CONDICIONADO
Chegamos ao Outono e renasce a esperança de que o calorão que nos castigou no Verão desapareça e os termômetros nos brindem com temperaturas mais amenas, pelo menos até o Veranico de Maio. Entretanto, não sei se “la niña” e as tão decantadas mudanças climáticas, que muitos não acreditam que sejam verdades, irão permitir. Não é por menos que o Brasil se transformou no segundo maior fabricante mundial de aparelhos de ar condicionado.
RECEBEMOS
Como Blumenau costuma ser esquecida pelo governo estadual, está comemorando a entrega de uma ambulância para o SAMU. Ela veio para substituir a que já estava em uso há 5 anos e junta-se às outras duas. Vai participar dos cerca de 1.000 atendimentos mensais. O fato foi julgado tão importante que o prefeito Egídio Ferrari agradeceu ao governador Jorginho Mello e a vice-prefeita foi pessoalmente receber o veículo e fazer discurso enaltecendo a importância do presente que recebemos.
PROVIDÊNCIAS
Os governos do Estado de Santa Catarina e dos municípios de José Boiteux e Vitor Meireles combinaram com os caciques das sete aldeias indígenas, do entorno da barragem de proteção ao Vale do Itajaí construída em seu território, a construção de 43 casas, 2 igrejas e 2 casas paroquiais. Fumaram o cachimbo da paz e receberam a autorização para a Celesc fiscalizar e providenciar os consertos necessários e depois fazer a manutenção da Barragem de Ibirama, como é conhecida. Há 10 anos a Promotoria Pública vinha reclamando tais providências.
JUROS
Não foi surpresa para ninguém a decisão do COPOM de elevar mais uma vez um ponto na Taxa Selic, que agora é de 14,25%. Tal aumento já estava programado desde o tempo do antigo presidente do BC e teve aprovação unânime da atual diretoria. No final do encontro já foi anunciado que, como a inflação situa-se nos 5,6% e continua estourando a meta de no máximo 4,5%, na reunião de Maio terá um novo aumento. Mas não em tal “magnitude”. Só chegou a 14,25% em 2016, no meio da crise do Governo Dilma, quando a inflação passou dos 10%. Inflação de dois dígitos, no Plano Real, só aconteceu 3 vezes: no início do primeiro governo Lula, no segundo governo da Presidenta e no governo de Jair Bolsonaro. Os economistas julgam que vamos chegar aos 15% até o fim do ano porque principalmente a inflação dos alimentos está resistente ao amargo medicamento dos altos juros.
NOTÍCIAS
Walter Maierovitch faz comentários cáusticos para o espaço “Justiça e Cidadania” na CBN. Aprecio a forma como o jurisconsulto e professor consegue analisar os acontecimentos, fazendo comparações que tornam inteligível para qualquer um o intrincado jurisprudêz. Não foi por menos que ganhou o Prêmio Jabuti em 2022, na categoria ciências sociais. Na sua participação, desta quinta-feira, abordou o corporativismo no STF na questão do golpismo e afirmou que todos tem direito a um julgamento justo. Gostei da frase do encerramento. Sabiamente, ele declarou: “O Supremo Tribunal Federal finge-se de imparcial e Jair Bolsonaro finge-se de inocente e ambos pensam que somos bestas”. Vale a pena ouvir tudo o que ele disse no portal da emissora que só toca notícias.
MÚSICA
Apesar da carta do Itamaraty solicitando que não fosse aprovada, o Senado aprovou a derrubada do decreto do presidente Lula que restabelecendo a exigência de pagamento do visto para cidadãos dos EUA, Reino Unido, Austrália e Japão entrarem em nosso país baseando-se na reciprocidade. Agora a decisão vai para a Câmara Federal. Precisamos tirar o Japão fora porque os japoneses seguiram a diplomacia. Como paramos de cobrar deles, eles também não nos cobram mais a entrada em seu país. Os outros três não nos perdoam e, na minha opinião, mais uma vez revelamos o nosso complexo de vira-latas. Nós, os submissos subdesenvolvidos temos que pagar. Eles, que são ricos, sejam todos bem-vindos, entrem de graça e desculpem a grosseria do Lula, que queria lhes cobrar, a partir de 1o de Abril, US$ 80,90. Logo de vocês que vem nos honrar com suas presenças, acham nossas mulheres mestiças lindas e adoram a nossa música.
MUNDO
Noite desta quinta-feira, os bolsonaristas vão ter que emprestar as camisas amarelas para a torcida do Brasil. Estamos em quinto lugar nas classificatórias para a Copa do Mundo de 2026 e se derrotarmos a Colômbia, que é a quarta colocada, subiremos para o segundo lugar, pelo menos até amanhã. Mas, se perdermos, poderemos ser ultrapassados pelo Paraguai, que joga nesta sexta-feira. A nossa seleção precisa ganhar e o Vinicius Jr. precisa mostrar porque foi eleito o melhor jogador do mundo.
Comentários
Postar um comentário