura, porém é a lei).
REPENTINAMENTE
Elogios para Milei que conseguiu reduzir a inflação na Argentina de forma abrupta. Em Fevereiro foram medidos 2%. Em compensação o consumo vem caindo há 15 meses seguidos. Em Fevereiro foi registrada uma queda de 9,8% e em Fevereiro de 2024 já havia caído 4%. Não escaparam nem os materiais de limpeza e higiene, bem como o café da manhã e os lanches. As bolsas de valores da Argentina e dos EUA estão tendo o pior desempenho em 2025. A pobreza atingiu 52% da população e o economista Márcio Appel, da Adam Capital, diz que a Argentina pode se tornar uma Singapura. Isto, na minha visão, se não acontecer com o povo argentino o que aconteceu com o cavalo do inglês, que quando estava se acostumando a não comer mais morreu repentinamente.
GARRINCHA
Vinicius Jr., o melhor jogador do mundo, não teve uma atuação brilhante, mas foi protagonista na vitória por 2 a 1 contra a Colômbia. Primeiro, aos 6 minutos, foi derrubado dentro da área e o árbitro deu o pênalti, que Raphinha converteu. Quando Gerson se contundiu, tendo que sair de campo, entrou em seu lugar Joelinton, que numa saída da defesa se complicou. Perdeu a bola para Arias, que acionou Luis Diaz e este empatou a partida aos 41 minutos. O Brasil continua sem um bom conjunto e depende mais da atuação individual de seus jogadores. No segundo tempo o empate persistia e o Brasil estava caindo para o 6o lugar. A arbitragem deu 10 minutos de acréscimo e, quando faltava 1 minuto para o apito final, Vinicius Jr. deu um pelotaço de fora da área e deu sorte. Abola bateu num defensor, desviou e enganou o goleiro Vargas. Vitória brasileira em Brasília, com 70 mil pessoas lotando o Estádio Mané Garrincha.
Comentários
Postar um comentário