FARMÁCIA
Fui a uma Farmácia Popular para saber se já tinha, de graça, o medicamento para a diabetes da minha mulher que o ministério da saúde decidiu pagar para os consumidores. Brincando, perguntei para a moça, que me atendeu, se, para melhorar a imagem, o Lula havia mandado o caro Forxiga para fornecimento de graça. Ela respondeu com seriedade: “Mandou. É o único que pensa nos pobres. Agora vai nos isentar do imposto de renda. Vou poupar 1.500 reais anualmente”. Na bolsonarista Blumenau, até fiquei surpreso com a opinião da funcionária da farmácia.
POBRES
O projeto de lei para a isenção foi apresentado pelo ministro Fernando Haddad. Foi uma promessa de campanha do Lula que deve ter rendido muitos votos para ele. Para compensar a queda na arrecadação que inicialmente foi anunciada como de 32 bilhões de reais, revista para 27 bilhões, o governo federal quer buscar dos que ganham mais de 50 mil mensais, se já não pagarem 27% na fonte, e retendo 10% dos dividendos, inclusive de estrangeiros. Pelos cálculos serão 140 mil que irão pagar os 10% para compensar o que a União vai deixar de arrecadar com 10 milhões de brasileiros. Se o Congresso Nacional aprovar a isenção e a forma de compensação, Fernando Haddad vai se tornar um Robin Hood verde-amarelo. Vai inverter o espeto e tomar dos ricos para dar aos pobres.
SOCIAL
Aprovado o projeto de isenção, os Estados terão uma queda de arrecadação. Isso porque eles cobram o imposto de renda do funcionalismo estadual e ficam com os recursos, não precisando repassar para a União. Desta forma, isentando os que ganham até 5 mil reaismensais, que não são poucos, vão pleitear uma forma de compensação para o seu problema fiscal. Vai faltar dinheiro aqui e acolá. Não sei se a equipe do ministério da fazenda pensou a respeito quando bolou a engenharia matemática financeira para fazer justiça social.
SEMIABERTO
A nossa patriota Mária de Fátima Mendonça Jacinto (67), a “Fátima de Tubarão”, foi condenada a 17 anos de prisão por ter defecado no meio do banheiro do STF e aparecido em vídeo afirmando que estava quebrando tudo e que ia pegar o Xandão. Para complicar a sua situação, após a prisão e condenação por participação nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a Prefeitura de Tubarão entrou na Justiça com ação do cobrança do IPTU dos anos de 2005, 2006 e 2007, que hoje totaliza cerca de 6,3 mil reais, com a correção, multas e juros. A idosa só vai poder pagar se receber auxílio carcerário, ou se passar a lei de anistia e ela poder trabalhar, desde que não seja no tráfico de drogas, pelo que foi condenada, em 2014, a 3 anos, 10 meses e 20 dias de prisão no regime semiaberto.
CRESPA
O economista Arminio Fraga, que já foi presidente do Banco Central, andava calado. A Folha de São Paulo publicou matéria mostrando que ele voltou a dar palpite na vida nacional. Armínio Fraga declarou que o Lula está correto na orientação sobre população procurar outros alimentos. Isso já venho fazendo, mesmo antes do conselho presidencial. Já troquei a picanha pelo peito de frango e o Ovo de Páscoa pelo de galinha, que vamos nos dar ao luxo de comer um na Festa Pascoal, bem como abolimos a alface americana e estamos privilegiando a crespa.
PERSEGUIÇÃO
O deputado federal Eduardo Bolsonaro anunciou nas redes sociais que vai se licenciar do mandato parlamentar e residir nos Estados Unidos. Resta saber se vai merecer algum emprego na Equipe de Trump ou se voltará a fazer hanburger em Nova York. Com sua decisão bota fim na discussão a respeito da presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal. Ele aproveitou para dizer, em rede social, que vai morar lá para escapar da perseguição.
MIR
"São tantas as emoções" que ia esquecendo de comentar a respeito da viagem do astronauta Butch Wilmore e da astronauta Suni Williams, que foram para o espaço a fim de passar 8 dias na estação espacial e, por um problema técnico a nave da Boeing teve que voltar sem eles. Os dois ficaram presos durante 9 meses e só agora foram resgatados por uma equipe que enviada pela NASA a bordo da nave "Crew Dragon", da SpaceX. Eles já chegaram à Terra, com a cápsula caindo no mar e colocada num navio. Chegaram meio desonrientados e sem poder sair caminhando, mas estão bem. Não bateram os 371 dias que Frank Rubio passou na ISS em 2023, nem o recorde mundial que é do cosmonauta russo Valeri Polyakov, com 437 dias a bordo da Mir.
RACISTA
Eu era amigo do Príncipe Negro e do Nilton Simas, que criaram, em Blumenau, a União Catarinense do Homem de Cor. Para levantar fundos promoveram o Concurso Miss Mulata. Eu estava na representação da Brahma quando chegou uma candidata e acompanhante para vender votos. Resolvi dar um pitaco e declarei: “Este concurso vai ser um sucesso” Aí fiz com a mão o movimento que representa grande quantidade, e concluí inadvertidamente: “Está assim de nêgo vendendo votos”. Naquele tempo não houve escândalo pois até podia-se cantar Mula Assanhada e Nêga do Cabelo Duro, sem constrangimento. Acho que foi a bobagem que aconteceu com o argentino Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol. Depois da punição branda ao Cerro Porteño, do Paraguai, por ter torcedor ofendendo jogador negro do Sub-20 do Palmeiras, fazendo gesto imitando macaco, a presidente palmeirense sugeriu que o Brasil se retirasse das competições da Conmebol. O Cartola foi perguntado, em entrevista coletiva, como seria a Libertadores sem a participação de clubes brasileiros. Sem pestanejar ele fuzilou: “Seria como filme de Tarzan sem a Chita”. Creio que não quis nos ofender. Mas, hoje, a descriminação tornou-se crime e até mulata virou ofensa. A repercussão, então, foi a pior possível. Presidentes de clubes, governo federal e parlamentares brasileiros repudiaram a fala racista.
Comentários
Postar um comentário